Médicos alertam para o perigo de dormir com lente de contato
Úlcera de córnea por infecção bacteriana é um dos problemas que podem ser causados
Escute essa reportagem
As lentes de contato são opções para quem tem algum problema de vista, mas não quer usar óculos. Porém o mau uso das lentes pode provocar danos graves aos olhos.
LEIA TAMBÉM
A influência do sono na saúde mental
Saiba que sem dormir bem você não vai emagrecer!
Dormir com elas, por exemplo, pode ser perigoso. Recentemente, a influenciadora digital Natalia Rabbi, 23, que tem mais de 120 mil seguidores no Instagram, compartilhou em suas redes sociais que esqueceu de tirar as lentes para dormir e acordou com os olhos irritados, não conseguia abri-los, estava com sensibilidade à luz e dor de cabeça.
“Eu estava muito cansada e, por um descuido, dormi com a lente. Acordei com o olho muito irritado, não lembrava que estava com a lente, e esfreguei os olhos. Quando fui lavar o rosto, vi que estava com a lente ainda”, relatou à reportagem.
“Fui ao hospital, a oftalmologista pingou um colírio e disse que estava começando a me dar uma úlcera no meu olho esquerdo. Ela receitou um hidratante ocular e um colírio antibiótico”.
O oftalmologista Afonso Celso Andara explicou que a lente diminui bastante a oxigenação da córnea. “Quando a pessoa dorme, essa oxigenação diminui mais ainda, aumentando o risco de uma úlcera de córnea por infecção bacteriana”.
Ele destacou ainda que deve-se atentar para os cuidados ao usar a lente, como limpeza com material correto.
“Muita gente usa soro, porém o soro não é estéril e não tem produtos que matem bactérias, protozoários ou fungos que possam colonizar a lente. É importante também descartar a lente após o período de 30 dias”.
O oftalmologista e cirurgião do Hospital de Olhos de Vitória Cesar Ronaldo Filho orienta que, ao sentir desconforto, a pessoa tem de tirar a lente e procurar um oftalmologista. “Quanto mais se demorar para procurar ajuda, em caso de infecção, mais grave pode ser o problema”.
Uma orientação dada pelo médico é o uso de “lágrimas” próprias com as lentes de contato. Ele ainda alerta que, além do descarte da lente, que deve ser feito dentro do prazo, o estojo de armazenamento também deve ser trocado.
“O estojo é uma fonte de infecção muito comum, sendo também importante a higiene das mãos”, observa.
FIQUE POR DENTRO
Cuidados com a lente de contato
- Lave bem as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes.
- Para limpar e armazenar, recorra somente à solução de limpeza específica para o produto (não use soro fisiológico, nem água).
- Substitua o estojo a cada troca de lente.
- As lentes de contato devem ser adaptadas e supervisionadas pelo médico oftalmologista. Em caso de desconforto, dor, olhos vermelhos ou visão embaçada, suspenda o uso e procure atendimento.
O que não deve ser feito
- Não durma com as lentes.
- Não tome banho de chuveiro nem entre no mar, no rio ou na piscina com o acessório.
- Não utilize as lentes após o seu vencimento.
Riscos de dormir com a lente
- Quando a pessoa dorme com a lente, aumenta o ressecamento e a temperatura, e ela pode causar pequenas feridas na córnea, servindo como entrada para infecção.
- A lente já diminui bastante a oxigenação da córnea e ao dormir essa oxigenação diminui mais ainda, aumentando o risco de uma úlcera de córnea por infecção bacteriana.
- Sentindo dor ou desconforto, um médico deve ser procurado.
Fonte: Médicos consultados e pesquisa AT.
Comentários