Especialistas alertam para moda perigosa que pode levar à perda de dentes
Especialistas alertam para vídeos nas redes sociais que ensinam a fazer clareamento, colocar aparelho e lixar dentes em casa
Escute essa reportagem

Práticas perigosas têm ganhado força nas redes sociais, principalmente entre adolescentes, com promessas de transformar o sorriso de forma rápida e barata. Os resultados são danos severos e, muitas vezes, irreversíveis, inclusive com perda dentária.
Aparelhos ortodônticos colocados em casa, clareamentos com produtos sem registro e até o lixamento dos próprios dentes são apenas alguns exemplos.
“Adolescentes são especialmente vulneráveis a esse tipo de desafio, pois buscam aceitação social e são mais influenciáveis pelas redes”, afirma Gabriela Mayrink, dentista e cirurgiã bucomaxilofacial.
Ela explica que movimentos dentários devem ser feitos com força controlada, sob orientação de ortodontistas. “Movimentos rápidos, com alinhadores caseiros, podem afetar os tecidos de suporte do dente, levando até à perda dentária”, completa.
O desgaste do esmalte também é um efeito colateral comum dessas práticas. “Mesmo que o problema não apareça na hora, o esmalte, uma vez desgastado, não se regenera. Isso facilita cáries profundas, aumenta a sensibilidade e pode levar à necessidade de implantes, canais e cirurgias complexas”, explica Gabriela.

O dentista Igor Pena confirma o aumento de casos relacionados ao uso de produtos virais. “Temos visto clareamentos com tiras compradas no TikTok, aparelhos colocados em casa e facetas e próteses vendidas pela internet. Muitos pacientes nos procuram questionando se podem usar esses itens, e, infelizmente, alguns já chegam com os danos”.
Segundo ele, alguns desses produtos não têm qualquer controle da Anvisa e podem causar manchas, queimaduras na gengiva e até necrose. “Hoje a odontologia é baseada em evidências e prevenção. Tratamentos devem ser indicados e acompanhados por dentistas. O barato pode sair muito caro”, finaliza.
Bianca Mantaveli Vimercati, dentista e integrante da Comissão Câmara Técnica do CRO-ES, destaca que o “faça você mesmo” na odontologia é perigoso e irresponsável.
“Sem diagnóstico e planejamento, o risco é de transformar um problema simples em um dano irreversível, com necessidade de reabilitação ou restauração dos elementos dentários e implantes, entre outros”.
Opiniões


Práticas perigosas

Colar suportes em casa
Adolescentes estão comprando aparelhos ortodôntico on-line e colando-os com cola caseira.
Essas colas não são biocompatíveis e podem gerar abrasão nos dentes. Ainda que seja possível colar o aparelho, cáries podem ocorrer embaixo do dispositivo com maior facilidade e, durante a remoção, parte do esmalte dentário ser removido.
Elásticos para fechar lacunas
Essa tendência faz com que os adolescentes enrolem pequenos elásticos em volta dos dentes para fechar espaços.
Isso é perigoso. Também é moda comprarem elásticos coloridos para fazer a autocolocação. Uma força não controlada nos dentes pode lesar de modo irreversível o periodonto (tecido que liga o dente ao osso), levando à mobilidade e até mesmo à perda dentária.
Clareamentos caseiros
As pessoas estão misturando produtos como peróxido de hidrogênio e bicarbonato de sódio em casa, sem controle sobre a abrasividade e acidez.
Isso destrói o esmalte dos dentes e gera problemas estruturais graves, que exigirão tratamentos muito mais caros no futuro.
Lixar os dentes
Vídeos virais mostram adolescentes usando lixas de unha para raspar os dentes, pensando que isso “abrirá espaço”.
Existe uma quantidade máxima de esmalte que pode ser lixada com segurança, para não expor a dentina.
Além disso, o espaço criado de forma inadvertida tira a proteção do impacto dos alimentos na gengiva, podendo gerar problemas periodontais.
Placas de bruxismo
Essas placas precisam ser minuciosamente adaptadas, pois podem piorar as dores caso não estejam bem posicionadas.
Pasta dental clareadora
São extremamente abrasivas, ou seja, também promovem o desgaste do esmalte dentário.
Tiras clareadoras
Essas tiras não têm comprovação, podem manchar irreversivelmente o dente, além de causar queimaduras e necrose da gengiva, ou seja, a gengiva sumir, queimar de fato e a pessoa perder parte dela.
Fonte: Especialistas consultados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



Comentários