X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 28°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • Cidades
    • Polícia
    • Entretenimento
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • Corrida Tribuna Ruas da Cidade
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • NEGÓCIO RURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Instagramização e cashback a clientes: o que pode mudar no comércio no futuro

Lojas apostam em experiências e integração digital para atrair clientes

Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
07/10/2025 - 6:00
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone
Imagem ilustrativa da imagem Instagramização e cashback a clientes: o que pode mudar no comércio no futuro
Lojas e bares capixabas reinventam espaços e apostam em experiências para conquistar o consumidor. |  Foto: Freepik

Diante do avanço do comércio eletrônico e das mudanças no comportamento de consumo, as lojas físicas estão sendo obrigadas a se reinventar para continuar atraindo clientes.

O ambiente que antes se limitava à exposição e venda de produtos agora precisa oferecer experiências diferenciadas que estimulem a visita presencial e criem vínculos mais fortes com o público.

Em bares e restaurantes, ambientes e drinques “instagramáveis” estão entre os atrativos.

Imagem ilustrativa da imagem Instagramização e cashback a clientes: o que pode mudar no comércio no futuro
Pedro Paulo: toque de sofisticação e requinte, para que o público perceba o valor do que é oferecido |  Foto: Acervo Pessoal

“É preciso acompanhar o mercado e suas transformações, antecipando-se às novidades. Buscar referências fora do Estado e do País, e adaptá-las à realidade e à cultura do público local”, destacou Pedro Paulo Moyses empresário e sócio do Grupo 21Vinte7, que administra diferentes empreendimentos na Grande Vitória.

Ele disse também que é essencial acompanhar as tendências, incorporando a alta coquetelaria e a alta gastronomia, com um toque de sofisticação e requinte, para que o público perceba o valor do que é oferecido. Isso envolve também a atenção à arquitetura, à decoração e à criação de ambientes modernos e de qualidade.

A presença digital, seja através de bebidas e ambientes que incentivem o compartilhamento de fotos, ou de outras formas de interação, tornou-se crucial, avaliou o presidente do Sindicato dos Restaurantes Bares do Estado (Sindbares-ES), Rodrigo Vervloet.

“Os clientes apreciam novidades e tendências, o que impulsiona o uso estratégico das redes sociais para fortalecer as campanhas de marketing. As empresas têm reconhecido essa importância e direcionado seus esforços para otimizar sua presença on-line”, disse.

As lojas têm utilizado estratégias como pequenos eventos e lançamentos de coleções, além de programas de cashback, para atrair e fidelizar o consumidor a loja física, segundo Glenda Amaral, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) de Vila Velha.

Os programas de cashback, que devolvem parte do valor gasto ao consumidor funcionam como incentivo para novas compras.

Além disso, lojistas têm investido em pequenos eventos temáticos, como workshops, desfiles, palestras e encontros exclusivos, transformando o espaço físico em um ponto de convivência e interação.

O superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), Hélio Schneider, avaliou que no setor supermercadista tem hoje em torno de 13 modelos de negócios, como os tradicionais, atacarejos, hipermercados, minimercados, mercearias, express, delivery, entre outros, visando atender cada perfil de público em cada região das cidades.

“O principal é procurarmos atender todos os consumidores, cada um com suas particularidades”, afirmou.

Ambiente instagramável

Espaços projetados para ser visualmente atraente e, assim, incentivar os consumidores a tirar fotos e compartilhá-las nas redes sociais, funcionando como uma forma de marketing espontâneo e orgânico para o negócio.

Para criar um, é preciso apostar em design criativo, cores vibrantes, iluminação adequada, detalhes encantadores, murais artísticos, balanços e outros elementos interativos que promovam uma experiência única e compartilhável.

Em bares, o conceito visual de drinks pode ser feito para que incentivem os consumidores a fotografá-los e publicar nas redes sociais.

Eventos e promoções

Organização de eventos na loja física e oferta de promoções especiais para novos clientes ou clientes fiéis, criando um senso de exclusividade.

Integração de canais

Atendimento on-line e retirada na loja (Click and Collect), ou integração da experiência física com canais digitais, como o site e redes sociais da loja.

Personalização

Oferta de produtos e recomendações que se adequem às compras anteriores do cliente, conseguindo criar uma conexão que seja cada vez mais forte e também valiosa.

Programas de recompensa

Utilização de sistemas de pontos, de cashback, descontos exclusivos ou vouchers para incentivar compras recorrentes e aumentar fidelidade e frequência.

Fidelização

Para fidelizar o consumidor em lojas físicas, crie uma experiência de compra memorável focada em um bom atendimento, um ambiente acolhedor e estratégias como programas de recompensa e personalização de produtos. Adotar uma estratégia que integre o físico e o digital também é essencial para atender às expectativas do cliente moderno.

Entre as principais estratégias adotadas estão os programas de cashback, investimento em pequenos eventos temáticos, como workshops, desfiles, palestras e encontros exclusivos, transformando o espaço físico em um ponto de convivência e interação.

E-commerce é o laboratório da inovação digital

O comércio eletrônico brasileiro tornou-se um verdadeiro laboratório de inovação em experiência do cliente, por ser um ambiente dinâmico que permite a experimentação e o rápido lançamento de novas tecnologias e modelos de negócio para aprimorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência e impulsionar o crescimento das empresas.

As micro e pequenas empresas, por exemplo, viram suas vendas pela internet crescerem cerca de 1.200% entre 2019 e 2024, saltando de R$ 5 bilhões para R$ 67 bilhões em faturamento. Além disso, o e-commerce no Brasil movimentou R$ 225 bilhões ao todo em 2024, um aumento de 14,6 % sobre o ano, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento.

“O varejo segue se transformando numa aceleração sem precedentes. Não se trata mais de escolher entre digital ou físico, mas de criar ecossistemas integrados que coloquem o cliente no centro de cada decisão”, avaliou o especialista Kenneth Corrêa.

Vendedores treinam IA para atendimento

Diversas empresas vêm usando seus melhores vendedores para treinar a IA generativa no WhatsApp a fim de aumentar suas vendas e diminuir custos.

Os “vendedores virtuais” têm a capacidade de atender inúmeros clientes ao mesmo tempo, respondem em segundos, estão integrados ao estoque da companhia, trazem o histórico de compras do consumidor e não recebem comissão. Custam entre um quinto e um décimo do custo de um vendedor real.

Mas agora todo o processo começa a ser feito por robôs treinados para interagirem com clientes até a conclusão do processo, o que envolve apresentação de fotos, vídeos, indicação de modelos, sugestões de consumo, descrição de tamanhos, preços e condições de pagamento.

Análise 

“As lojas físicas precisam se reinventar”

Imagem ilustrativa da imagem Instagramização e cashback a clientes: o que pode mudar no comércio no futuro
Vaner Corrêa, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Estado (Corecon-ES) |  Foto: Divulgação

“O avanço do comércio eletrônico deixou de ser mera alternativa de consumo e tornou-se símbolo de uma nova etapa do capitalismo, onde a chamada 'destruição criativa', descrita por Joseph Schumpeter, remodela o espaço de circulação das mercadorias.

As lojas físicas, pressionadas por custos fixos e margens cada vez mais estreitas, precisam reinventar-se: integrar canais digitais, oferecer experiências únicas e, em alguns casos, usar o e-commerce como porta de entrada para atrair clientes ao espaço físico.

A redução da margem de lucro pode ser um recurso tático, mas não é solução estrutural. O desafio central é sobreviver num ambiente em que a concorrência deixou de ser apenas local para se tornar global, exigindo não só eficiência, mas também uma redefinição do papel do ponto de venda na dinâmica do capital contemporâneo”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Vaner Corrêa, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Estado (Corecon-ES)

ECONOMIA

Futuro do comércio: 2 mil lojas em 10 anos vão deixar de ter vendedores

Vaner Corrêa, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Estado (Corecon-ES)

ECONOMIA

Brasileiros preferem loja física para comprar presente do Dia das Crianças

Vaner Corrêa, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Estado (Corecon-ES)

ECONOMIA

“Uberização”: STF vai decidir sobre vínculo com aplicativo

Vaner Corrêa, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Estado (Corecon-ES)

ECONOMIA

Renault avalia produzir carros com a chinesa Chery

Ícone tags Tags comércio eletrônico experiência do cliente fidelização. lojas físicas MARKETING DIGITAL tendências de consumo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

COLUNISTAS Plenário Automotor Direto da Redação Vitrine de Negócios ES Eu e Elas DR. João Responde Entre Prateleiras Convergência Gilmar Ferreira Falando de Direito Nutridicas José Antônio Martinuzzo Mundo Digital Papo de Família Negócio Rural Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional Tribuna Livre Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Corrida Tribuna Ruas da Cidade Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN ESPECIAL PONTO DE VISTA Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES Automotor Eu e Elas

PROMOÇÕES

PODCASTS

NEWSLETTER

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS COLUNISTAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Corrida Tribuna Ruas da Cidade Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN ESPECIAL PONTO DE VISTA Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES Automotor Eu e Elas
Promoções
PODCASTS
NEWSLETTER
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM