Apostas da Medicina para tratamentos e cirurgias estéticas
Entre os procedimentos em alta estão a lipoescultura 3D, exossomos, fios de sustentação de ácido hialurônico e endolaser
Escute essa reportagem

O Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, com mais de 2 milhões de intervenções feitas no ano passado. Também está entre os 10 países que mais fazem procedimentos não cirúrgicos, segundo pesquisa de 2023 da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), referente a 2022.
A tendência, segundo especialistas, é que a procura por tratamentos de beleza continue em crescimento no País. Para 2024, médicos apostam em novas tecnologias, como lipoescultura 3D, exossomos, fios de sustentação de ácido hialurônico e endolaser para deixar a beleza em dia.
Leia mais sobre Saúde e bem-estar
Na área da cirurgia plástica, um dos destaques, segundo o cirurgião plástico Humberto Pinto, é a lipoescultura 3D, que além de remover a gordura, esculpe contornos e define o corpo.

“É uma lipoaspiração que deixa mais definida a musculatura, as curvas, confere um contorno corporal mais atlético e harmônico”, destaca o médico.
Tendência que tem se mantido em alta, de acordo com o cirurgião plástico, é o implante de mama mais natural. “O implante atualmente não é, necessariamente, um aumento da mama. Ele é feito para firmar, como no caso de mulheres que querem diminuir flacidez por conta da amamentação”, ressalta Humberto.
Aparelhos que ajudam na retração da pele, como o BodyTite (técnica de contorno corporal minimamente invasiva que utiliza radiofrequência para reduzir a gordura), também estão sendo usados, segundo o cirurgião plástico Adriano Batistuta, para melhorar os resultados das cirurgias plásticas.
“Quando a pessoa tem um pouco de flacidez, se ela fizer apenas a lipo, pode realçar essa flacidez. Nessas pessoas que têm pouca e não querem fazer uma abdominoplastia, indica-se fazer uma tecnologia associada, que ajuda na retração da pele, como o BodyTite”.

Nova descoberta na dermatologia, os exossomos estão revolucionando os tratamentos estéticos. A técnica, segundo a dermatologista Karina Mazzini, pode ser usada tanto na pele quanto no cabelo.
“É um gel que contém microvesículas carregadas de proteínas, vindas de células-tronco. Ele estimula colágeno e passa a mensagem que a célula precisa reagir”.
Com múltiplas microagulhas ultrafinas, que ajudam a tratar a flacidez ao estimular a produção de colágeno e elastina, outra aposta de Karina é a nova radiofrequência microagulhada fracionada.
Há ainda uma novidade que chegou para revolucionar o mercado da beleza, de acordo com a médica Renata Melo: o PDRN, que usa o DNA do salmão. “Com a técnica, há melhora do colágeno e da textura da pele, redução de rugas e linhas finas, além de proporcionar aparência mais jovem e saudável”.
Tendências
Exossomos
São pequenas vesículas extracelulares nanométricas vindas de células-tronco. Essa técnica inovadora une a dermatologia com a medicina regenerativa. O medicamento possui propriedades anti-inflamatórias e pode aumentar em até 700% a produção de colágeno e 300% a de elastina.
Os exossomos podem ser usados para estimular colágeno e tratar a pele do rosto e corpo, e também para os cabelos para tratar queda capilar. O tratamento é melhor aplicado junto às tecnologias, como radiofrequência injetável na face.
Nova radiofrequência
A nova radiofrequência microagulhada fracionada é um equipamento que utiliza múltiplas microagulhas ultrafinas para tratar a flacidez ao estimular a produção de colágeno e elastina. Ela deixa a pele firme, reduz a gordura localizada e a flacidez sem dor e sem downtime (tempo de espera). Além disso, ela também é usada para tratar estrias e manchas.
Fios de sustentação de ácido hialurônico
A nova tecnologia deve chegar em janeiro ao Brasil e promete ser grande aliada contra a flacidez facial, que é um dos principais sinais de envelhecimento da pele, devido à queda de substâncias que a sustentam, como o colágeno e o ácido hialurônico.
PDRN
Tratamento para a pele que utiliza o DNA do salmão. A técnica é muito utilizada na Coreia do Sul e em outros países asiáticos. Há uma melhora do colágeno e da textura da pele, redução de rugas e linhas finas.
Mesoterapia
O tratamento consegue introduzir ativos e medicamentos dentro da pele, sem agulhas, sem cortes e sem dor. Por meio de uma tecnologia chamada eletroporação, atua no couro cabeludo e na pele, promovendo uma dilatação dos poros, permitindo que os ativos penetrem nas camadas mais profundas da pele e das raiz dos cabelos.
Endolaser
A técnica, ajuda a reduzir a gordura em locais indesejados, como do rosto, e também na retração da gordura. O aparelho tem uma fibra ótica que conduz o laser, abaixo da pele, causando o efeito de retração da gordura. Pode ser aplicado em diferentes áreas do rosto e do corpo.
BodyTite
É uma técnica de contorno corporal minimamente invasiva que utiliza radiofrequência para reduzir a gordura. O procedimento é realizado com um aparelho que é inserido sob a pele através de pequenas incisões.
Lipo 3 D
Além de remover a gordura, esculpe contornos e define o corpo. É uma lipoaspiração que deixa mais definida a musculatura, as curvas, confere um contorno corporal mais atlético e harmônico.
Mamas
A tendência é que o implante de mamas continue em alta, porém, cada vez mais com as mulheres optando por uma mama mais natural.
Fontes: Especialistas consultados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários