X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Médicos alertam para o perigo de dormir com lente de contato

Úlcera de córnea por infecção bacteriana é um dos problemas que podem ser causados


Imagem ilustrativa da imagem Médicos alertam para o perigo de dormir com lente de contato
Influenciadora digital Natalia Rabbi ficou com os olhos irritados e um princípio de úlcera no olho esquerdo ao esquecer de tirar as lentes |  Foto: Reprodução/Acervo Pessoal

As lentes de contato são opções para quem tem algum problema de vista, mas não quer usar óculos. Porém o mau uso das lentes pode provocar danos graves aos olhos.

LEIA TAMBÉM

A influência do sono na saúde mental

Água com gás faz mal a saúde?

Saiba que sem dormir bem você não vai emagrecer!

Dormir com elas, por exemplo, pode ser  perigoso. Recentemente, a influenciadora digital Natalia Rabbi, 23, que tem mais de 120 mil seguidores no Instagram, compartilhou em suas redes sociais que esqueceu de tirar as lentes para dormir e acordou com os olhos irritados, não conseguia abri-los, estava com sensibilidade à luz e dor de cabeça.

 “Eu estava muito cansada e, por um descuido, dormi com a lente. Acordei com o olho muito irritado, não lembrava que estava com a lente, e esfreguei os olhos. Quando fui lavar o rosto, vi que estava com a lente ainda”, relatou  à reportagem.

 “Fui ao hospital, a oftalmologista pingou um colírio e disse que estava começando a me dar uma úlcera no meu olho esquerdo. Ela receitou um hidratante ocular e um colírio antibiótico”. 

Imagem ilustrativa da imagem Médicos alertam para o perigo de dormir com lente de contato
Médicos alertam para o perigo de dormir com lentes de contato Foto: Recentemente a influenciadora digital Natalia Rabbi, 23, que tem mais de 120 mil seguidores no Instagram, compartilhou em suas redes sociais que esqueceu de tirar as lentes para dormir e acordou com os olhos irritados, não conseguia abri-los, estava com sensibilidade a luz e dor de cabeça. |  Foto: Reprodução/Acervo Pessoal

 O oftalmologista Afonso Celso Andara explicou que  a  lente diminui bastante a oxigenação da córnea. “Quando a pessoa dorme, essa oxigenação diminui mais ainda, aumentando o risco de uma úlcera de córnea por infecção bacteriana”. 

Ele destacou ainda que deve-se atentar para os cuidados ao usar a lente, como limpeza com material correto. 

“Muita gente usa soro, porém o soro  não é estéril e não tem produtos que matem bactérias, protozoários ou fungos que possam colonizar a lente. É importante também descartar a lente após o período de 30 dias”.

O oftalmologista e cirurgião do Hospital de Olhos de Vitória  Cesar  Ronaldo Filho orienta que, ao sentir  desconforto, a pessoa tem de tirar a lente e procurar um oftalmologista. “Quanto mais se demorar para procurar ajuda, em caso de infecção, mais grave pode ser o problema”.

Uma orientação dada pelo médico é o uso de “lágrimas” próprias com as lentes de contato. Ele ainda alerta que, além do descarte da lente, que deve ser feito dentro do prazo, o estojo de armazenamento também deve ser trocado. 

“O estojo é uma fonte de infecção muito comum, sendo também importante a higiene das mãos”, observa.

FIQUE POR DENTRO

Cuidados com a lente de contato

- Lave bem as mãos com água e sabão antes de manusear as lentes.

- Para limpar e armazenar, recorra somente à solução de limpeza específica para o produto (não use soro fisiológico, nem água).

- Substitua o estojo a cada troca de lente.

- As lentes de contato devem ser adaptadas e supervisionadas pelo médico oftalmologista. Em caso de desconforto, dor, olhos vermelhos ou visão embaçada, suspenda o uso e procure atendimento.

O que não deve ser feito

- Não durma com as lentes.

- Não tome banho de chuveiro nem entre no mar, no rio ou na piscina com o acessório.

- Não utilize as lentes após o seu vencimento.

Riscos de dormir com a lente

- Quando a pessoa dorme com a lente, aumenta o ressecamento e a temperatura, e ela pode causar pequenas feridas na córnea, servindo como entrada para infecção.

- A lente já  diminui bastante a oxigenação da córnea e ao dormir essa oxigenação diminui mais ainda, aumentando o risco de uma úlcera de córnea por infecção bacteriana.

- Sentindo dor ou desconforto, um médico deve ser procurado.

Fonte: Médicos consultados e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: