Eleita a mais bonita do mundo, capixaba dá recado para meninas que se acham feias
Eduarda Braum diz que já sofreu bullying e ensina segredo para se dar bem com o espelho
Escute essa reportagem

“O que nos torna bonitas é justamente como a gente se vê. Quando começamos a nos aceitar do jeitinho que somos, ao olhar no espelho e falar ‘sou bonita sim, não importa o que as outras pessoas dizem’”. Esse foi o recado que a Miss Supranational 2025, Eduarda Braum, deu a quem tem problemas de autoestima relacionados à aparência.
Responsável pela primeira vitória do Brasil no Miss Supranational, um dos principais concursos de beleza feminina do mundo, a jovem de 24 anos, que é natural de Afonso Cláudio, contou que, na adolescência, já recebeu comentários que a incomodavam por conta de sua altura. Mas mudou a forma de pensar.
“Quando virei a chavinha do auto conhecimento, eu entendi ‘sou alta sim, mas não vou diminuir, então tenho que me aceitar’. Depois que me tornei mais confiante com isso, as pessoas me olhavam de uma maneira diferente. Com um olhar impressionado. Uma vez escutei a frase: 'O mundo nos enxerga com os olhos que a gente se vê'”, afirmou a miss, de 1,86 metro.
Eduarda foi a primeira brasileira a ser coroada na premiação que ocorreu na Polônia e teve a final no dia 27 de junho. Para conquistar o título, precisou desbancar outras 65 candidatas de todo o mundo.
A capixaba chegou na última sexta-feira (18) ao Brasil e teve uma recepção calorosa de familiares, amigos e admiradores no Aeroporto de Vitória. O que não faltou foram homenagens e celebrações.
“Estou muito feliz e emocionada porque estava esperando muito por esse momento. Fiquei quase um mês na Polônia e estou com aquele sentimento de dever cumprido. Agora é só comemorar esse título para todos nós, capixabas e brasileiros”, afirmou ao desembarcar.
“Amanhã [sábado] é um dos dias que eu estou mais ansiosa, que é a minha chegada em Afonso Cláudio. Sei que o pessoal está preparando uma grande festa e estou bem animada para comemorar com eles”.
Jussara da Silva Braum, 53, mãe da jovem, estava emocionada. “A Duda é uma pessoa carismática, amiga, meiga e que corre atrás do que quer. É merecedora do título!”.
Logo após a chegada no Estado, a miss teve um encontro com o governador Renato Casagrande, que a parabenizou.
“Aprendi desde cedo o valor do trabalho”, diz Eduarda Braum, Miss Supranational 2025
A Tribuna - Qual é o sentimento de conquistar a coroa do Miss Supranational?
Eduarda Braum: É um sentimento inexplicável e de dever cumprido. Fiquei quase um mês na Polônia para a grande final, e conseguir o título é a concretização de trabalho e esforço. Eu volto hoje com muito mais experiência e maturidade com tudo o que eu vivi. Foi um grande sonho.
Lá na Polônia fez amigas?
Fiquei amiga de várias meninas, principalmente as latino-americanas. Elas têm uma energia bem parecida com a nossa, brasileira, então foi mais fácil de criar laços. A miss Alemanha, que ficou em segundo lugar, foi uma das primeiras que eu criei laço de amizade e estar com ela na final foi especial para mim.
Acredita que sua história pode inspirar outras mulheres?
Sim. Eu iniciei no mundo dos concursos em 2021 e vi como o mundo de miss tem o poder de abrir portas.
Venho de uma pequena cidade e meus pais são agricultores, então desde cedo eu aprendi o valor do trabalho árduo, que eu precisava ir em busca dos meus objetivos, trabalhar duro e foi assim que eu fiz. Minha história inspira mulheres que sonham em poder ir além das fronteiras.
A miss se preocupa com causas sociais. Poderia comentar sobre seus projetos?
A miss é uma porta-voz e aproveita a sua visibilidade para mostrar e educar as pessoas sobre muitas coisas que, às vezes, são esquecidas. Conquistando o título, me tornei embaixadora da luta contra a hanseníase e junto com a instituição Sasakawa, com sede no Japão, vamos levar o projeto para o mundo todo, educando as pessoas sobre a importância de saber e entender o que é a hanseníse.
Eu também tenho o meu projeto social pessoal, que se chama “Protagonistas do Amanhã”. Por meio de palestras, visito pequenas comunidades no interior e falo com crianças e adolescentes sobre a importância de ter um projeto de vida.
Qual é a dica para quem tem o sonho de ser miss?
O mais essencial é aproveitar todas as oportunidades que tiver na vida e estudar. Estudar muito. Porque o conhecimento é a única coisa que ninguém tira de você. E pode ser o seu diferencial para estar num concurso.
Você realizou um sonho. Quais são as outras metas?
Sim! O essencial é curtir esse um ano de reinado e aproveitar as oportunidades para atingir os meus planos pessoais, profissionais e sociais.
CENAS DA CHEGADA



PERFIL
Nome: Eduarda Braum.
Idade: 24 anos.
Altura: 1,86m.
Cidade natal: Afonso Cláudio.
Formação: Letras - Português/Inglês e Pedagogia.
Atuação: influenciadora digital, modelo, apresentadora e educadora.
Mundo miss: ganhou o título Miss Universe Espírito Santo 2021 e ficou entre as 10 finalistas na etapa nacional. Agora é Miss Supranational 2025.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários