Nova seleção para 3.500 carteiras de motorista de graça
A novidade é que 10% das vagas serão para alunos matriculados na rede pública estadual que comprovem bom desempenho escolar

Mais 3.500 vagas para o Programa CNH Social foram anunciadas pelo governo do ES. A iniciativa garante às pessoas de baixa renda a oportunidade de obter, de forma gratuita, a primeira habilitação nas categorias A ou B, além da adição dessas categorias ou mudança para as categorias D ou E.
A novidade para este semestre é que 10% das vagas, ou seja, 350, serão destinadas a alunos matriculados na rede pública estadual de ensino que comprovem bom desempenho escolar.
O objetivo do programa - que foi lançado nesta terça-feira (02) às 10 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória - é ampliar o acesso à qualificação e, por meio da habilitação e de cursos profissionalizantes, preparar os beneficiários para o mercado de trabalho. Além dessas, neste ano, 3.500 já foram disponibilizadas para o primeiro semestre.
Lançado em 2011 pelo governador Renato Casagrande, o CNH Social já beneficiou milhares de capixabas. Entre 2011 e 2014, foram ofertadas 20 mil vagas. Entre 2019 e 2022, o Detran-ES contabilizou 30 mil habilitações emitidas gratuitamente. De 2023 a 2025, outras 21 mil oportunidades foram disponibilizadas.
Assim que as inscrições forem abertas, os interessados deverão se cadastrar pelo site do Detran-ES. Após a seleção, os candidatos são encaminhados às autoescolas credenciadas.
Ana Cecília Carneiro, dona da Autoescola Garra, explica como funciona o processo. “No processo, não há diferença entre alunos particulares ou quem nos procura pela CNH Social. O nosso papel é um papel social, nesse caso, atuando pela inclusão e realização do sonho das pessoas. As aulas serão realizadas de acordo com a agenda de cada aluno”, afirma.
Para quem é contemplado, a chance representa um passo importante para o futuro. Erika Ferri Nascimento, 34 anos, estudante de Serviço Social, já foi selecionada em edições anteriores do programa. Desde dezembro, ela faz aulas para a categoria B na Autoescola Garra.
“Ser selecionada me trouxe muita felicidade, pois, no momento, não tenho condições financeiras para tirar uma habilitação, e também a esperança de oportunidades de trabalhos melhores. Muitos concursos públicos e outras oportunidades solicitam a categoria B como pré-requisito para contratação”.
Já avançando no processo, Erika diz viver a expectativa do exame final. “Já passei da metade das aulas práticas e estou bem ansiosa com o teste do Detran-ES”, revela.
Alternativa mais acessível
Categoria A

Fernanda Dias Madeira Araújo, 41, dona de casa, conquistou a adição da categoria A pelo programa CNH Social. Já habilitada na categoria B, ela buscou na moto uma alternativa mais acessível para sua rotina.
Mãe de um estudante que tem aulas em outro bairro, Fernanda explicou que a possibilidade de se locomover em uma motocicleta reduziria bastante os custos.
Selecionada como suplente, ela destacou a importância do programa para quem enfrenta dificuldades financeiras: “O custo da manutenção e despesa com moto é muito mais em conta do que com carro”, disse ela, ao lado do instrutor Alexandro.
Saiba mais
Oportunidades a pessoas de baixa renda
CNH Social
O objetivo é possibilitar o acesso das pessoas de baixa renda, de forma gratuita, à primeira habilitação, bem como adição de categorias e/ou a mudança para as categorias.
O programa possibilita ainda acesso aos cursos especializados para condutores profissionais.
O foco do CNH Social é qualificar os beneficiários para o mercado de trabalho por meio da carteira de motorista e de cursos profissionalizantes.
Inscrições
Para concorrer a uma das 3.500 vagas da segunda fase do Programa CNH Social 2025, os interessados devem fazer as inscrições por meio do site do Detran do Espírito Santo, assim que forem abertas.
O Lançamento aconteceu nesta terça-feira (02) às 10 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória, onde mais informações foram divulgadas.
Categorias disponíveis
Primeira habilitação: categoria A (motos) ou B (carros);
Adição de categoria: incluir A ou B em uma CNH já existente;
Mudança de categoria: para D ou E, exigidas em transportes coletivos e caminhões.
Reserva de vagas
Serão reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência e 13% para egressos e liberados do sistema penitenciário e seus familiares.
Para o segundo semestre de 2025, 10% das vagas serão destinadas para alunos matriculados na rede pública estadual de ensino e que comprovem bom desempenho escolar.
Quem pode?
Dos requisitos mínimos para concorrer a uma das vagas do programa, é necessário ter 18 anos ou mais e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.
Além disso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico), possuir renda familiar de até dois salários mínimos e não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.
Matrícula
Os aprovados no programa, divulgados após o período de inscrições, devem acessar a aba do programa CNH Social e preencher o formulário de matrícula.
Após a realização da matrícula, o candidato terá o prazo de 15 dias para se dirigir à autoescola indicada para realizar a abertura do processo de habilitação.
Na sequência, o candidato terá 30 dias corridos para a realização da biometria em uma unidade do Detran-ES e exames na clínica.
Cursos de capacitação
O condutor que teve a última carteira de motorista emitida com o benefício do programa CNH Social poderá fazer um curso especializado totalmente gratuito.
Cursos oferecidos
Condutor de transporte escolar;
Condutor de transporte coletivo de passageiros;
Condutor de transporte de produtos perigosos;
Condutor de transporte de veículos de emergência;
Condutor de transporte de cargas indivisíveis e outras;
Condutor de motofrete;
Condutor de mototáxi.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários