Chegada aos 50 anos exige cuidados extras
Consumo de proteínas e de alimentos com fontes de cálcio são fundamentais para a manutenção da integridade da massa magra
Escute essa reportagem

Comer de forma saudável é fundamental em qualquer fase da vida, segundo especialistas. Mas, após os 50 anos, o cuidado com o que se consome deve ser redobrado.
O nutrólogo e cirurgião Roger Bongestab, especialista em obesidade, destaca que, nesta fase, o consumo de proteínas e de alimentos com fontes de cálcio são fundamentais para a manutenção da integridade da massa magra (muscular e óssea).
“Alimentos ricos em ômega 3 e ômega 9, pelos benefícios anti-inflamatórios em sistema nervoso e cardiovascular, também se fazem fundamentais”, ressalta Roger, que também é professor de Nutrologia do Hospital Albert Einstein, da Nutrology Academy e da Emescam.
O nutrólogo e endocrinologista Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), frisa que, após os 50 anos, uma ingestão maior de cálcio, zinco e vitamina D favorece o não desenvolvimento de osteopenia e osteoporose (doenças que acometem os ossos), há menor replicação viral e maior resistência imunológica.
“Nesse aspecto, a atividade física rotineira, de 7 a 10 mil passos por dia, junto com o sono de sete a oito horas por noite também são hábitos que favorecem a saúde”, pontua.
Leia mais
As 10 dietas mais famosas do mundo para viver com saúde
Ministério da Saúde descarta caso suspeito de gripe aviária em humano no ES
A endocrinologista Gisele Lorenzoni lembra que, nesse período da vida, a mulher entra na menopausa, tendo alterações hormonais que comprometem a qualidade de vida.
“Alimentos inflamatórios, como açúcar e gordura, podem piorar esses sintomas, fazendo com que a mulher ganhe peso, podendo desencadear doenças como diabetes e hipertensão”.
Preocupada com a saúde, a pedagoga Norma Maria Silva, 60, buscou uma nutricionista em setembro do ano passado.
“Fui em busca de saúde e do emagrecimento. Estava me sentindo cansada e indisposta. Tenho consumido menos carboidrato e mais verduras e legumes, me exercito quatro vezes na semana e já perdi 15 quilos, tomando cerveja no fim de semana. Tudo liberado pela nutricionista”.
Aos 52 anos, a esteticista Marluce Pancieri é adepta de atividades físicas como ciclismo, musculação e corrida de rua. Apesar de não seguir uma dieta, evita doces, alimentos gordurosos e massas.
“Faço acompanhamento com nutróloga e tomo vitaminas, de acordo com a necessidade do meu corpo. Busco um estilo de vida saudável e longevidade”.
Leia mais
ES tem aumento de casos de crianças internadas por síndrome respiratória
Comentários