Acrobacias, simulações e helicópteros marcam o desfile de 7 de setembro
Evento aconteceu neste domingo (07) na avenida Beira-Mar, em Vitória, e reuniu centenas de famílias, além de autoridades

Com um show no ar e na terra, o tradicional desfile cívico-militar, em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil, foi marcado por acrobacias de estudantes, simulações de combate da Polícia Militar e sobrevoos de helicópteros pela baía de Vitória.
O evento, que aconteceu neste domingo (07) na avenida Beira-Mar, em Vitória, reuniu centenas de famílias, além de autoridades.

A cerimônia teve início com o acendimento da “Pira da Independência”, realizado pelo governador Renato Casagrande, e com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e de Vitória — conduzidos, respectivamente, por Casagrande, pelo vice-governador Ricardo Ferraço e pelo prefeito da capital, Lorenzo Pazolini.
Em seguida, começaram as demonstrações em diferentes cenários, no ar e em terra. A primeira atração ficou por conta de quatro helicópteros do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Casa Militar (Notaer).
Na sequência, o desfile terrestre abriu espaço para a música, com a participação dos estudantes do projeto Música na Rede, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).
Logo depois, integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e alunos de mais de 27 escolas da Região Metropolitana da Grande Vitória também marcaram presença na avenida.
As escolas deram um show à parte na avenida. Estudantes de escolas de Guarapari, por exemplo, apresentaram acrobacias em plena avenida, deixando o público admirado com os movimentos.
O público ainda acompanhou a apresentação das forças militares e de segurança (Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil).

Durante uma simulação de desobstrução de vias realizada pela tropa de choque da Polícia Militar, a população pôde ver de perto como é o trabalho dos policiais no dia a dia.
No evento, o governador Renato Casagrande falou ainda sobre a importância da celebração do 7 de setembro e da importância do fortalecimento das instituições”.
“A gente tem muito que comemorar, mas ainda temos muitos desafios. Sabemos que ainda temos muito o que fazer no Brasil e no estado do Espírito Santo. Em especial, neste 7 de Setembro, a importância de fortalecer as instituições. Cada vez mais fica claro que um país só avança se tiver instituições fortes”, destacou o governador.
Primeira vez dos netos
O casal de servidores públicos Luciano Lirio, 56 anos, e Sandra Gomes, 54, aproveitaram o domingo para levar os netos Lucca Bitencourt, de 4 meses, e Anna Luiza Gomes, para prestigiarem o desfile cívico-militar.

“É a primeira vez que eles vêm com a gente. Ano passado estava em Belo Horizonte, mas esse ano vim com eles. É um momento que acho importante eles participarem”, afirmou Sandra.
Tradição em família
Nem mesmo o sol desanimou Maria Auxiliadora Barcelos, de 68 anos, que ao lado das filhas e netos Dayana Reboli, 39, Nayara Reboli, 36, Cecília, 7, e Bernardo, 1 ano, foram para a Beira-Mar prestigiar o desfile de 7 de setembro. A família, que é de Cariacica, vibrou com cada escola e instituição que passou pela avenida.

“Todos os anos fazemos questão de prestigiar o evento. Agora trazemos as crianças para entenderem que o patriotismo é muito importante”, afirmou Nayara.
Confira mais registros






MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários