Theatro Carlos Gomes liberado para visitas. Saiba como conhecer
Público vai poder conferir, a partir da próxima terça-feira, como ficou o espaço após reforma e ainda saber curiosidades
O Theatro Carlos Gomes, no centro de Vitória, vai receber o público para visitas guiadas a partir de terça-feira. Elas acontecerão toda semana, nas terças e quartas-feiras, com possibilidade de agendamento em cinco horários.
Os agendamentos já podem ser realizados por meio do site theatrocarlosgomes.byinti.com.
A visitação é gratuita e acompanhada por um guia, que contará a história do Theatro Carlos Gomes, além de fatos sobre as intervenções realizadas e as melhorias implementadas na reforma. As visitas têm duração de uma hora e acontecem às 9h, 10h, 14h, 15h e 16 horas.
Fabrício Noronha, secretário de Cultura do Estado, destaca a importância da visitação.
“Durante a visita, a gente apresenta tanto as questões do próprio restauro que foi realizado, as melhorias, as prospecções, as curiosidades do que foi recuperado e como a equipe chegou a determinadas cores e decisões. Além disso, a própria história e a importância desse patrimônio, que é um dos mais importantes do nosso Estado”, destacou.
O espaço, que fica na rua Barão de Itapemirim, na Praça Costa Pereira, é um dos principais pontos da cultura capixaba e foi reaberto no dia 22 de novembro, totalmente restaurado.
Érika Kunkel, presidente do Instituto Modus Vivendi, responsável pela obra, conta que o objetivo da reforma foi preservar as características históricas do edifício e, ao mesmo tempo, promover adequações técnicas necessárias para garantir acessibilidade e segurança para espectadores e artistas.
“Além dos estudos técnicos, históricos e das prospecções no local, fizemos também uma pesquisa sobre a memória afetiva da população. Os lustres de cristal eram citados como uma lembrança marcante. Também tivemos muito cuidado em manter as cadeiras, o piso de mármore e outros elementos que trazem essa lembrança afetiva”.
Além do restauro histórico, houve uma renovação completa da estrutura cênica do teatro.
“A acessibilidade também foi um ponto fundamental. Hoje o teatro conta com um elevador que acessa todos os andares. Além disso, há um elevador específico para o palco, uma plateia elevatória e a plataforma da orquestra. O teatro hoje é 100% acessível”.
Fique por dentro
Agendamento
As visitas ao Theatro Carlos Gomes acontecerão duas vezes por semana, sempre às terças e quartas-feiras. São oferecidos cinco horários por dia, com duração de uma hora cada visita.
As visitas poderão ser agendadas para as 9h, 10h, 14h, 15h e 16h.
Os agendamentos já podem ser realizados por meio do site https://theatrocarlosgomes.byinti.com/.
Curiosidades
Durante a visita guiada, o público terá acesso a informações sobre o processo de restauro do teatro, as intervenções realizadas, as decisões técnicas e estéticas adotadas e a história e a importância cultural do Theatro Carlos Gomes, um dos patrimônios mais relevantes do Espírito Santo.
Restauro
Durante o restauro, foram realizadas prospecções históricas que revelaram douramentos originais, que estavam cobertos e foram recuperados.
além disso, os lustres de cristal, considerados elementos da memória afetiva do capixaba, foram cuidadosamente restaurados e preservados.
O piso original do teatro também foi parcialmente recuperado: um trecho do ladrilho original ficou visível por meio de uma “janela”, permitindo ao visitante comparar o piso antigo com o atual, de madeira.
A visita guiada permite acesso a áreas que normalmente não são abertas ao público, como camarins e o palco, com experiência de subir e permanecer no palco do teatro.
Acessibilidade
O teatro conta hoje com uma estrutura moderna e acessível, incluindo elevadores que atendem todos os andares e elevador para acesso ao palco.
Café no teatro
O Theatro Carlos Gomes contará com um café instalado no foyer (salão) superior, localizado no segundo andar do prédio.
O espaço terá vista para a Praça Costa Pereira, ambiente de contemplação, convivência e integração com a experiência histórica do teatro.
O café será aberto ao público, não restrito apenas aos espectadores de espetáculos.
A implantação do café está sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura, que já está em processo de licitação para definir o uso do espaço.
O local funcionará como um espaço de espera antes dos espetáculos, promovendo encontros e conversas, além de servir como ponto de contemplação do patrimônio histórico e da paisagem urbana.
Fonte: Governo do Estado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários