Paixão por Guarapari é passada por gerações nas famílias de Minas Gerais
Muitos turistas mineiros escolhem o destino por lembranças da infância

Nos dias atuais, a relação entre Minas e Guarapari segue firme, atravessando gerações. Um exemplo é a família formada por Sara Luana, 38 anos, e Wagner Martins, 41, junto dos filhos Abner, 10, Helena, 7, e Ciara, 18.
Naturais de São João Nepomuceno, na Zona da Mata mineira, eles visitam Guarapari todos os anos. Como acontece com muitos turistas vindos de Minas, a escolha do destino está ligada às lembranças da infância.
“Eu venho desde os meus 7 anos com meus pais. Vínhamos sempre com outras famílias, e depois de casar e ter nossa primeira filha, convidei meu esposo para visitar a cidade, que ele ainda não conhecia. Na primeira vez, ele adorou e continuamos viajando em todas as férias”, conta Sara.
Além das memórias, ela destaca a tranquilidade como fator que fortalece essa ligação. “As praias são muito agradáveis e seguras para as crianças”, afirma.
Wagner, que conheceu o mar pela primeira vez em Guarapari, também se encantou com o destino. “Nós nos sentimos bem acolhidos e as crianças podem entrar na água sem nos deixar preocupados. Vemos que o comportamento das pessoas aqui é relacionado à proteção da família”, completa.
Já para a doula Kamilla Borel, de 35 anos, a história com Guarapari começou há cerca de 20 anos, quando visitou a cidade pela primeira vez. Natural de Viçosa, ela conta que os pais já frequentavam outras cidades do litoral capixaba, como Piúma, e decidiram conhecer a Cidade Saúde.

Quase duas décadas depois, ela quis mostrar as belezas da cidade para o pequeno Ravi, de 8 anos. Visitando a praia da Areia Preta, ela disse que os mineiros já têm Guarapari como uma casa e afirmou que pretende trazer seu filho mais vezes.
“Eu acho que os mineiros se sentem em casa. Nós encontramos muitos mineiros aqui, essa proximidade ajuda bastante, e hoje algumas cidades têm linhas de ônibus direto para Guarapari, o que facilita o acesso. É uma cidade que recebe bem e faz os mineiros se sentirem em casa”.
RAIO X
50 km de Vitória
> Guarapari está localizada na Região Metropolitana de Vitória, a cerca de 50 quilômetros da capital, Vitória.
> Possui uma população de aproximadamente 130 mil habitantes, de acordo com o Censo de 2024. Durante o verão, essa população pode ultrapassar 500 mil pessoas, com turistas vindos de várias regiões, especialmente de Minas Gerais.
> O município possui 52 praias, com características variadas: de águas calmas a fortes ondas, além das areias monazíticas.
> As mais famosas são a Praia do Morro (a maior e mais movimentada), Areia Preta (conhecida pelas areias terapêuticas), Meaípe (gastronomia), Setiba (acesso ao Parque Paulo César Vinha) e Três Praias (mais reservadas).
> O turismo é a principal atividade econômica, movimentando hotelaria, restaurantes, comércio e casas de shows. A pesca e a construção civil também têm peso importante.
> A cidade é chamada de “praia dos mineiros” pela forte tradição de turistas vindos de Minas Gerais. Muitos compram imóveis de veraneio e transmitem o hábito de visitar a cidade de geração em geração.
> Além das praias, o município conta com áreas de preservação como o Parque Estadual Paulo César Vinha, ideal para ecoturismo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários