Conflitos de casal: "Amor é construção e dá muito trabalho", diz especialista
Convivência a dois exige diálogo, respeito ao espaço do outro, construção diária de intimidade e parceria diante dos desafios
Escute essa reportagem

Morar junto e dividir uma vida com outra pessoa é bom, possível, mas não tem receita milagrosa. Segundo especialistas, é preciso construir a relação dia a dia, com comunicação, intimidade e planejamento do futuro.
“O amor é construção e dá muito trabalho. Precisa de conversa e que o casal trabalhe como um time. Exemplos são: dividir as tarefas da casa e compreender que existem períodos da vida da mulher onde ela precisa de compreensão, como a menopausa”, afirma Marina Simas, psicóloga e cofundadora do Instituto do Casal.
Marcar um dia na agenda para ter um momento de intimidade pode ajudar, afirma. “Tenha um dia do encontro no qual façam algo juntos. Para a sexualidade acontecer, é preciso ter intimidade”.
Já o psicólogo Ricardo Brandão destaca que o casal não deve ignorar um problema por muito tempo.
“Isso pode esfriar a relação. Aí é só uma questão de tempo até o fim. Aconselho a não desistir de dialogar ou conversar com seu parceiro”.
Para o advogado Morgan Batalha, 53, o segredo de uma relação longa está no companheirismo. Faz oito anos que divide a vida com a professora aposentada e corretora de imóveis Leia Erdmann, 54.

“O amor existe, desde que você saiba cultivá-lo. Para mim isso significa conhecer sua parceira e respeitá-la”.
Quando foram morar juntos, o casal decidiu dividir a casa, mas não o quarto. “Fizemos escolhas que funcionavam para nós. Fazemos tudo juntos, mas não invadimos o espaço um do outro. Vamos ficar juntos para sempre”.
Parceria há 25 anos

O campeão olímpico de judô Eduardo Paes, 58, e a enfermeira (e judoca) Ana Luisa Souza, 58, estão juntos há 25 anos. Ana diz que o segredo do relacionamento foi paciência e compreensão.
“A melhor coisa é você ter uma conversa com a pessoa que ama. Você nunca sabe pelo que vai passar no futuro. Sem saúde e amor, não temos nada”, declara.
A enfermeira sabe do que está falando. Ao lado de Eduardo já enfrentou momentos difíceis.
“Ele viajava muito. Eu entendia que era sua profissão, mas também já me senti sozinha. Aprendi a dirigir por ele, que não pode ter carteira. Nós passamos por cima de todas as dificuldades juntos. Hoje, enfrentam juntos, com esperança, o câncer de Eduardo”.
Opiniões


Reclamações comuns dos casais
Falta de diálogo
A comunicação precária é um dos principais conflitos. Sem habilidade para dialogar, casais o fazem de forma agressiva ou se silenciam.
Infidelidade financeira
Significa não ser honesto na vida financeira, como esconder compras, dívidas ou investimentos.
Criação de filhos
Casais com filhos de outro casamento enfrentam desavenças sobre a forma de criação e qual participação o parceiro deve ter. Também há quem se sinta deixado de lado.
Tempo de qualidade
Já passou um tempo com seu parceiro hoje? Essa é uma das queixas: a falta de tempo para o casal.
Celular como rival
Uso excessivo e traições virtuais criam distanciamento.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários