Outubro Rosa: como agendar exames de mamografia pelo SUS
Exame está disponível gratuitamente e o primeiro passo para seu acesso é comparecer nas unidades de saúde

A mamografia é um exame fundamental para a identificação do câncer de mama, doença que ganha destaque neste mês pela tradicional campanha Outubro Rosa.
O exame está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o primeiro passo para seu acesso é comparecer nas unidades de saúde, informaram as prefeituras de Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra.
Na capital, se o exame for indicado pelo profissional que atendeu a paciente, a solicitação para o procedimento será encaminhada para a Central de Regulação do Município para ser agendada em clínicas credenciadas.
Magda Lamborghini, secretária de Saúde de Vitória, disse que, assim que o exame ficar pronto, a mulher deve levar de volta para o médico, que verifica qual é o tipo de tratamento necessário e faz o encaminhamento para a continuidade do processo.
A prefeitura do município informou que ampliou a oferta de consultas e exames especializados e zerou a fila para mamografias. Segundo a Secretaria de Saúde da cidade, há a oferta, em média, de 1.300 exames de mamografias de rastreamento por mês.
Casos
Segundo a Secretaria da Saúde (Sesa), de janeiro a julho deste ano foram registradas 1.566 internações de mulheres por câncer de mama. Já durante o mesmo período de 2024, foram 1.431.
No caso de mortes, fonte do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) aponta que foram registradas no Estado em 2024, 385, já em 2025, de janeiro a agosto, 242.
Christiani Pontara Faé, referência técnica da Saúde da Sesa, afirmou que a conscientização sobre essa doença é fundamental e citou que o autoexame, com o toque nas mamas para descobrir possíveis alterações, é fundamental.
“É importante a mulher se autoconhecer, principalmente em relação ao câncer de mama. Fazer o toque e sempre lembrar mensalmente. Esse é um câncer que, se detectado na fase primária, tem alta chance de cura”, disse.
“Caso tenha qualquer alteração, procure uma unidade de saúde”, completou.
Fique por dentro
Mamografia
O que é?
Fundamental para diagnosticar o câncer de mama, é um exame radiológico que serve para a visualização do tecido interno da mama. Mulheres com silicone também podem e devem fazê-la.
Quais idades?
Segundo o Ministério da Saúde, o rastreamento mamográfico populacional no SUS deve ser realizado em mulheres entre 50 e 74 anos, a cada dois anos, para redução de mortalidade.
Para mulheres de 40 a 49 anos, a mamografia é acessível mesmo sem a presença de sinais da doença. Porém, o exame é feito sob demanda e deve ser uma decisão conjunta com um profissional de saúde.
Prefeituras de Vitória, Serra e Cariacica destacaram que menores de 40 anos podem fazê-la, desde que atendam a critérios clínicos. Em Serra, por exemplo, a mamografia é feita de acordo histórico clínico ou familiar de câncer de mama.
Como ter acesso?
Para ter acesso à mamografia pelo SUS, o primeiro passo é ir a uma unidade de saúde de referência para uma consulta.
Isso foi o que disseram as prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.
Vitória
Se em consulta com o médico o exame de mamografia for indicado, a solicitação será encaminhada para a Central de Regulação do Município para ser agendada no prestador de serviço. Em média, o agendamento é feito em até sete dias.
1.300 exames são ofertados por mês (em média) para mulheres acima de 40 anos de idade.
Obs: O município também oferta ultrassonografia de mama.
Cariacica
Se a paciente precisar fazer mamografia, o exame é realizado, em média, no mesmo mês da consulta. De janeiro a setembro, foram feitos 6.560 deles na cidade.
Quando apontam alterações que precisam de investigação complementar, como a biópsia, o encaminhamento é feito pela Regulação Estadual.
Vila Velha
Durante consulta, caso haja indicação, o profissional que atende a mulher solicitará a mamografia que será realizada no Centro Municipal de Atenção Secundária (CEMAS).
Serra
Na consulta, se necessário, o exame será solicitado. Após fazê-lo, caso a mamografia apresente alguma alteração, a paciente será encaminhada ao mastologista, no Ambulatório Municipal de Especialidades da Serra (por meio do sistema de regulação municipal), que irá seguir o curso do tratamento para determinar o diagnóstico.
Fonte: Ministério da Saúde, prefeituras consultadas e pesquisa A Tribuna.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários