ES investiga 3 casos suspeitos de gripe aviária em humanos e monitora 23 pessoas
Pessoas estão em isolamento enquanto aguardam por resultado de exames na Fiocruz para confirmar ou descartar a doença
Escute essa reportagem
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que três casos suspeitos de gripe aviária em humanos são investigados no Espírito Santo atualmente. Além disso, 23 pessoas são monitoradas pelas equipes de saúde por terem tido contato com aves diagnosticadas com a doença.
Em comunicado publicado na tarde desta segunda-feira (22), a pasta explicou que após mais um caso da influenza aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) do subtipo H5N1 ser confirmado em uma ave encontrada na zona rural de Nova Venécia, no Noroeste do Estado, no fim de semana, o Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS/ES) articulou junto ao município o monitoramento de expostos humanos que tiveram contato com o pássaro conhecido como trinta-réis-real (Thalasseus maximus).
Leia mais notícias de Saúde aqui
"Após levantamento realizado pelo município, foram identificados 24 possíveis expostos. Todos estão em monitoramento, sendo que apenas um deles apresentou sintomas gripais leves. Para esse caso, foi iniciado o protocolo de isolamento social (que ocorre na própria residência), tratamento e coleta de exames", informou a Sesa.
Leia mais
Ministério da Saúde descarta caso suspeito de gripe aviária em humano no ES
Casos de gripe aviária registrados no ES são os primeiros do Brasil em 2023
A amostra vai ser encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) nesta segunda-feira (22), para envio à Fiocruz.
De acordo com a Sesa, até o momento, foram recebidas 60 notificações de possíveis casos de gripe aviária em humanos:
- Descartados: 34
- Em monitoramento: 23
- Em investigação: 03
A secretaria esclareceu que as pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com a Influenza aviária devem ser monitoradas e manter o isolamento social se apresentarem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação.
Leia mais
Ministro descarta risco de restrição comercial após casos de gripe aviária
Visitas são suspensas em parque de Jardim Camburi após caso de gripe aviária
Comentários