Aulas de medicina na Ufes São Mateus devem começar em fevereiro de 2026
As aulas começam no primeiro semestre de 2026, com oferta inicial de 60 vagas por meio do processo seletivo do Enem
Escute essa reportagem

São Mateus vai ganhar novo curso de Medicina, com 60 vagas, no ano que vem! O processo seletivo para a nova graduação será feito por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e a expectativa é que 100 vagas sejam oferecidas após o quinto ano da inauguração do curso.
“Ainda não definimos se as vagas serão ofertadas metade em cada semestre ou todas no início do ano. Mas as aulas começam no primeiro semestre de 2026”, afirma o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro.
Um prédio novo será construído para o curso até o ano que vem. O investimento inicial é de R$ 30 milhões, e os recursos vêm do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
“As obras estão em fase final de licitação e, até serem concluídas, as aulas acontecerão em outros prédios do campus. Ainda este ano, também realizaremos processo seletivo para contratação de técnicos e 12 docentes para 2026”, disse Eustáquio.
Serão contratados 60 técnicos de educação de diversas áreas, como anatomia e informática, e 30 professores ao longo de cinco anos.
O reitor da Ufes também indicou que o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), de São Mateus, pode ser integrado à Ufes e se tornar Hospital Universitário, “onde realizaremos cirurgias eletivas, doação de órgãos e atendimentos oncológicos. Já estamos trabalhando com o governo do Estado para garantir essa integração”.
Com o novo curso, o campus de São Mateus passa a ter 18 graduações, e a Ufes, 104, destacou Eustáquio. “Esse novo curso vai atender vestibulandos de todo o País, mas principalmente da região Norte do Espírito Santo, do Sul da Bahia e do Leste de Minas Gerais. Muitas pessoas serão beneficiadas”.
A instalação da graduação, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) da cidade, foi autorizada, em cerimônia no Palácio do Planalto, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Participaram do evento o governador do Estado, Renato Casagrande, e o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro.
“Agora, teremos mais um curso de Medicina em uma instituição pública no Estado. Isso fortalece o centro universitário da Ufes em São Mateus. Vamos produzir oportunidades para quem está frequentando a universidade pública”, disse Casagrande.
São Mateus ganha nova graduação de Medicina no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A cerimônia para instalação do curso foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Renato Casagrande e do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro.
Opiniões


Fique por dentro
Novo curso de Medicina
São Mateus ganha nova graduação de Medicina no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A cerimônia para instalação do curso foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Renato Casagrande e do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro.
Quando inicia
No primeiro semestre de 2026, o campus recebe os primeiros alunos, que serão admitidos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano.
Até 100 vagas por ano
Inicialmente, 60 alunos serão admitidos anualmente. A expectativa do reitor da Ufes é que, nos próximos cinco anos, sejam ofertadas 100 vagas para novos alunos a cada processo seletivo.
Novo prédio para o curso
R$ 30 milhões serão destinados para a construção de um novo prédio, com laboratório e equipamentos. Os recursos são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
90 docentes e técnicos
60 vagas serão abertas para professores, com nível mínimo de doutorado, ao longo de cinco anos, sendo que 12 serão admitidos em 2026. Outras 30 vagas serão destinadas para técnicos da educação de diversas áreas, como anatomia e informática. O processo seletivo será realizado por meio de concurso público, que será realizado e divulgado pela Ufes ainda este ano.
Integração hospitalar
O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), de São Mateus, pode ser integrado ao campus da Ufes e atuar como Hospital Universitário, ofertando doação de órgãos e atendimento oncológico.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários