Mais de 60 mil ajudaram a polícia a desvendar crimes este ano no ES
Informações prestadas pela população já contribuíram para resolver homicídios, tráfico, recaptura de foragidos, entre outros

Mais de 60 mil denúncias foram feitas no Disque Denúncia 181 este ano, com informações que ajudaram a polícia a solucionar crimes como violência contra mulheres e idosos, maus-tratos a animais, desmatamento, além de tráfico de drogas, assassinatos e a recapturar foragidos.
“Em 2018, foram 40.430 denúncias recebidas. Naquele ano, nós lançamos o site do Disque Denúncia, que foi o primeiro no Brasil. Não só tem aumento de número de denúncias, mas também a visibilidade, o acesso e promoção dos serviços junto ao público mais novo, que tem mais facilidade com a internet”, afirma o delegado Paulo Expedicto Amaral, gerente do Disque-Denúncia 181.
Foi por meio de uma denúncia anônima ao 181, que o suspeito de ser o responsável pelo acidente que causou a morte do jovem Fellyppe Gabryel Tofanin Brito, de 20 anos, na Segunda Ponte, no dia 12 deste mês foi preso.
Lucas Ribeiro Nicolau, 29, foi localizado, dia 20, escondido numa oficina mecânica, no bairro Guanabara, em Anchieta. Segundo a polícia, ele fugiu do local do acidente sem prestar socorro à vítima.
A namorada de Gabryel, a professora Tayane de Jesus Simões, 26 anos, agradeceu o trabalho da polícia e das pessoas que denunciaram. “Agradecemos pela denúncia, isso foi de extrema importância para a prisão do motorista. que tirou a vida do Gabryel. Que a Justiça venha a agir, fazendo com que esse homem pague”.
De acordo com o delegado, o crime mais denunciado é o tráfico de drogas, seguido de homicídio e furto/roubo. Mas a criação do site permitiu a ampliação das denúncias, inclusive com a criação de ícones específicos, sendo o mais recente o campo para denunciar furto e receptação de fios.
O delegado reforça que o anonimato é garantido. “O maior diferencial é a garantia do anonimato, pois o 181 é o canal oficial de recebimento de denúncias do Estado. Trabalhamos também com ferramentas de segurança digital. Somos o Estado que mais recebe denúncias no Brasil, entre 7 a 8 mil por mês, cerca de 200 por semana. Todas são investigadas”, destaca.
Denúncias de maus-tratos a animais crescem 25%
As denúncias sobre maus-tratos a animais tiveram cresceram 25%, de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o delegado Paulo Expedicto Amaral, gerente do Disque-Denúncia 181.
“Houve uma conjuntura de fatores. Logo após a pandemia verificamos o movimento crescente de pessoas que têm pets em casa. E muitos desses pets, à medida que a vida foi voltando à normalidade, foram abandonados, ou os cuidados também começaram a ser negligenciados, além de haver uma maior conscientização da própria população”, afirma.
Em relação às denúncias sobre violência contra a mulher, o delegado destaca que, em fevereiro, policiais das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) passaram por uma capacitação para padronizar o atendimento das denúncias do 181.
Ele observa que a verificação dessas denúncias permitiu que o ciclo de violência, em muitos casos, fosse interrompido.
“Os indicadores de feminicídio tiveram uma redução de 21,4% na Grande Vitória e a gente também atribui essa redução a esse trabalho que foi feito de qualificação e instrução da utilização da ferramenta do Disque Denúncia no âmbito das denúncias”, destaca o delegado.
Interrupção do ciclo de violência
“Infelizmente, a violência contra a pessoa idosa tem aumentado e por isso é fundamental que as pessoas façam seu papel de cidadãos com as denúncias.
A denúncia ajuda a interromper o ciclo de violência antes que seja tarde demais. Não se omita, pois a vítima pessoa idosa muitas vezes não tem força, coragem ou não tem liberdade pela proximidade do agressor para pedir ajuda.”
Milena Gireli, delegada titular da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI)
Informações garantem a Justiça
“O Disque Denúncia 181 tem sido um verdadeiro aliado da Polícia Civil e de toda a sociedade. O recorde de ligações mostra que a população está disposta a não se calar diante da violência.
Quando recebemos informações sobre foragidos, não estamos só cumprindo mandados, estamos garantindo justiça para famílias que perderam seus entes queridos ou que ainda sofrem com a ausência de respostas.”
Maurício Gonçalves, delegado titular da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (DDT)
Evolução da quantidade de registros por ano
Ano - Denúncias:
2015 - 40.922
2016 - 36.042
2017 - 39.211
2018 - 40.430
2019 - 52.660
2020 - 61.509
2021 - 67.998
2022 - 70.527
2023 - 81.474
2024 - 85.270
2025* - 62.837
*Observação: janeiro a agosto.Municípios que mais receberam denúncias esse ano
Município - Denúncias:
1º Serra - 11.483
2º Vila Velha - 8.871
3º Cariacica - 7.989
4º Vitória - 5.139
5º Cachoeiro - 3.477
6º Linhares - 2.658
7º Guarapari - 2.657
8º Colatina - 2.140
9º São Mateus - 1.512
10° Viana - 1.379
Crimes mais denunciados
Ranking
- Tráfico de drogas
- Homicídio
- Furto/roubo
- Violência contra a mulher
- Maus-tratos a animais
- Estelionato/fraude
- Violência contra a pessoa idosa
- Crimes contra o meio ambiente
- Foragido/procurado
- Porte ilegal de arma de fogo
Como denunciar
Ligue para o Disque Denúncia 181
Acesse o site: https://disquedenuncia181.es.gov.br
No site existe a opção de anexar arquivos como fotos, vídeos, áudios e documentos de até 15MB.
Portal de Pessoas Desaparecidas
No site do 181 há o Portal de Pessoas desaparecidas, que reúne informações, como foto, idade, nome, local do desaparecimento.
É possível informar se a pessoa foi vista, clicando em um link.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários