SUS ganha serviço inédito para pacientes com câncer
Antes, os pacientes eram encaminhados para outros estados para realizar tratamento oncológico em oftalmologia
Escute essa reportagem
Em um serviço inédito no Espírito Santo, pacientes com câncer nos olhos serão atendidos a partir de 1º de junho no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam), em Vitória.
O novo serviço especializado de oncologia em oftalmologia faz parte de uma parceria entre o governo estadual e o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo. Antes, os pacientes eram encaminhados para outros estados para realizar os tratamentos.
Os atendimentos vão acontecer semanalmente, todas as quintas-feiras, no Hospital das Clínicas. O acesso às consultas ocorrerá por meio da regulação estadual, com atendimento iniciado nas unidades de saúde.
O superintendente do Hucam-Ufes, Lauro Vasconcellos, disse que o serviço será ofertado no prédio do Centro de Oftalmologia, que fica no complexo ambulatorial multi-referenciado, inaugurado no ano passado. “No Centro de Oftalmologia realizados consultas e procedimentos, com 44 oftalmologistas atendendo e mais de 3 mil consultas e exames, em geral, realizados por mês”.
Ele ainda apontou que, com esse novo serviço, serão tratados tumores corneanos e/ou conjuntivais; neoplasia escamosa da superfície ocular; Melanose primária adquirida; Papiloma; Granuloma; e Nevus.
“Como somos referência de oftalmologia, pretendemos ter todo o tratamento aqui no Estado, com 100% do serviço integrado à Secretaria de Estado da Saúde. Seguimos com a nossa missão de contribuir com a melhoria da assistência aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde)”.
O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, também ressaltou a importância do novo serviço, principalmente para reduzir as distâncias entre os pacientes e o tratamento. “Antes, o paciente precisava se deslocar para outros estados. Com esse serviço inédito e os esforços de ampliar, cada vez mais o acesso da população à saúde”.
Hoje a Secretaria da Saúde (Sesa) tem 53 pacientes cadastrados no Programa de Tratamento Fora de Domicílio em tratamento para neoplasia maligna do olho. O serviço poderá atender novos diagnósticos.
Saiba mais
Parceria
O novo serviço especializado de Oncologia em Oftalmologia, que é inédito no Estado, vai acontecer por meio de uma parceria entre o governo estadual e o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes), da Universidade Federal do Espírito Santo.
Porta de entrada
A entrada para o acesso ao serviço acontece pelo atendimento na Atenção Primária à Saúde, na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do cidadão.
O profissional que atender o paciente irá encaminhá-lo ao serviço, por meio da Regulação Estadual.
Os atendimentos começam no próximo dia 1º de junho.
Após a confirmação do agendamento e a marcação da consulta, os atendimentos acontecerão semanalmente, todas as quintas-feiras, no Hucam, hospital integrante da Rede Ebserh em Vitória.
O que engloba?
O novo serviço – destinado a pacientes a partir dos 18 anos – engloba, além das consultas ambulatoriais, as cirurgias, caso necessário, e o tratamento.
Diagnóstico
Com a confirmação do diagnóstico para tumores corneanos e/ou conjuntivais; neoplasia escamosa da superfície ocular (carcinoma, neoplasia in situ); Melanose primária adquirida (MPA); Papiloma; Granuloma; e Nevus, o tratamento é iniciado.
Fonte: Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes e Secretaria de Estado da Saúde
Captação para transplante de córnea vai ser ampliado
Além de ampliar os serviços para o tratamento oncológico em oftalmologia, a equipe do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), em Vitória, também se prepara para reforçar a captação de córneas para transplante no Estado.
O superintendente do Hucam-Ufes, Lauro Vasconcellos, afirmou que o Centro de Oftalmologia do Hospital quer ampliar o banco de olhos para transplante de córnea.
“Temos hoje mais de 1.100 pacientes aguardando transplante de córnea no Estado, com uma espera em média de 2 anos. Estamos buscando parceria agora com o Instituto Médico Legal para captar mais córneas e realizar o preparo, de maneira a atender mais pacientes que precisam”.
Ele explicou, ainda, que o transplante já é realizado no Hucam, sendo responsável por 60% a 70% desses procedimentos no Espírito Santo.
“Queremos ajudar a Secretaria de Saúde a reduzir a espera por uma córnea e possibilitar mais pacientes atendidos”.
Comentários