X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Gravidez aumenta ou reduz desejo sexual?

Médicos dizem que nos primeiros três meses o interesse costuma diminuir, mas pode crescer no segundo trimestre da gestação


Imagem ilustrativa da imagem Gravidez aumenta ou reduz desejo sexual?
Cláudia Raia com o filho: atriz disse ter ficado “taradíssima” na gravidez |  Foto: Divulgação

Recentemente, em entrevista a programa da TV Globo, a atriz Claudia Raia disse que seu desejo sexual durante a gravidez aumentou exponencialmente. Ela deu à luz Luca, o primeiro filho com Jarbas Homem de Mello, no dia 11 de fevereiro, aos 56 anos.

“O meu caso é bem diferente, eu saí da menopausa. Claro que a sexualidade passa por momentos mais ou momentos menos. Eu, grávida, estava bombando, de tudo. Estava taradíssima”, afirmou.

Leia mais sobre Saúde aqui

Em contrapartida, a influenciadora digital Viih Tube, 22 anos, que acabou de dar à luz sua primeira filha, Lua, com o ex-BBB Eliezer, disse que perdeu a libido durante o período, principalmente por conta das dores no nervo ciático e no cóccix que sentiu durante os meses de gestação.

“A verdade é que é uma loucura. No começo eu pensava muito em sexo, mas tem horas que você está cansada, que você só quer deitar na cama, dormir e ponto final", disse em entrevista à Marie Claire. 

Mas afinal, por que isso acontece e por qual motivo algumas mulheres sentem um maior desejo sexual durante a gravidez enquanto outras não?

A gestação em si é uma fase de muitas mudanças tanto no corpo físico quanto no emocional da mulher. Especialistas acreditam que as fases sexuais também podem ser divididas em cada trimestre durante a gravidez.

Nos primeiros três meses, por exemplo, o interesse sexual tende a diminuir, pois é comum a mulher enfrentar enjoos, vômitos, dores nos peitos, cansaço e sono excessivo. Porém, existem evidências de que a libido pode aumentar no segundo trimestre, em razão da maior irrigação sanguínea na região pélvica e, consequentemente, uma maior sensibilidade vaginal. 

Também é neste período que as gestantes percebem a diminuição do mal-estar típico do início da gestação. Nos últimos três meses da gravidez, o interesse tende a declinar, já que o desconforto, as dores e o cansaço físico se intensificam conforme aumenta o tamanho da barriga e a ansiedade pela vinda do bebê.

Leia mais

ES investiga 3 casos suspeitos de gripe aviária em humanos e monitora 23 pessoas

Restrição pode levar à compulsão alimentar

Chegada aos 50 anos exige cuidados extras

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: