Viaduto de Camburi vai ter 30 km de estacas
Estruturas fazem parte da preparação para a próxima fase da obra, que prevê o início da construção das passagens subterrâneas

O mergulhão de Camburi começou a ganhar forma com a execução das primeiras estacas de concreto.
Serão 7,3 mil metros cúbicos de concreto e 850 toneladas de ferro, o equivalente a 30 quilômetros de estacas perfuradas no solo, distribuídas em 1.650 peças. Elas formarão as paredes de sustentação dos mergulhões.
As estruturas fazem parte da preparação para a próxima fase da obra, que prevê o início da construção das passagens subterrâneas.
O investimento – de R$ 77,5 milhões – promete reduzir os congestionamentos históricos no cruzamento da Norte-Sul com a Dante Michelini.
O secretário municipal de Obras, Gustavo Perin, explicou que a obra foi dividida em três etapas.
A primeira delas – que está em andamento e deve ser finalizada até o fim de novembro – é a construção da via nova, para quem trafega da Serra via Norte-Sul em direção à Praia do Canto, por exemplo.
“Essa via já está sendo construída na área de 15 mil metros quadrados que foi cedida pela Zurich, que administra o aeroporto. Ela servirá, durante a obra, como uma via alternativa para desvios”, explicou o secretário.
De forma paralela à construção da via, Perin ainda destacou que nesse primeiro momento serão feitas todas as relocações de rede de água, de esgoto, de gás, de drenagem, além dos postes. “Tudo isso vai ter que mudar de lugar, já que passa pela região”.
Nesse momento, ele destacou que também está sendo realizada a escavação e concretagem de estacas. “Esse trabalho está sendo realizado com uma técnica sem vibração, justamente para não ter qualquer abalo na região”, ressaltou.
O secretário destacou que a segunda etapa da obra, que será a maior, vai contar com obras da parte central do cruzamento.
“Ela envolve a construção das passagens subterrâneas, com as escavações. Nessa etapa, o trânsito terá desvios, mas mantendo sempre duas faixas por sentido”.
Já a última etapa da obra, Perin contou que é a finalização mesmo, com sinalização e urbanização. Nesse caso, a previsão será de entrar a obra no primeiro trimestre de 2027.
Projeto
O mergulhão manterá os três sentidos de circulação já existentes, com três faixas de rolamento, e acrescentará duas passagens inferiores: o mergulhão 01 e o mergulhão 02. Esses mergulhões permitirão que os veículos circulem sem cruzamentos em nível com a avenida Dante Michelini, garantindo maior fluidez e segurança no trânsito.
Comentários