X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Corredor só para ônibus vai ligar Cariacica a Vila Velha

Obra irá unir o Terminal de Jardim América ao do Ibes, contando com uma reformulação total da avenida Carlos Lindenberg


Ouvir

Escute essa reportagem

Parte do plano de melhorias para o transporte coletivo na Grande Vitória, a implantação dos corredores exclusivos para ônibus vai começar  por um trecho de 11 quilômetros.

Imagem ilustrativa da imagem Corredor só para ônibus vai ligar Cariacica a Vila Velha
Projeção de como vai ficar a avenida Carlos Lindenberg após a reformulação. Obra do primeiro corredor deve ser concluída até 2026 |  Foto: Divulgação / Governo do Estado

O corredor ligará o Terminal de Jardim América, em Cariacica,  ao Terminal do Ibes, em Vila Velha, contando com uma reformulação total da avenida Carlos Lindenberg, além de alças para acesso à Segunda Ponte.

Leia mais:

15 mil multas em estacionamentos rotativos
Adolescentes internados em estado grave com dengue

O secretário de Estado de  Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, revelou que os corredores para os coletivos serão construídos junto ao canteiro central da via, que também ganhará uma ciclovia. 

No entanto, ao contrário de projetos do passado, não haverá a  necessidade de adaptação dos ônibus com portas à esquerda. 

“O projeto conta com alteração no traçado dos corredores,  que vai permitir  usar a frota atual, com portas à direita,  para embarque e desembarque dos passageiros nas estações”, salientou.

Com os corredores, a velocidade média dos ônibus deve chegar a dobrar, agilizando ainda mais a viagem para quem opta pelo transporte público. 

“Os  11 quilômetros  do projeto  vão do Terminal de  Jardim América até o supermercado Perim da avenida Carlos   Lindenberg (na altura do bairro Aribiri).”

 Damasceno ainda frisou que a Segunda Ponte ganhará duas alças:  uma para a  subida e  outra para descida  nas proximidades da Desportiva Ferroviária, na região de  Jardim América. 

“Apesar de serem usadas pelos ônibus que passam pelos corredores exclusivos, as alças poderão ser usadas também pelos demais veículos, pois terá duas faixas. Ela vai permitir economizar tempo para quem trafega na região”.

O secretário  explicou que o anteprojeto da obra está sendo finalizado pela equipe. “Devemos  lançar o edital para contratação da empresa  até agosto. A expectativa é que, até o fim do ano, já tenhamos a empresa contratada e início das obras”.

 O secretário ressaltou, ainda, que a empresa será responsável  por fazer os estudos necessários para elaboração do projeto básico e executivo, além da execução da obra. “A obra desse primeiro corredor deve ser concluída até 2026”, observou.

fique por dentro

Imagem ilustrativa da imagem Corredor só para ônibus vai ligar Cariacica a Vila Velha
Projeção de como serão os 11 quilômetros de corredor para ônibus crédito: Governo do Estado |  Foto: Divulgação / Governo do Estado

> Corredores exclusivos

- O governo do Estado vai começar a implantação dos corredores exclusivos para ônibus, para dar  maior agilidade aos usuários do Sistema Transcol.

- Os corredores serão implantados por etapas, sendo a primeira delas a ligação entre o Terminal do Ibes, em Vila Velha, até o Terminal de Jardim América, em Cariacica.

- O trecho tem, ao todo, 11 quilômetros.

> Nova Lindenberg

Reformulação

- Como parte  da implantação do primeiro trecho, a avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, será toda reformulada.

- No lugar do canteiro central, ficará o espaço destinado aos corredores para ônibus, além das estações de embarque e desembarque (pontos) e uma ciclovia.   

- Aos demais veículos, serão destinadas duas ou três faixas por sentido.

Faixa

- Do trecho que vai da altura do Terminal do Ibes até o supermercado Perim, onde a avenida Carlos Lindenberg é mais estreita, é possível que sejam criadas faixas exclusivas para os ônibus, mais simples que os  corredores. 

- A definição e as alternativas para essa parte ficarão a critério dos estudos realizados pela empresa contratada.  

Ônibus

- Ao contrário de projetos anteriores, esta nova estrutura não vai precisar de veículos adaptados, com portas do lado esquerdo para que passageiros entrem e saiam.

- Para isso, haverá uma reformulação do traçado e das estações.

> Alças da 2ª ponte

Acesso

- A implantação do primeiro trecho de corredor para ônibus vai contar com a construção de novas alças de acesso e saída da 2ª Ponte.

- Será uma alça para subida e outra para descida, em direção a Jardim América, em Cariacica.

- As novas alças têm o objetivo de encurtar tempo de viagem. A alça não será exclusiva para ônibus, podendo ser usada também para carros nesse trajeto.

Como serão as alças

- Quem está trafegando pela avenida Carlos Lindenberg e sobe a Segunda Ponte, poderá acessar uma alça à direita, que desce, passando por  baixo da ponte. A alça sairá  na rua da  Desportiva Ferroviária, já se conectando  ao terminal de Jardim América, na BR-262.

- Com a alça,  será possível economizar pelo menos três quilômetros no trajeto na região, reduzindo pelo menos 20 minutos no tempo.

- No sentido contrário, de Jardim América para a Segunda Ponte, o motorista subirá da região da Desportiva diretamente por uma nova alça até a segunda ponte. 

Prazos

- O governo do Estado está finalizando detalhes do anteprojeto do primeiro trecho de corredor exclusivo, que irá nortear  a obra. 

- A previsão é que o edital de contratação da empresa  deve ser lançado até agosto. 

- A expectativa do governo do Estado é que a empresa seja contratada ainda este ano, com início das obras também ainda em 2023. A conclusão desta etapa deve ser até 2026.

- Segundo a Secretaria de Estado de  Mobilidade e   Infraestrutura (Semobi), o projeto foi pensado para que não tenha necessidade de grandes desapropriações ou necessidade de negociações ou entraves com o governo federal, já que será  construído no trecho da ponte que já é estadual.

- A obra será contratada por meio de  Regime Diferenciado de Contratação (RDC), em que a empresa deverá  elaborar os projetos básicos e executivos de engenharia, além de ser a responsável pela  execução das obras. O mesmo regime foi usado para contratar, por exemplo,  obras como da ciclovia e ampliação da Terceira Ponte.

Fonte: Semobi.

Leia mais:

Estudos sugerem o melhor horário para praticar atividade física
ES vai receber doses da vacina contra a nova varíola na próxima semana

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: