X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Gasolina acaba na rua e 66 motoristas são multados na Grande Vitória

A chamada “pane seca” já rendeu 66 autos de infração no Estado de 2024 até mês passado. Infração prevê multa e quatro pontos na CNH


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Gasolina acaba na rua e 66 motoristas são multados na Grande Vitória
Motorista para no posto para comprar combustível: somente de janeiro até março deste ano foram registrados 11 autos de infração no Estado por “pane seca”. |  Foto: Freepik

Se você é daqueles que confia na sorte e anda por aí com o carro na reserva, saiba que pode se dar mal. Afinal, caso o combustível acabe e o automóvel fique parado em uma via, você pode ser multado.

A chamada “pane seca” já rendeu 66 autos de infração no Estado, sendo 55 no ano passado, e 11 autos de janeiro até março deste ano. Ela é considerada infração média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Gerente de Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), Jederson Lobato disse que também há uma medida administrativa prevista para esse caso.

“Se essa irregularidade não for sanada no local e estiver trazendo prejuízo para a segurança e circulação, esse veículo vai ser removido ao pátio”, explicou.

Segundo Lobato, se o veículo para no meio da pista e o motorista não sinaliza adequadamente, não o coloca estacionado de maneira regular, ele pode provocar grande retenção, prejudicando a fluidez do trânsito ou até uma colisão, com outros automóveis batendo nele por estar imobilizado na via. Por conta disso, a pane seca é tão prejudicial.

A gestora em trânsito Jacqueline Alves ressaltou que o condutor é obrigado a verificar a existência de combustível suficiente para seu percurso, além das condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório.

“A dica para os condutores é se programar em torno de 10 minutos antes de iniciar a circulação, realizar a observação básica desses itens e verificar se o veículo caiu na reserva, já passando em um posto para realizar o abastecimento”.

Confiar na sorte seria arriscado demais. “Podem ocorrer algo que o leve a ficar preso no trânsito ou realizar um percurso maior”. Jacqueline disse que, além da pane seca, andar na reserva traz prejuízos ao sistema de alimentação do automóvel.

“A bomba do combustível, que é um componente importante desse sistema, fica submersa no combustível para lubrificação e resfriamento. Logo, quando não há combustível ou o nível está muito baixo, a lubrificação diminui e ela esquenta tanto que pode até queimar, trazendo prejuízo financeiro”, alertou Jacqueline.

Saiba mais

“Pane seca”

O que é?

É a interrupção do funcionamento do veículo em razão da falta de combustível, ou, no caso do veículo elétrico, da descarga da bateria. Ocorre por motivos de desatenção, rotina agitada, imprevistos e falta de planejamento.

No Estado, de acordo com dados do Detran, a pane seca já rendeu 66 penalidades, sendo 55 em 2024 e 11 de janeiro até março de 2025.

Gera penalidade?

Ela é considerada infração média pelo Art. 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), gera multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Também há uma medida administrativa de remoção do veículo.

Problemas

Jederson Lobato, gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran, diz que a pane seca é prejudicial porque se o veículo fica parado no meio da pista e o motorista não sinaliza adequadamente, não coloca estacionado de maneira rregular, ele pode provocar uma grande retenção, prejudicando a fluidez do trânsito ou até mesmo uma colisão, com outros automóveis.

Dicas para evitar a situação

Sempre deixe o tanque cheio antes de pegar a estrada. Nada de deixá-lo na reserva, pois imprevistos podem acontecer.

Esteja com o veículo com a manutenção em dia.

Certifique-se de que o medidor de combustível está funcionando de maneira correta e não ignore os sinais de alerta.

Fique ligado aos sinais de que o combustível está acabando: marcador de combustível no “vermelho”, luz de reserva acesa, engasgos no motor e falta de potência.

Combustível batizado

A gestora em trânsito Jacqueline Alves chamou atenção para os cuidados no momento do abastecimento.

Segundoela, combustíveis batizados ou adulterados podem causar danos ao motor, aumento do consumo e da emissão de poluentes.

Eles podem causar superaquecimento do motor e resíduos que podem prejudicar o funcionamento do veículo. Além disso, o poder calorífico do combustível é menor, fazendo com que seja gasto mais combustível para que o veículo possa circular em um mesmo percurso.

o combustível batizado favorece a pane seca, ao confundir o motorista em relação à quantidade de gasolina necessária para rodar a quilometragem pretendida.

Para evitar o problema, abasteça em postos confiáveis; sempre que suspeitar, peça o teste de qualidade do combustível – que é obrigatório para todo o consumidor nos postos – e suspeite de valores muito abaixo do praticado no mercado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: