Gripe Aviária: 16 pessoas apresentam sintomas e são monitoradas no ES
Em comunicado, a Sesa informou que mais de 100 pessoas foram expostas ao vírus
Escute essa reportagem
Leia mais notícias de Saúde aqui
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), por meio do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS/ES), divulgou, nesta quinta-feira (1º), novos números referentes ao monitoramento da gripe aviária (H5N1) em humanos no estado do Espírito Santo.
De acordo com o comunicado, cerca de 115 pessoas foram expostas ao vírus e, destas, 16 estão com sintomas e seguem sendo monitoradas pela Sesa. A instituição informou também que aguarda o resultado do exame de um caso suspeito.
O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou nove casos do vírus em aves em todo o Estado, sendo eles nos municípios de Marataízes, Cariacica, Vitória, Nova Venécia, Linhares, Itapemirim, Serra e Piúma.
Leia também
Alimentos que protegem o corpo de gripes e resfriados
Remédio para câncer de tireoide terá cobertura a obrigatória de planos de saúde
Em entrevista ao Jornal A Tribuna, na última terça-feira (30), o professor do Departamento de Patologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Edson Delatorre explicou que a gripe aviária causa uma alta mortalidade em aves e não tem uma alta capacidade de transmissão entre humanos. “O grande problema é que causa uma alta letalidade nas pessoas”, informou.
Ele explicou que, contaminado, o paciente passa a apresentar sintomas de uma gripe comum, como dor de garganta, febre, tosse e mal-estar, e que pode se agravar para uma pneumonia.
“Em algumas pessoas, a doença é desenvolvida em forma grave, com a síndrome respiratória aguda, podendo evoluir para a falência de órgãos e morte”, ressaltou ele.
Leia mais
Gripe Aviária: estação ecológica é interditada após morte de cisnes no RS
Novas vagas para vacinação contra gripe e covid em Vitória. Veja os locais
Comentários