Ecoturismo e aventura em passeio em Pedra Azul
Trilhas, piscinas naturais, quadriciclo e balão são atrativos de um dos destinos mais famosos das montanhas capixabas

No último fim de semana do inverno, o nosso passeio é em Pedra Azul, em Domingos Martins.
Belas paisagens, conexão com a natureza e emoção não faltam no roteiro pela região, cujo nome tem origem na formação rochosa que é um dos principais cartões-postais do Espírito Santo: a pedra que muda de cor, a pedra onde um lagarto - também de pedra - parece estar sempre a subir.
No topo dela, são 1.822 metros de altitude. Não é à toa que quem passa pela rodovia BR-262 tem o olhar captado pela imponência e pela beleza da Pedra Azul, cuja coloração azulada se deve à presença de líquens na rocha. Dependendo da época do ano e da incidência solar, ela também pode parecer laranja e até rosa.
Desde outubro de 1960, o entorno da formação rochosa é uma área protegida, que foi chamada de Reserva Florestal da Pedra Azul até 1991, quando passou a ser o Parque Estadual da Pedra Azul, onde, atualmente, é possível fazer ecoturismo e turismo de aventura.
O parque tem trilhas autoguiadas, ou seja, basta seguir as placas para encontrar o caminho certo. O circuito parcial tem cerca de um quilômetro no total e leva até a base da Pedra Azul e aos mirantes do Lagarto e do Forno Grande. O circuito completo tem 3 quilômetros e meio e dura de duas a três horas, ida e volta. É nele que se chega às famosas piscinas naturais.
Para fazer as trilhas é preciso agendar pelo site disponível por meio do link. Podem entrar até 150 pessoas por dia.
Fora do parque, mas ainda em Pedra Azul, há outras opções para quem gosta de emoção. O passeio de balão é um deles. Dá para contratar voos particulares ou fazer parte de grupos formados a partir dos agendamentos avulsos. “A agenda depende da procura. Se houver demanda, tem balão voando todos os dias. Para saber detalhes é só entrar em contato pelo whatsapp (27) 99837-3174”, citou Gilcélia de Sousa, da Voe Pedra Azul.
Outro atrativo que agrada mais a quem prefere terra firme é o passeio de quadriciclo na Rota do Lagarto. O vento no rosto, o ar puro e a paisagem do entorno formam um combo perfeito.
“Para pilotar basta ter mais de 18 anos. Também dá para ir de carona. O passeio é feito com guiamento”, citou José Augusto Herbst, do Ecoparque Pedra Azul Aventura.
Contato: (28) 99957-7107.
Turistas se encantam

O casal Rosani Aparecida Doudat Machado e João Darcí Santos Machado Sobrinho se encantou pelo Espírito Santo. Moradores de Curitiba, no Paraná, eles reservaram uns dias para passear de carro pelo Estado e percorrer diferentes municípios capixabas, de Norte a Sul.
“Já conhecemos das praias às montanhas. Pedra Azul era um lugar que tínhamos muita vontade de visitar, pelo que víamos na internet. E valeu a pena! Gostei muito da região e dos atrativos”, disse Rosani, que, junto com o marido, fez a trilha completa no Parque Estadual da Pedra Azul, para contemplar a beleza das piscinas naturais.
Aromas que traduzem memórias especiais

Assim como os cenários de Pedra Azul ficam guardados nas fotos e na memória, os aromas da região também podem ser sentidos depois do passeio. No Ateliê Olfativo Feito Di Pedra Azul, que fica no Quadrado de São Paulinho, a cosmetóloga Regiane Elias traduz a essência do local por meio de velas aromáticas, perfumes para ambientes e produtos de autocuidado feitos, por exemplo, com lavanda e morango da região.
“Uni a vontade de cuidar das pessoas com a inspiração que tive da minha avó, uma mulher sábia que sempre tinha um chá, um unguento ou um cuidado especial para cada necessidade”, conta.
Com o conhecimento adquirido e a sabedoria ancestral, Regiane contribui para que, através dos cheiros, os visitantes sintam-se, constantemente, de volta a Pedra Azul.
A loja fica aberta de terça a quinta, das 9 horas às 16h50, e de sexta a domingo, das 9 horas às 19 horas.
Contato: (27) 99522-0645.
Vale a pena experimentar!


MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários