X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Terceira idade descobre paixão pela corrida

Esportes praticados com consciência e orientação proporcionam ganhos aos idosos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Terceira idade descobre paixão pela corrida
Elias Camargo, de 71 anos, mostra as medalhas que já conquistou |  Foto: Acervo pessoal

Um esporte democrático, que pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora, e oferece benefícios à saúde física e mental. Não faltam motivos para aderir à corrida e, de acordo com especialistas, o esporte atrai cada vez mais um novo público: os idosos.

Quem já pratica a corrida há algum tempo não nega os benefícios para a saúde. É o caso do aposentado Elias Camargo, de 71 anos. O morador de Guarapari iniciou nas corridas com quase 60 anos, já conquistou 13 pódios em 250 provas e participou de sete edições da tradicional São Silvestre.

Em 2014, ele conquistou o primeiro pódio: 3º lugar na 1ª Corrida da Igreja São José Marido de Maria, em Vila Velha. De lá para cá, o idoso só evoluiu no esporte.

“Tenho como meta fazer duas por mês e pretendo correr por mais alguns anos, enquanto as pernas e o coração aguentarem. Quando estou correndo, tenho a sensação de vencer o sedentarismo, o prazer de estar realizando uma atividade física e a alegria de estar interagindo com os amigos”, revela.

O profissional de Educação Física Christian Rosa preparou um guia de treinamento, a pedido do jornal A Tribuna, para ajudar quem deseja participar de uma corrida de 5 km.

O especialista aponta que, em oito semanas, é possível passar de uma fase de condicionamento físico até uma corrida de 5 km.

Imagem ilustrativa da imagem Terceira idade descobre paixão pela corrida
O dia do aposentado José Cardoso, de 83 anos, mais conhecido como o “vovô corredor”, começa bem cedo. Antes das 7 horas, ele sai para caminhar pelas estradas de Alfredo Chaves, onde mora, por orientação médica por causa da hipertensão. Pai de quatro filhos e avô de nove netos, há menos de dois anos ele começou a fazer atletismo durante os treinos do Grupo da Melhor Idade da prefeitura da cidade e hoje coleciona várias medalhas em jogos do governo do Estado para idosos. “Gosto muito de correr, de caminhar. Sempre gostei e nem pretendo parar com nenhum dos dois esportes. Todo mundo deve praticar alguma atividade física”, diz. |  Foto: Acervo pessoal

“Inicialmente, é preciso uma avaliação cardíaca para checar se o aluno tem algum problema ou limitação física. Para estabelecer um treinamento mais seguro, recomenda-se, também, um trabalho de fortalecimento muscular em paralelo aos treinamentos cardiovasculares”.

O médico geriatra Gustavo Genelhu destaca que as atividades físicas, quando bem orientadas e indicadas por um profissional capacitado, podem ser adaptadas aos idosos, até mesmo a corrida e outras modalidades, por exemplo.

“Qualquer esporte que seja praticado com consciência e com orientação vai proporcionar ganhos aos idosos. Então, os esportes da água, como a natação, e outras atividades, como a corrida e caminhada, são ótimas práticas para o dia a dia”.

Guia de treinamento para corrida

Semana 1

Terça-feira: caminhada de 20 a 30 minutos.

Quarta-feira: caminhada intervalada de 25 minutos, sendo 10 minutos em ritmo leve, 5 minutos em ritmo mais forte e 10 minutos em ritmo leve.

Sábado: caminhada contínua de 30 minutos em ritmo leve.

Semana 2

Terça-feira: caminhada contínua de 30 minutos em ritmo leve.

Quarta-feira: caminhada intervalada de 30 minutos, sendo 10 minutos em ritmo leve, 5 minutos em ritmo mais forte,10 minutos em ritmo leve e 5 minutos em ritmo mais forte.

Sábado: caminhada contínua de 40 minutos.

Semana 3

Terça-feira: corrida e caminhada de 3 km, sendo 2 km de caminhada leve e 1 km de caminhada alternada com trotes. Previsão de 28 a 35 minutos.

Quarta-feira: caminhada de 4 km. Previsão de 40 a 45 minutos.

Sábado: corrida e caminhada de 5 km, sendo 2 km de caminhada leve, 2 km de caminhada alternada com trotes e 1 km de caminhada. Previsão de 45 a 50 minutos.

Semana 4

Terça-feira: corrida e caminhada de 4 km, sendo 1 km de caminhada, 1 km de corrida, 1 km de caminhada e 1 km de corrida. Previsão de 35 a 40 minutos.

Quarta-feira: caminhada de 5 km.

Sábado: corrida e caminhada de 5 km, sendo 1 km de caminhada, 2 km de corrida e 2 km de caminhada. Previsão de 45 a 50 minutos.

Semana 5

Terça-feira: corrida e caminhada de 4 km, sendo 2 km de caminhada e 2 km de corrida. Previsão de 35 a 40 minutos.

Quarta-feira: caminhada de 5 km. Previsão de 50 minutos.

Sábado: corrida e caminhada de 6 km, sendo 1 km de caminhada, 3 km de corrida, 1 km de caminhada e 1 km de corrida. Previsão de 35 a 40 minutos.

Semana 6

Terça-feira: corrida e trote de 5 km, sendo 1 km de caminhada, 2 km de trote leve, 1 km de corrida mais forte e 1 km de caminhada.

Quarta-feira: trote leve de 4 km.

Sábado: corrida e trote de 6 km, sendo 1 km de caminhada, 3 km de trote leve, 2 quilômetros de corrida mais forte.

Semana 7

Terça-feira: trote leve de 4 quilômetros

Quinta-feira: corrida e trote de 5 km, sendo 2 km de trote leve, 2 km de corrida mais forte e 1 km de caminhada.

Sábado: corrida e trote de 6 km, sendo 1 km de caminhada, 3 km de trote leve e 2 quilômetros de corrida mais forte.

Semana 8

Terça-feira: corrida e trote de 4 km, sendo 3 km de trote leve e 1 km de corrida mais forte.

Quarta-feira: caminhada de 4 quilômetros.

Dia da prova: 5 km, sendo, inicialmente, trote leve e aumento de ritmo gradual até o final da prova.

Fonte: Christian Rosa, professor de Educação Física.


Fique por dentro

Cuidados para a corrida

Inicialmente, é necessário fazer uma avaliação cardíaca para checar se há algum problema ou limitação física. Busque dialogar com um profissional de Educação Física, marque uma consulta médica e faça os exames indicados para a avaliação.

É fundamental iniciar a prática de corrida aos poucos. Em geral, o foco inicial é estabelecer uma melhora do sistema cardiovascular, principalmente para pessoas em total inatividade. Depois, a adaptação segue com as fases condicionante e de aperfeiçoamento. No caso de pessoas que irão competir em corridas, há, ainda, a fase de recuperação. O planejamento deve ser feito por um profissional de Educação Física.

Utilize um tênis específico para corrida. Quando a escolha é adequada, há menor chance de ocorrer algum tipo de lesão.

Envolva-se socialmente. A corrida é uma prática esportiva que, quando feita em grupo, pode aumentar a aderência e a socialização.

Fonte: Especialistas consultados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: