Tradição e modernidade em barbearias
Centro de Vitória conta com espaços de beleza para homens que oferecem desde corte de cabelo a cuidados para a pele
Escute essa reportagem
Se você, homem, quer dar uma repaginada no visual, saiba que o coração da capital conta com barbearias tradicionais e modernas que prestam serviços capazes de aumentar a autoestima.
Inaugurado há cinco anos, o Mr. Boldness Space é um exemplo de lugar inovador e que investe em modernidade. Para os fios, o cliente tem a opção de fazer luzes, pigmentação, platinar e pintar com cores diferentes. Os cortes também seguem a novidade.
Leia mais sobre Vem pro Centro
Lá também há serviços que vão para além dos cuidados com o cabelo. Revitalização facial, limpeza de pele profunda, massagem facial e capilar podem ser realizadas.
“Gostamos da pegada mais nova e sempre procuramos trazer cortes mais modernos. Temos os clássicos também, é claro”, comentou Julio do Espirito Santo, proprietário do estabelecimento.
Junto de sua colaboradora Júlia, transforma a vida de seus clientes com seu atendimento.
Julio comentou que decidiu investir seu negócio no Centro porque acha o lugar acolhedor.
“Gosto muito daqui pela diversidade e pelo maior acolhimento que tem em relação aos outros locais. Por ser um homem trans, me sinto mais acolhido, me sinto mais confortável”, comentou.
O local atende pessoas independente do gênero e trabalha com cabelos longos e curtos. Seu público é de outros municípios além de Vitória, como Serra, Cariacica e Guarapari.
Segredo
Se por um lado o Mr. Boldness Space é a cara da inovação, o Salão Totinho é voltado para a tradição.
Ele é o mais antigo do Centro, de acordo com seu proprietário, José Augusto da Silva, de 80 anos. O barbeiro assumiu o local em 1980, mas a barbearia já existia desde a década de 40.
E o segredo para o sucesso de tanto tempo é a dedicação, segundo o proprietário. De segunda a sábado, o profissional acorda todos os dias às 5h30 para começar a trabalhar. Sozinho, ele oferece aos clientes opções de corte de cabelo e de barba, e também a realização de massagem.
Ao longo do expediente, José disse que faz muitos amigos. “Além de cortar cabelo, acabo criando um vínculo com meus clientes. A barbearia também é um lugar para isso, para colocar a conversa em dia”, comentou.
Ele completou que tem clientes muito fiéis os quais o acompanham desde quando passou a atuar, lá na década de 80. “Sou muito feliz aqui”, finalizou.
Ao som de música
Cortes variados e hip-hop
Em funcionamento há quatro anos, a barbearia Taig Blessed oferece a seus clientes variados tipos de cortes. De acordo com o dono do estabelecimento, Carlos Itaiguara Oliveira, 39, ao longo do atendimento o cliente pode desfrutar de muito conforto e de música no estilo hip hop.
Morador do Centro há 26 anos, ele disse que o lugar é especial para ter seu negócio. Além da região, Carlos também atende pessoas de Vila Velha, Serra e Guarapari.
Meio século de história
De sete meses a 105 anos
Há 27 anos, Elson Francisco da Silva, 51, assumiu a barbearia de seus irmãos. Ao todo, o lugar tem cinco décadas de história, e durante esse tempo, cultivou diversos clientes. “Eu consegui uma clientela fiel que já existia na barbearia e a cultivei”, comentou o profissional.
Ele trabalha com corte de barba e cabelo e atende homens de uma faixa etária variada.
“Já atendi um cliente de 105 anos, hoje atendo um de 101. Os pequenos também vêm aqui, os bebês mais cabeludos também. Já atendi crianças de sete meses”, afirmou. Sebastião, 80, é um dos clientes da Barbearia do Elson.
Fique por dentro
Barbearias do Centro
A região do centro da capital conta com barbearias tradicionais e também aquelas que apostam na modernidade, com a oferta de outros serviços.
Proprietários entrevistados afirmaram que esses espaços vão para além do corte do cabelo, sendo também um lugar para a conversa e a criação de vínculos.
De acordo com barbearias consultadas, os cortes mais pedidos por clientes são “corte do jaca”, moicano, fade low, fade hair cut e social. O cabelo platinado também é pedido.
Números
Segundo a Junta Comercial do Estado (Jucees), o número de estabelecimentos registrados como salões, barbearias, manicures e pedicures na região do Centro (contando com o Parque Moscoso) é de 206.
Comentários