X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Sem insumos, ES paralisa testes de leptospirose e aguarda chegada de novos kits

Desde a chuva do dia 22 de março, a Secretaria de Saúde (Sesa) registrou cerca de 186 casos suspeitos da doença só em Mimoso do Sul


Ouvir

Escute essa reportagem

Desde a chuva do dia 22 de março, que devastou cidades do Espírito Santo, a Secretaria de Saúde (Sesa) registrou cerca de 186 casos suspeitos de leptospirose só no município de Mimoso do Sul - que foi um dos mais afetados pelas enchentes. No entanto, a falta de insumos para a realização dos testes paralisou temporariamente a realização dos exames pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espírito Santo (Lacen/ES).

Por nota, o Lacen/Es disse que "os kits do teste ELISA-IgM para análise da leptospirose são regularmente fornecidos pelo Ministério da Saúde. No entanto, um desabastecimento desse insumo junto ao MS, levou a paralisação temporária na realização destes exames".

Ainda segundo a instituição, em abril foram realizados dois pedidos emergenciais ao Governo Federal, totalizando 15 kits do teste e a previsão é de que os insumos cheguem ao Estado nos próximos dias. Assim, a retomada dos testes deve acontecer no início da próxima semana.

"A direção do Lacen-ES ressalta que, com o insumo disponível, os exames serão rapidamente regularizados, e todas as amostras aguardando análises terão seus laudos liberados em até 24 horas após o recebimento do kit", afirmou a instituição por nota.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: