X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Seis faixas e ciclovia liberadas a partir de abril

Capacidade de fluxo de veículos na Terceira Ponte será aumentada em torno de 40% após o fim das obras, que custaram R$ 127 milhões


Imagem ilustrativa da imagem Seis faixas e ciclovia liberadas a partir de abril
Obras de expansão na Terceira Ponte |  Foto: Foto: Fabio Nunes / AT

As obras de ciclovia e ampliação da Terceira Ponte - que passará a contar com seis faixas no total -  estão sendo finalizadas e a previsão de entrega  é para o mês de abril. Elas estão sendo executadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), e tiveram um investimento de R$ 127 milhões. 

O processo de ampliação contou com a construção de uma nova barreira de proteção lateral a 60  centímetros de distância da mureta de proteção que existia anteriormente, o que garantiu mais espaço na ponte. A fase atual das obras é o corte e a retirada dessas muretas mais velhas.  

“Estamos trazendo mais equipamentos e queremos aumentar a produtividade desse processo. Esperamos que em 30 dias a remoção das barreiras esteja completa nos dois sentidos”, contou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno. 

O início da nova fase das obras começou na noite da última  quarta-feira, no sentido Vitória para Vila Velha. No total, sete quilômetros de barreira deverão ser cortados e retirados, contando os dois sentidos da ponte. Após esse processo, as faixas da pista serão redimensionadas (ficarão mais estreitas) e a sinalização será realizada.

Leia mais:

ES vai ter 100 escolas de tempo integral nos bairros

Parques de Vitória poderão ter regras diferentes para acesso de cães

O governador Renato Casagrande acompanhou o início da nova fase do projeto. “Muito em breve, a ponte vai contar com uma nova faixa lateral com três metros de largura em cada sentido. Vamos assim ampliar a capacidade da Terceira Ponte. Da mesma forma, a Ciclovia da Vida está praticamente concluída”, comentou sobre a ação. 

Em relação à ciclovia, Fábio afirmou que a iluminação, com o objetivo de contribuir com o bem-estar dos ciclistas, já foi feita no sentido Vitória a Vila Velha. No sentido oposto, ela começará a ser implantada em breve. Ele disse também que os acabamentos para o acesso da ciclovia às cidades começarão a ser construídos neste mês. 

Atualmente, a Terceira Ponte tem quatro pistas, sendo duas para cada sentido. Por meio da ampliação, ela passará a ter no total seis faixas, sendo três delas para cada sentido. Com isso, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno de 40%. 

Já a ciclovia, que possui três metros de largura, foi construída com estrutura metálica nas laterais da ponte e conta com uma pista pavimentada de concreto e barreira antiescalada de três metros de altura para prevenir o suicídio.

Ciclovia possui três metros de largura

Ampliação das faixas

Atualmente, a Terceira Ponte  tem quatro pistas, sendo duas para o sentido Vitória a Vila Velha e duas para o sentido inverso.

Por meio da ampliação, a Terceira Ponte passará a ter no total seis faixas, sendo três faixas para o sentido  Vitória a Vila Velha, e as outras três no sentido inverso.

as pistas terão uma largura redimensionada. Elas  passarão a ter 3,14 metros (a mais próxima da ciclovia), 2,8 metros (a faixa do meio) e 3 metros (a mais próxima do centro da ponte).

A faixa de 3,14 metros será destinada para ônibus, motos e caminhões.   

Com a ampliação, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno de 40%.

Proteção lateral

O processo de ampliação contou com a construção de uma nova barreira de proteção lateral a sessenta centímetros de distância da barreira de proteção que existia anteriormente, o que garantiu mais espaço na ponte. 

A fase atual das obras de ampliação é o corte e a retirada dessas barreiras mais velhas.

Essa ação está sendo realizada primeiramente no sentido de Vitória para Vila Velha. Posteriormente, será realizada no sentido inverso.  

durante o processo de corte e retirada das barreiras, o trânsito continua comportando dois veículos por sentido (as duas faixas ficarão em funcionamento).

somente a partir do horário das 22h até 5h que uma das faixas será interditada para a realização dos trabalhos. 

Ciclovia

A nova ciclovia possui largura de três metros.

Não será necessário pagar pedágio para ter acesso à nova ciclovia.

Somente bicicletas serão permitidas no espaço.

A ciclovia conta com um mirante, localizado na parte central da ponte,  para a contemplação da paisagem.

A ciclovia contará com monitoramento por câmeras de segurança. A quantidade delas ainda está sendo definida. 

o Corpo de Bombeiros que fará o atendimento aos ciclistas caso eles passem mal no trajeto.

Leia mais:

Expectativa de acordo para retomar obras do Cais das Artes no ES

Prefeitura de Vitória anuncia novo valor do auxílio moradia

Veja mais na matéria do Tribuna Notícias:


Tribuna Online

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: