Síndrome pós-covid pode causar falta de atenção
Especialista explica que foi até criado um termo para o possível quadro de desatenção após a contaminação pelo coronavírus
Escute essa reportagem
Os efeitos da covid-19 ainda estão sendo sentidos por muitas pessoas. Os médicos alertam que a falta de atenção, foco e concentração podem ser alguns deles.
“Outro fator que tem contribuído para o aumento do consumo dos psicoestimulantes é um fenômeno bastante visto entre os neurologistas, que é um quadro de Déficit de Atenção consequente à infecção pelo covid”, explica a neurologista Soo Yang Lee.
Mais de 300 mil no ES já usam remédio para aumentar concentração
Saúde em foco: médicos explicam tratamentos para Déficit de atenção em adultos
Ela explica que surgiu um termo em inglês chamado “brain fog” (confusão mental, em tradução livre), que é um quadro de desatenção e déficit de memória que surge após a pessoa ter tido quadro de covid.
“Na grande maioria das vezes, melhora após seis a nove meses. Uma porcentagem menor de pessoas persiste com o déficit de atenção e, nesses casos, usamos os psicoestimulantes, porque os sintomas comprometem o rendimento acadêmico e no trabalho”, explica a médica.
Outra questão, levantada pela psiquiatra Fernanda Mappa, é que, de maneira geral, a população está mais ansiosa e deprimida. “Quadros que também são responsáveis pela queda do padrão atencional”.
Comentários