"Caramelo do morango do amor pode causar fraturas em dentes", alerta CRO-ES
Especialistas alertam que a casquinha dura e pegajosa do doce pode causar fraturas nos dentes, soltar próteses e facilitar o surgimento de cáries
Escute essa reportagem

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) emitiu um alerta sobre os riscos que o Morango do Amor pode representar para a saúde bucal.
A sobremesa, que ganhou popularidade nas redes sociais nas últimas semanas, preocupa profissionais da área, já que o consumo não é recomendado para quem utiliza aparelhos ortodônticos ou próteses dentárias.
Nas redes, vídeos mostram pessoas mordendo o doce e danificando lentes de contato dental, além de pessoas que perderam dentaduras. Há ainda relatos de pacientes que tiveram contenções ou próteses arrancadas ao ficarem presas no caramelo que cobre a guloseima.
A receita, que leva o morango envolvido por brigadeiro branco e caramelo, é inspirada na maçã do amor e, segundo o CFO, pode causar fraturas no dente por conta da casquinha do doce. Para pacientes que têm restauros, especialmente nos dentes da frente, a atenção deve ser redobrada e intensificada.
Outros riscos oferecidos pela guloseima são fraturas de dentes e proliferação de cáries, explica a integrante do Conselho Regional de Odontologia do Estado (CRO-ES), Bianca Vimercati.
“A camada de caramelo é muito dura e pegajosa, e pode causar fraturas em dentes já comprometidos. Se consumido em excesso e o paciente não tiver uma higienização bucal adequada, as bactérias responsáveis pelo desenvolvimento de cáries se proliferam”.
Em caso de acidentes como lesões ou fraturas nos dentes, o paciente deve procurar atendimento rápido, destaca o dentista Diorgilis Henrique Silva.
“Já atendi pacientes que quebraram dentes ou próteses comendo doces duros como o Morango do Amor. Se um acidente acontecer, o ideal é guardar o pedaço quebrado, não morder mais do lado comprometido e procurar um dentista o quanto antes para avaliar e tratar. Quanto mais rápido cuidar, melhor é o resultado. Doces pegajosos e alimentos duros devem ser evitados”.
Novo Portal da Oftalmologia
Para facilitar o acesso de pacientes à solicitação de órteses e próteses oculares, eliminando a necessidade de deslocamentos até uma unidade de saúde, o governo do Estado apresentou ontem o novo Portal de Oftalmologia.
A ferramenta digital está dentro do Portal Inteligente ES.GOV, onde o cidadão pode atualizar as informações cadastrais, informar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e inserir a receita médica, com validade de um ano, emitida por profissional do SUS.
“Assim como fizemos nas teleconsultas, diminuir esse deslocamento é fundamental para darmos mais qualidade de vida para os capixabas. Ao invés de vir três ou quatro vezes, o paciente vem uma vez para fazer o molde e outra para buscar as próteses”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Durante o evento, também foi realizada a entrega de próteses oculares para 60 usuários já cadastrados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários