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Cidades

Mudança em pista para motos na Terceira Ponte

Começa nesta segunda o teste que divide as duas cabines exclusivas para motociclistas, de acordo com a forma de pagamento a ser feita


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Imagem ilustrativa da imagem Mudança em pista para motos na Terceira Ponte
Motociclistas passando pelo pedágio: iniciativa busca dar mais agilidade ao trânsito e evitar filas na ponte |  Foto: Beto Morais – 10/10/2020

O motociclista que trafega pela Terceira Ponte deve ficar atento: a partir desta segunda (20), cada uma das duas cabines exclusivas para motos será destinada a diferentes formas de pagamento do pedágio. 

A pista 1, com a sinalização azul,  mais à direita, no sentido Vila Velha-Vitória, será destinada àqueles que decidirem pagar a tarifa por meio de cartão de débito por aproximação ou Pix. 

Já a pista 2, com a sinalização verde,  mais à esquerda, será exclusiva para quem optar pelo pagamento em dinheiro ou pelo app Sem Parar Pay.

O objetivo da iniciativa é testar uma forma de dar mais agilidade ao fluxo de motociclistas, evitando ou reduzindo filas.

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O diretor-presidente da RodoSol, Geraldo Dadalto, informou que a duração do teste e a definição sobre a mudança ser ou não definitiva vão depender dos resultados obtidos. 

“Realizamos estudos técnicos e pesquisas com usuários e, com base nas demandas dos próprios motociclistas, decidimos testar a solução de dividir as duas pistas, levando em conta a forma de pagamento, já que pagar com cartão de débito e Pix demanda mais tempo do que em dinheiro ou pelo Sem Parar Pay”, explica.

De acordo com o diretor-presidente da RodoSol, a diversificação das formas de pagamento de pedágio flexibiliza o acesso de motoristas e motociclistas, mas também exige atenção e responsabilidade tanto de condutores de carro quanto de motos. 

“O alerta vale, principalmente, para locais que têm praças urbanas, como é o caso da Terceira Ponte, já que escolhas individuais repercutem no acesso de outros usuários”, diz.

Geraldo afirmou também que as novas formas de pagamento vieram dos próprios motociclistas com a nova modalidade de pagamento Pix.

“Essa alteração surgiu de pesquisa qualitativa que fizemos com os motociclistas, e eles indicaram algumas sugestões, que julgavam que poderia melhorar esse pagamento. Porque eles gostaram do advento do pagamento com cartão, com aplicativo e o Pix”.

Já no caso das motos, como ainda não existe a opção de cobrança automática por meio de tag, o pagamento em dinheiro permanece, sendo que demanda menos tempo para ser processada na cabine da Terceira Ponte.

Tire as suas dúvidas

1) No caso dos carros, qual a forma mais rápida de pagamento?

A melhor alternativa é aderir a uma das operadoras que, via tag, liberam a passagem nas pistas automáticas.

2) E para o motociclista? Qual é o menor tempo?

A melhor opção para o motociclista ainda é o dinheiro, já que não existe no mercado brasileiro disponibilidade de tags para motos. A segunda opção é o app Sem Parar Pay, que permite colocar créditos e usar nas motovias (cabines exclusivas para motos).

3) Por que o débito por aproximação e Pix são as modalidades mais demoradas? 

O tempo médio para utilizar tanto o cartão de débito por aproximação quanto Pix envolve variáveis que não dependem da atuação da concessionária e nem do usuário.  Sinal de internet, disponibilidade e agilidade dos sistemas bancários, plano de dados ativo e disponível, funcionamento adequado e rápido de sistemas como leitura facial ou da digital são exemplos de situações que impactam o tempo de cobrança.

4) Por que o Motocard deixou de ser aceito?

O Motocard, cartão por aproximação desenvolvido pela RodoSol, permitia a passagem semi-automática e funcionava junto com o sistema  Via Expressa. Essa alternativa teve que ser descontinuada com a resolução da agência reguladora, que tornou obrigatória a interoperacionalidade do sistema de pistas automáticas com as demais praças de pedágios do País. Como o sistema utilizado anteriormente não “conversava” com o sistema utilizado pelas outras operadoras, tanto do ponto de vista da frequência quanto da tecnologia, sua continuidade tornou-se inviável. 

5) Por que não há tag para motos?

Não há operadora no mercado brasileiro que ofereça esse serviço.

6) Além da divisão das pistas por forma de pagamento, há outras soluções sendo pensadas?

A RodoSol, concessionária do Sistema Rodovia do Sol, vem desenvolvendo estudos em busca de soluções para facilitar a vida do usuário.

Fonte:  Fonte: Pesquisa AT e RodoSol.

SAIBA MAIS

> Pagamento via pix  

A pista 1, com a sinalização azul,  mais à direita, no sentido Vila Velha-Vitória, será destinada àqueles que decidirem pagar a tarifa por meio de cartão de débito  ou via Pix.

> Pagamento via dinheiro

Já a pista 2, com a sinalização verde,  mais à esquerda, será exclusiva para quem optar pelo pagamento em dinheiro ou pelo app Sem Parar Pay.

Como não existe a opção de cobrança automática por meio da tag, o pagamento segue em dinheiro.

> Carros

Adesão a uma das cinco operadoras de cobrança automática em pistas exclusivas; cabines manuais específicas para fazer o pagamento da tarifa em dinheiro; por meio de apps de pagamento (Sem Parar Pay); por cartão de débito por aproximação e por Pix.

> Motos

Em dinheiro; no app Sem Parar Pay; cartão de débito por aproximação e por Pix.

> Tempo médio de pagamento

1 segundo:  pistas automáticas por meio da adesão aos tags das operadoras Sem Parar, Veloe, Conectcar, MoveMais e GreenPass (somente para carros).

9 segundos:  dinheiro

17 segundos:  aplicativo (Sem Parar Pay).

30 segundos: cartão de débito por aproximação.

41 segundos: pagamento por Pix.

Fonte: Pesquisa AT e RodoSol.

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