Governo do ES libera terreno para igreja na Praia da Costa
Em cerimônia, governador Renato Casagrande anunciou a regularização do terreno, que vinha gerando impasse desde dezembro de 2024
Escute essa reportagem

A regularização de um terreno adquirido pela igreja Missão Praia da Costa em leilão do governo do Estado foi anunciada numa cerimônia realizada pelo governador Renato Casagrande, vice-almirante Lobo, comandante do Distrito Naval, e outras autoridades, na última quinta-feira (10).
O líder da congregação, pastor Simonton Araújo, agradeceu ao governador pela sua maneira de lidar com o que chamou de “imbróglio”, em um culto na igreja, no último domingo (6), com a presença de Casagrande.
“Nós compramos um terreno, o governador colocou um terreno em leilão, aqui na subida, na esquina do quarteirão. Nós sonhamos com aquele espaço, fomos ao leilão, conseguimos ganhar o leilão, pela graça de Deus, há 1 ano e pouco foi pago. Mas deu imbróglio, por causa do governo federal e documentação. A verdade é que ficamos nervosos, mas passou”.
Na ocasião, Casagrande explicou que, de fato, o governo do Estado leiloou o terreno. “A igreja Missão adquiriu e a Marinha reivindicou o terreno para ela, é um registro antigo, de décadas. A gente poderia, de fato, brigar, continuar brigando. A igreja entrar na Justiça, o Estado entrar na Justiça, mas nós gostamos muito de paz”.
De acordo com Casagrande, o governo do Estado encontrou um terreno maior em Vila Velha e desmembrou. “A Marinha aceitou. Tem uma burocracia e, de fato, a gente conseguiu resolver. Repercute no nosso Estado e fora dele”.
Procurada na tarde desta sexta-feira (11), a assessoria da igreja Missão Praia da Costa informou que nenhum representante iria se manifestar.
Por nota, o governo do Estado informou que firmou termo de acordo com a união federal, assinado em 3/04/2025, visando conferir solução ao impasse decorrido da alienação de imóvel de 336,29 m, localizado na região do Sítio do Ribeiro, em Vila Velha, em razão de divergência cartorária.
“Em respeito à segurança jurídica e em consideração ao bom relacionamento institucional entre o Estado do Espírito Santo e a União Federal, as partes acordaram pela doação de outro imóvel à União pelo Estado, garantindo a estabilidade do negócio jurídico regularmente celebrado com a arrematante Missão Evangélica”, diz a nota.
“Nesse ato, o governo do Estado reforça o compromisso com a boa-fé nas relações institucionais e a resolução pacífica de conflitos”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários