Rota do Itabira: cultura e lazer no coração de Cachoeiro
Em Cachoeiro de Itapemirim, a recém-criada rota contempla oito empreendimentos localizados no entorno do Pico do Itabira

Em Cachoeiro de Itapemirim, município localizado no Sul do Espírito Santo e distante cerca de 140 quilômetros de Vitória, cultura e lazer se encontram na recém-criada Rota do Itabira, cujos atrativos misturam diversão com conhecimento.
A rota fica a apenas 7 quilômetros do centro da cidade e reúne oito empreendimentos em um percurso de 7 quilômetros de extensão, todos no entorno do imponente Pico do Itabira – uma das sete maravilhas de Cachoeiro, com mais de 700 metros de altitude.
O que hoje conhecemos como Monumento Natural do Itabira (Monai) foi, no passado, a pedra sagrada dos indígenas Puris, primeiros habitantes da região. O nome vem do tupi e significa “pedra que brilha”, referência à imponência que chama atenção de quem chega perto.
É nesse cenário que os empreendimentos locais oferecem lazer para as famílias, desde atividades ao ar livre até mergulhos na cultura e nas tradições locais.
Entre os destaques da rota está o Ecopark Itabira, um espaço ideal para quem gosta de natureza. No local, é possível percorrer trilhas, fazer piqueniques e curtir um café da manhã em grupo. As visitas ao Ecopark Itabira podem ser feitas em qualquer dia da semana, mas com agendamento.
“Outra atração do empreendimento que os visitantes adoram é o passeio de jardineira. No veículo, cabem 12 adultos de uma vez só. O pessoal se diverte”, comenta a proprietária, Sandra Vieira.
O Sítio do Alvo é outra opção para quem busca relaxar: crianças e adultos podem se divertir na piscina e no pomar.
“A ideia é que façam aqui o chamado banho de natureza, para se conectarem entre si e renovarem as energias”, diz Marcos Fabre, presidente da Associação de Produtores, Proprietários e de Turismo do Itabira.
A rota também reserva um mergulho na história. No Centro Cultural Dandara, a professora e historiadora Dandara Dias de Oliveira guia os visitantes em uma verdadeira viagem no tempo, resgatando memórias da região e destacando a força da cultura africana que ajudou a moldar a identidade local. As visitas precisam ser agendadas e garantem uma experiência enriquecedora.
Empreendedores da Rota



Trilhas e belas paisagens

Cachoeiro de Itapemirim tem algumas opções de atrativos para quem curte fazer trilhas e ficar em total sintonia com a natureza. Uma delas é a Pedra da Penha, na localidade de São Vicente. São dois quilômetros de trilha, até chegar a uma altitude de 1200 metros, de onde a paisagem é deslumbrante.
Outra opção é a Floresta Nacional de Pacotuba, que protege uma área de aproximadamente 450 hectares de Mata Atlântica. Na Flona, existem centenas de espécies da flora e da fauna, muitas ameaçadas de extinção, como o macaco-bugio e o papagaio-chauá. Por lá, dá para passar o dia, fazer piquenique, percorrer três diferentes trilhas e fazer uma imersão na floresta. A visitação acontece diariamente, das 7 horas às 16 horas.
Sétima maravilha de Cachoeiro

Em votação para eleger as sete maravilhas de Cachoeiro de Itapemirim, realizada pelo Conselho Municipal de Turismo, a Rampa do Mirante Alto Formoso foi a sétima mais votada. Não à toa! Localizada no limite com o município de Vargem Alta, é um atrativo não só para quem gosta de aventura e voa de parapente. O lugar agrada também a quem gosta de contemplar belas paisagens e curtir momentos de lazer e relaxamento. Para deixar tudo mais gostoso, na rampa tem uma cafeteria e cervejaria que abre todos os dias, das 10h até o pôr do sol, que, sem dúvida, é um espetáculo à parte.
Aonde ir
Sítio do Alvo
Telefone: (28) 99941-7185
Ecopark Itabira
Telefone: (28) 99253-5205
Piscina Águas do Itabira
Telefone: (28) 99984-3130
Fábrica de Doces Rillu e Balas Itabira
Telefone: (28) 99979-0235
Centro Cultural Dandara
Telefone: (28) 99923-5701
Canto Verde Olifer
Telefone: (28) 99883-2506
Lagoon Itabira
Telefone: (28) 99982-2192
Sindifiscal Itabira
Telefone: (27) 99737-9877
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários