Enamed: estudantes de Medicina vão ter de fazer provão
Exame é obrigatório para concluintes e será requisito para que alunos consigam pegar o diploma ao fim do curso
Escute essa reportagem

O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) encerrou as inscrições na quarta-feira (30) e a estimativa é de que 42 mil estudantes realizem a prova em todo o Brasil. Você sabe qual é o objetivo dela?
Aplicada pela primeira vez neste ano, ela vai unificar as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de Medicina.
Além disso, interessados poderão utilizar os resultados para o processo seletivo do Exame Nacional de Residência Médica (Enare).
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a prova é obrigatória para estudantes concluintes de Medicina, sendo que a participação do formando é considerada componente curricular dos cursos de graduação, segundo a Lei 10.861 de 14 de abril de 2004. Caso o aluno não faça, fica irregular e o diploma não pode ser expedido.
Médicos já formados e que quiserem tentar vagas de acesso direto pelo Enare em programas de residência também podem realizá-la.
O exame será aplicado no dia 19 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e contará com 100 questões de múltipla escolha de clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina de família e comunidade, saúde mental e saúde coletiva.
Nilo Rezende Vieira, coordenador do curso de Medicina da Emescam, explicou que a instituição “está procurando informar aos alunos quanto ao modelo do Enamed, como devem se preparar e também procurando dar a necessária tranquilidade para o certame. O último ano do curso faz parte do internato e as atividades dos alunos se dão em cenários de prática”.
Na Universidade Vila Velha (UVV), o Enamed também tem sido abordado. “Temos conversado com os alunos sobre as mudanças e impactos delas. Recebemos os alunos e reforçamos em nossas próprias atividades teóricas e sistemas para a prova”, disse Mônica Correa, coordenadora pedagógica de Medicina UVV.
Leila Massaroni, secretária de Avaliação Institucional (Seavin) da Ufes, afirmou que a expectativa da universidade é “continuar exercendo a ação formadora de qualidade aos estudantes da Ufes e, com os resultados, subsidiar a construção de melhorias para aprimorar a formação”.
O que eles dizem

Fique por dentro
Enamed
O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) será realizado anualmente, com início neste ano.
A prova unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de Medicina e da prova objetiva de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).
Objetivos
A Avaliação da formação médica vai verificar se os estudantes concluintes dos cursos de Medicina adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs).
Será Apoio à melhoria dos cursos, fornecendo insumos para o aprimoramento das graduações em Medicina e contribuindo para a qualidade da educação médica no País.
Visa Aprimorar a seleção para a residência médica, unificando a avaliação do Enade e a prova objetiva do Enare, o que vai otimizar o acesso à residência médica.
Busca o fortalecimento do SUS, garantindo que os futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada no Sistema Único de Saúde.
Cria um modelo padronizado de avaliação, com unificação e transparência, democratizando o ingresso nos programas de residência médica de acesso direto.
Quem deve fazer?
Estudantes que estão concluindo o curso de Medicina inscritos no Enade, que poderão indicar seu interesse em utilizar a nota da prova no processo seletivo do Enare.
Profissionais graduados em Medicina interessados em participar do processo seletivo de programas de residência médica de acesso direto do Enare também podem fazer.
A prova
Será aplicada em 19 de outubro com 100 questões de múltipla escolha que abrangem questões de clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina de família e comunidade, saúde mental e saúde coletiva.
Também haverá questionário para o estudante concluinte do curso de Medicina inscrito no Enade e questionário contextual para os demais participantes, ambos de preenchimento obrigatório, e ainda um questionário de percepção de prova.
CRM-ES indica medidas para garantir qualidade do ensino
Por meio de nota, o Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES) explicou que acredita que o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) seria um bom instrumento de avaliação caso o Ministério da Educação o usasse para cobrar das escolas médicas a correção de rumo na formação do estudante.
No entanto, o CRM-ES acompanha o movimento das instituições representativas da Medicina e insiste que duas medidas seriam mais eficientes para garantir a melhor formação médica no Brasil: rigor para a autorização da abertura de novas escolas de Medicina e a aprovação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina.
O Exame Nacional de Proficiência em Medicina, cuja a aprovação seria obrigatória para a obtenção do registro e para a atuação nos ambientes de saúde do País, seria uma garantia de avaliar se o recém-formado tem, de fato, condição de prestar um bom serviço à sociedade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários