Plano para atrair mais turistas ao Espírito Santo é lançado
Uma das medidas será a criação de uma marca do Estado no turismo. Investimento anual a fim de fortalecer setor será de R$ 26 milhões
Uma nova marca para a promoção das opções turísticas do Espírito Santo para o Brasil e até outros países será lançada neste ano pelo governo do Estado. O anúncio foi feito ontem, na apresentação do novo plano de marketing para o turismo.
Serão investidos, ao todo, R$ 26 milhões por ano para as ações voltadas ao fomento do turismo no Estado, deste ano até 2030.
A apresentação oficial da marca será no Fórum PanRotas, agendado para 3 e 4 de março. O objetivo é criar uma nova identidade para o Espírito Santo e impulsionar a atração de visitantes de estados como Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Rio de Janeiro e Paraná, além de aumentar a circulação interna.
Entre as origens internacionais, cidades como Buenos Aires, Córdoba e Rosário, na Argentina, são apontadas como emissores prioritários — ou seja, serão locais onde a promoção do Espírito Santo ocorrerá com mais força.
Investimentos no turismo já vêm ocorrendo nos últimos anos, destacou o governador Renato Casagrande. No entanto, o setor vinha requisitando um plano específico para dar norte às ações.
“Nosso Estado já foi um dos segredos mais bem guardados do Brasil. Hoje as pessoas estão querendo saber qual o segredo que nos colocou em uma condição de muito respeito, confiança e resultado. A gente já tem feito um trabalho muito grande de divulgação, mas o setor necessitava de um plano”, disse o governador.
A promoção será com base em indicadores, que definirão quais destinos valem a pena sugerir e quais têm deficiências que precisam ser solucionadas, diz o especialista em Marketing Turístico Thiago Akira, consultor do Lab Turismo, elaborador do plano.
“A gente só volta e sugere um destino onde existe hospitalidade e processos bem definidos. Onde não há pessoas e bons processos, a gente não sugere”, adianta Akira.
O orçamento previsto para este ano para a promoção do turismo é quatro vezes maior que o praticado em 2025, ressaltou o presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures), Valdeir Nunes.
“Hoje o turismo do Espírito Santo tem vivido um novo momento. É algo extraordinário essa união do empresariado, Sebrae-ES, Fecomércio-ES, Contures e a Secretaria de Turismo”, disse Nunes.
Entenda o plano
Eixos principais
O Plano Estratégico de Marketing Turístico do Espírito Santo tem quatro componentes fundamentais, que atuam de forma integrada.
Produtos
O primeiro é o desenvolvimento de produtos de experiência, com foco na qualificação, organização e fortalecimento de produtos turísticos alinhados aos seis segmentos estratégicos.
O objetivo é transformar os atributos do território em experiências autênticas, bem estruturadas e comercializáveis, capazes de ampliar o valor percebido do destino, fortalecer negócios locais e criar experiências memoráveis para o visitante.
Comunicação
O segundo componente trata do posicionamento e da comunicação do destino. Estão nele o desenvolvimento da nova marca turística, as campanhas globais de promoção e segmentadas por segmento estratégico.
Busca ativa
O terceiro componente contempla as ações de mercado, responsáveis por traduzir a estratégia em presença ativa e qualificada junto ao mercado turístico. Incluem projetos cooperados com operadoras e agências de viagem, participação estratégica em feiras e eventos, além de ações de capacitação e relacionamento com o mercado.
O objetivo é ampliar canais de comercialização, estimular a venda dos produtos do Estado e fortalecer parcerias estratégicas de longo prazo.
Dados
O quarto componente é a inteligência de dados e monitoramento, que sustenta toda a estratégia do plano. Ele envolve o acompanhamento de indicadores, a análise de mercados, o comportamento do visitante e a avaliação contínua dos resultados das ações.
Fonte: Contures.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários