X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 28°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • Cidades
    • Polícia
    • Entretenimento
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • Corrida Tribuna Ruas da Cidade
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • NEGÓCIO RURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Economia

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Futuro do comércio: 2 mil lojas em 10 anos vão deixar de ter vendedores

Tecnologias vão revolucionar o varejo: profissionais de vendas virarão consultores de experiência e lojas se automatizarão

Gustavo Andrade
Gustavo Andrade
06/10/2025 - 16:57
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone
Imagem ilustrativa da imagem Futuro do comércio: 2 mil lojas em 10 anos vão deixar de ter vendedores
Lojas autônomas e consultores de experiência redefinem o futuro das vendas no Espírito Santo |  Foto: Freepik

O fortalecimento das plataformas de comércio eletrônico conhecidas como marketplace e o advento das novas tecnologias também nas lojas presenciais vão mudar a cara dos estabelecimentos nos próximos 10 anos.

Dentro dessa revolução, os vendedores tradicionais serão substituídos ou precisarão atuar como consultores de experiência, ajudando empresas a melhorar a forma como clientes, usuários ou até colaboradores vivenciam produtos, serviços e processos.

Imagem ilustrativa da imagem Futuro do comércio: 2 mil lojas em 10 anos vão deixar de ter vendedores
José Lino Sepulcri disse que a automação vai ganhar mais espaço |  Foto: Fábio Nunes — 25/02/2021

E outras lojas terão uma mudança ainda mais radical: 2 mil vão passar a ser autônomas até 2035, conforme estimativa do diretor da Confederação Nacional do Comércio (CNC) José Lino Sepulcri.

Ele aponta que 5% das lojas físicas do Espírito Santo passarão pela mudança. O total de estabelecimentos é de 40 mil, segundo a Federação do Comércio (Fecomércio-ES).

Um dos motivos para isso é, além da tecnologia, a transformação do comportamento do consumidor, que chega às lojas já informado sobre produtos e preços graças à internet, mas busca experiências personalizadas e orientações qualificadas na hora da compra.

Outro ponto é a redução de custos, que permitirá ter preços competitivos em relação às lojas virtuais. Em alguns segmentos dentro do varejo, as mudanças poderão ser mais facilmente implementadas, enquanto em outros pode levar mais tempo, disse o vice-presidente da Fecomércio-ES José Carlos Bergamin.

“Depende da linha de produto, se de conteúdo funcional, ou emocional, se tem ficha técnica bem clara. Depende também para que público, e segmento social e cultural o produto é proposto”, disse.

Existe preocupação real em proporcionar experiências. Estar na loja física continua muito benéfico: o cliente pode ver, tocar, experimentar e já levar o produto para casa na hora, o que fortalece a relação de confiança e satisfação, diz Glenda Amaral, presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Vila Velha.

“Os principais desafios das lojas físicas hoje são atrair o público para dentro do espaço e contar com mão de obra especializada. Para isso, muitas empresas vêm automatizando processos”, afirmou.

No caso dos supermercados, o crescimento das lojas autônomas nos próximos anos é algo natural, disse Hélio Schneider, superintendente da Associação Capixaba de Supermercados (Acaps).

“Além da questão da dificuldade com mão de obra, existe a adaptação as tecnologias. Mas vejo que muitas lojas podem intercalar self checkout e caixas com operadores”.

Segmentos

O modelo de vendedor tradicional tende a permanecer em operações de alto giro, baixo valor agregado e compra por impulso — como lojas populares, supermercados e conveniências. Nesses casos, a decisão é rápida, o cliente busca praticidade, e a atuação consultiva teria menor impacto.

Já em setores que envolvem decisão complexa ou investimento emocional/financeiro maior (como turismo, tecnologia, moda premium, automóveis, móveis planejados), o diferencial será justamente a consultoria e a personalização.

Mudança no papel para ajudar o cliente

O papel do vendedor vem se transformando rapidamente. O consumidor de hoje chega muito mais informado, depois de pesquisar preços, reputação da marca e até comparativos on-line.

Isso desloca o foco do vendedor “tradicional”, que apenas apresenta o produto, para uma atuação mais consultiva, baseada em relacionamento e experiência, segundo Martha Zouain, psicóloga e diretora da Psico Store.

“O grande desafio está em formar pessoas que consigam transcender a venda transacional e atuar como consultores de soluções. Isso passa por treinamentos em escuta ativa e empatia, para entender necessidades individuais”, disse.

Também destacou uso de tecnologia e dados (histórico de compra, inteligência de mercado) para personalizar recomendações, e modelos híbridos de trabalho, nos quais parte da força de vendas chega treinada de outros segmentos e o varejo desenvolve trilhas internas de capacitação.

“Em vez de esperar que o mercado entregue profissionais prontos, as empresas que saem na frente são aquelas que criam academias internas de formação, conectando técnicas comerciais e habilidades humanas”, diz.

Saiba Mais 

Mudanças nas lojas físicas

Nos próximos 10 anos, cerca de 2 mil das 40 mil lojas em operação no Espírito Santo devem adotar um modelo de funcionamento sem a presença de vendedores, com automação e a presença de consultores de experiência.

As mudanças passam por questões como a “concorrência” com o comércio eletrônico e até dificuldade em preencher vagas de emprego no comércio.

Lojas Autônomas 

As chamadas lojas autônomas funcionam por meio de aplicativos e sistemas de autoatendimento, nos quais o cliente seleciona, paga e retira o produto sem necessidade de interação com funcionários.

Esse modelo permite, por exemplo, horários de funcionamento mais flexíveis, inclusive em finais de semana e feriados.

Em alguns casos, um sistema de reconhecimento facial é usado para liberar a saída do cliente após a confirmação do pagamento.

No setor supermercadista, as lojas autônomas estão presentes em grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Elas são uma realidade nos Estados Unidos e em países da Europa – incluindo Alemanha, Portugal, Suécia, Irlanda e Itália – há muitos anos.

Imagem ilustrativa da imagem Futuro do comércio: 2 mil lojas em 10 anos vão deixar de ter vendedores

Consultor de experiência

O varejo físico já tem adotado a substituição dos vendedores tradicionais por consultores de vendas. A mudança reflete a transformação do comportamento do consumidor, que chega às lojas já informado sobre produtos e preços graças à internet, mas busca experiências personalizadas e orientações qualificadas na hora da compra.

Diferente do vendedor que foca apenas em fechar a transação, o consultor de vendas atua como um especialista.

Ele tem a missão de entender o perfil do cliente, mapear suas necessidades e indicar soluções sob medida, muitas vezes integrando a experiência da loja física com canais digitais, como aplicativos e e-commerce. O objetivo é gerar valor, fidelizar e construir relacionamento de longo prazo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Imagem ilustrativa da imagem Brasileiros preferem loja física para comprar presente do Dia das Crianças

ECONOMIA

Brasileiros preferem loja física para comprar presente do Dia das Crianças

Imagem ilustrativa da imagem “Uberização”: STF vai decidir sobre vínculo com aplicativo

ECONOMIA

“Uberização”: STF vai decidir sobre vínculo com aplicativo

Imagem ilustrativa da imagem Renault avalia produzir carros com a chinesa Chery

ECONOMIA

Renault avalia produzir carros com a chinesa Chery

Imagem ilustrativa da imagem Café Empresarial da Assevila: Infraestrutura de Vila Velha em debate

ECONOMIA

Café Empresarial da Assevila: Infraestrutura de Vila Velha em debate

Ícone tags Tags comércio eletrônico consultoria de vendas experiência do cliente lojas autônomas MARKETPLACE Transformação Digital

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

COLUNISTAS Plenário Automotor Direto da Redação Vitrine de Negócios ES Eu e Elas DR. João Responde Entre Prateleiras Convergência Gilmar Ferreira Falando de Direito Nutridicas José Antônio Martinuzzo Mundo Digital Papo de Família Negócio Rural Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional Tribuna Livre Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Corrida Tribuna Ruas da Cidade Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN ESPECIAL PONTO DE VISTA Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES Automotor Eu e Elas

PROMOÇÕES

PODCASTS

NEWSLETTER

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS COLUNISTAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Corrida Tribuna Ruas da Cidade Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN ESPECIAL PONTO DE VISTA Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES Automotor Eu e Elas
Promoções
PODCASTS
NEWSLETTER
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM