Mandamentos viram tema de obra no Centro
Religião está representada em monumentos da Capital
Escute essa reportagem
A religião não fica de fora dos monumentos espalhados pelo centro de Vitória. Um exemplo é o da obra A Lei de Deus. Feita pela Associação da União Brasileira dos Adventistas do Sétimo Dia, ela foi inaugurada em 1979.
A obra, que é constituída por dois painéis de mármore branco e conta com a descrição dos 10 mandamentos bíblicos, fica localizada na Praça Getúlio Vargas.
Leia mais sobre Vem pro Centro
De acordo com o historiador Marcus Vinícius Sant'Ana, na época em que foi instalada, representou o aumento da religião Adventista do Sétimo Dia no Estado.
“O Brasil sempre teve essa tradição católica e, na década de 70, quando o centro de Vitória representava o espaço mais importante da cidade, instalar a obra no meio de uma praça era um grande indício histórico de uma representação do crescimento”, comentou o profissional.
Giuliano de Miranda, historiador e pesquisador do Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes (Leena) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), afirmou que existem outros dois monumentos no Brasil que são semelhantes a este: um fica em Maringá, no Paraná, e o outro em Vitória da Conquista, na Bahia.
Índio Arariboia
Feito pelo artista italiano naturalizado brasileiro Carlo Crepaz, o monumento é constituído de uma estátua de bronze que conta com a figura de um índio guerreiro. Feito em tamanho natural, ele está em cima de uma pedra, apontando seu arco e flecha.
Getúlio Vargas
Presente na Praça Getúlio Vargas, a obra de Leonardo Lima foi inaugurada um ano após a morte do ex-presidente de mesmo nome, como uma forma de homenagem ao político.
Além da estátua, também está presente a mensagem que ele deixou em uma carta antes de se suicidar.
Monumento ao papa Pio XII
Feita por Carlo Crepaz e localizada na Praça Pio XII, a obra, de 1964, homenageia o papa Pio XII, que havia morrido no ano de 1958. Ele tem grande representação na educação e foi uma figura que propagou a paz durante a Segunda Guerra Mundial.
Relógio da Praça Oito
Inaugurado em 1942, ele é um marco do processo de desenvolvimento de Vitória, com o aterro que gerou a avenida Princesa Isabel e a avenida Beira-Mar. A obra, que conta com um conjunto de quatro relógios, um em cada face da torre, celebra a ocupação e desenvolvimento da capital. Além de ser um marco histórico, o local é um ponto de encontro de pessoas no centro.
Monumento a Ernestina Pessoa
Inaugurado em 1951, o Monumento a Ernestina Pessoa, feito pelo artista Carlo Crepaz, está localizado no Parque Moscoso.
Ernestina foi uma pessoa real e que teve grande importância na educação do Espírito Santo. A professora tinha uma escola no centro de Vitória e formou vários profissionais da cidade, e também de outras regiões do Estado, afinal, também lecionava no interior.
Ernestina foi professora do ex-governador Jones do Santos Neves e, a fim de homenageá-la pelo seu trabalho com a educação, fez a encomenda de uma estátua que a representasse.
Comentários