X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 23°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • AutoMotor
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Cidades
    • Saúde
    • Educação
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • COPA DO MUNDO DE CLUBES
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • Polícia
    • Economia
    • Política
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
  • PROJETOS
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • CUIDE-SE BEM
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Negócio Rural
    • 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA
    • Prêmio Artesanato
    • TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS
    • Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • Minuto TN
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
    • VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Moradores pedem socorro contra viciados em drogas

Segundo relatos, usuários de drogas e moradores de rua estão praticando assaltos no bairro e deixando população com medo

foto autor
Eliane Proscholdt, do jornal A Tribuna
18/03/2023 - 19:47 • Atualizada em 21/03/2023 às 13:51

Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Moradores pedem socorro contra viciados em drogas
Peterson Pimentel, da Associação de Jardim da Penha, e moradores reclamam da falta de segurança no bairro |  Foto: Leone Iglesias/AT

Andar pelas ruas de Jardim da Penha, em Vitória, tem sido motivo de preocupação para quem reside ou trabalha no bairro. Quem está tirando a paz, segundo relatos, são os usuários de drogas e os moradores de rua.

Sentindo-se impotente diante da situação, o grupo Vizinhos em Alerta, em parceria com a Associação de Moradores de Jardim da Penha, vai protocolar neste fim de semana, por meio digital, um ofício pedindo socorro.

Veja mais notícias de Cidades aqui.

O documento  conta com mais de 300 assinaturas e deve chegar a mil assinaturas, segundo o coordenador de Segurança  da Associação de Moradores de Jardim da Penha, Peterson Pimentel.

“Ontem (quinta-feira)  roubaram mais um jovem aqui, de moto. É só mais um ato de violência entre tantos  que estamos sendo acometidos, como da jovem da Mata da Praia que apanhou do morador de rua, da briga entre eles há três semanas que resultou na morte a facadas de um morador de rua”, ressaltou.

Ainda segundo ele, idosos e crianças estão sendo prejudicados.  “Como se não bastasse as atitudes violentas e de coação, eles  estão utilizando cães  para expulsar crianças da quadra de esportes e adultos dos arredores. Além disso, há registros de sexo explícito em praça e abuso de menores. Precisamos de ajuda do poder público”.

Ele conta que uma  campanha foi iniciada,  intitulada de Dê dignidade, não dê esmola. “O bairro passou a ser atrativo para as pessoas em situação de rua diante da solidariedade de moradores daqui  e da região  e das igrejas”.

Leia também

Mais de R$ 2 milhões são levados em assalto à casa de ex-deputado

Assinantes de A Tribuna vão ter Clube de Vantagens

A artesã Fernanda Christina Sala Campos, 41 anos,  diz que o  bairro é muito bom para morar,  mas infelizmente as ruas foram invadidas. “É muita droga e roubos, uma insegurança  total. Eles  pedem comida e trocam por drogas. Não estamos mais aguentando. Os nossos filhos não  podem mais brincar, por medo”, lamentou. 

Elisabeth Sala Campos, 64, que também é artesã, diz que anda na rua olhando para todos os lados. “Eles atacam mesmo. Furtam e roubam bicicletas, celulares, sandálias, tênis e até bolas. É preciso intensificar a segurança”.

Além deles, os comerciantes Jordana Tedesco, Fabricia Loureiro Mascarenhas, Alberto Bonfim, Janise Rodrigues Rebuli e os aposentados Triclinio Joaquim Pinheiro e Tereza Bernardo da Motta pedem providências.

OS PEDIDOS

Soluções

“Só nos resta  recorrer ao Ministério Público do Estado para que nos ajude na atuação na defesa da tutela visando a garantia dos direitos fundamentais e constitucionais dos moradores (e afins) de nossa tão querida comunidade, seja intervindo junto aos diferentes órgãos do poder público, seja ajudando na elaboração de ideias/soluções, seja na construção de um Termo de Ajustamento de Conduta, ou mesmo, em último caso, a instauração de um Inquérito Cível Público para apuração das responsabilidades dos órgãos envolvidos na referida problemática”.

 Campanha

“Dirigimo-nos às vossas excelências com o pedido de que nos atenda em reunião, em especial, audiência  pública com as partes citadas em caráter de urgência, se possível, neste mês de março, como também participem conosco, dando-nos apoio como respaldo do poder público na campanha de conscientização Não Dê Esmola, Dê Dignidade”.

Fonte:  Associação de Moradores de Jardim da Penha.


Reforço na segurança também faz parte dos apelos

Reforço da segurança faz parte dos apelos. Peterson Pimentel, coordenador de Segurança  da Associação de Moradores de Jardim da Penha,  diz que inúmeros são os registros nos telefones  156 e 190 e registros de boletins de ocorrência e reuniões em busca de soluções. 

A Polícia Militar, por meio do comando da 12ª Companhia Independente, informou   que realiza diariamente abordagens às pessoas em situação de rua. “Sempre que há fundada suspeita ou mediante flagrante, as devidas providências são adotadas”.

A Prefeitura de  Vitória disse que desde que assumiu, a atual gestão realizou uma reorganização estrutural na Guarda Municipal, criou   a Central de Inteligência, ampliou  o número de câmeras de videomonitoramento,   ampliou o diálogo com a comunidade e outras ações. Já  a Secretaria de Assistência Social  ampliou o trabalho voltado às pessoas em situação de rua.   

O Ministério  Público, em nota enviada no mês passado sobre o tema já abordado em reportagem, disse: “A demanda relacionada às pessoas em situação de rua, ao uso de álcool e outras drogas e aos furtos em determinados bairros é complexa e deve envolver a atuação e a união de esforços do poder público em conjunto com diferentes segmentos da sociedade”.


Pesquisa  vai identificar perfil de usuário no Estado

Traçar a  epidemiologia do uso de crack no Espírito Santo, identificando e caracterizando as cenas de uso de crack nos municípios capixabas e descobrir   o número de mortes ocorridas no Estado com causa relacionada ao uso de substâncias psicoativa.

Essas são  respostas que o governo do Estado quer obter em um estudo   sobre o uso de drogas no Espírito Santo e, a partir dos indicadores, realizar novas ações de políticas públicas para a população em situação de dependência química. 

O processo será conduzido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Secretaria de Governo, por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, a partir do lançamento de um edital de seleção de projetos de pesquisa científica (nº 06/2023 – Diagnóstico Situacional Sobre Uso de Drogas no Estado). 

O prazo de execução dos projetos será de 18 meses, prorrogáveis por, no máximo, seis meses. 

“Pesquisas que nos levem a diagnosticar a realidade do uso de álcool e outras drogas  são importantes ferramentas para que possamos aprimorar políticas públicas ligadas a essa área, apontando as estratégicas de nossa atuação, da prevenção ao tratamento do público atendido principalmente pelas unidades do programa Rede Abraço”, disse a secretária de Estado de Governo, Emanuela Alves Pedroso.

O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, pontua que o diagnóstico vai aperfeiçoar o conhecimento sobre as necessidades das pessoas que fazem uso de drogas, como cuidados em saúde.

Ícone tags Tags assaltos ASSOCIAÇÃO DE MORADORES es IMPOTENTE Jardim da Penha medo moradores Moradores de rua Preocupação socorro VICIADOS EM DROGAS VINHOS EM ALERTA vitória
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã Minuto TN Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design Você Com Vanessa Coslop
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM