Anabolizante não deve ser indicado para fins estéticos, diz Conselho
Conselho diz que uso de anabolizantes não é indicado também para ganho de massa muscular e de desempenho esportivo
Escute essa reportagem
O uso de anabolizantes não é indicado para fins estéticos, de ganho de massa muscular e de desempenho esportivo. A proibição é do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Segundo o CFM, a norma, elaborada a partir de evidências científicas disponíveis sobre os riscos e malefícios à saúde, veda apenas a prescrição dessas substâncias com finalidade estética e de melhoria de desempenho esportivo, sem coibir sua indicação para o tratamento de doenças.
Leia mais notícias notícias de Cidades aqui
“O uso indiscriminado dessas substâncias pode causar alteração hepática, alteração do fígado, alteração do rim, irritabilidade, alteração de sistema nervoso central, infertilidade. São muitas consequências que podem ocasionar”, alerta a endocrinologista Priscila Pessanha, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no Estado.
Segundo a médica, há ainda o risco de misturar as substâncias com outras, elevando ainda mais o risco à saúde.
Além dos riscos mencionados, nas mulheres, segundo a endocrinologista Queulla Garret, os anabolizantes podem provocar ainda características masculinas, como engrossamento da voz, crescimento do clitóris, aumento dos pelos e do apetite.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
“Nos homens pode diminuir os testículos e a espermatogênese e provocar o aumento das mamas. Em jovens, além de tudo, pode acelerar o amadurecimento ósseo e diminuir o crescimento”, alerta.
Indicação
Queulla explica que os esteroides devem ser prescritos em casos de diagnósticos de hipogonadismo (condição na qual os ovários ou os testículos não produzem quantidade suficiente de hormônio).
Segundo Priscila, as substâncias só devem ser prescritas com indicação médica, sendo indicado, quando necessário, a reposição (fornecer o que falta), e não anabolizar (fornecer em excesso).
Comentários