Ethel Maciel vai comandar grupo da OMS contra a tuberculose
Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde será a primeira mulher e primeira latino-americana a ocupar o cargo
Escute essa reportagem
A pesquisadora capixaba Ethel Maciel foi nomeada nesta sexta-feira (29) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para presidir seu Grupo de Assessoramento Técnico para a Tuberculose (STAG-TB). Ela, que também é secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, será a primeira mulher e a primeira pessoa da América Latina a ocupar o cargo.
O STAG-TB é formado por 16 especialistas de 12 países diferentes: África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Filipinas, Gâmbia, Letônia, Índia, Indonésia, Irã e Irlanda do Norte.
Com o objetivo de contribuir para a eliminação da tuberculose no mundo, o grupo é responsável por assessorar as decisões do diretor-geral Tedros Adhanom em relação aos cuidados e a prevenção da doença.
Em seu currículo, Ethel possui pesquisas relacionadas a tuberculose. De 2019 a 2022, a secretária atuou como presidenta da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose e também representou o governo brasileiro na Rede de Pesquisa em TB do BRICS. Atualmente, ela faz parte do Comitê Executivo da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas.
Comentários