X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Veja quais são os cinco alimentos que mais envelhecem a pele

Além do envelhecimento precoce da pele, os alimentos considerados 'vilões' da saúde também contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Veja quais são os cinco alimentos que mais envelhecem a pele
Há alimentos que podem acelerar o aparecimento de rugas e flacidez da pele |  Foto: Reprodução/Canva

Processo natural que faz parte do ciclo da vida, o envelhecimento da pele pode ser acelerado com o consumo de alimentos considerados verdadeiros vilões para a saúde.

Refrigerantes, barras de chocolate, macarrão instantâneo, batatas fritas e carnes processadas lideram a lista dos itens que podem acelerar o aparecimento de rugas e flacidez da pele.

“Esses alimentos são carboidratos que viram açúcar e são de fato vilões. Eles vão se ligar a proteínas da pele em um processo chamado glicação, que vai enrijecer as fibras de colágeno. Por isso, podemos afirmar que o açúcar envelhece”, explicou a dermatologista Karina Mazzini.

A nutricionista Aline Sarmento, especialista em Nutrição Clínica e Saúde da Mulher, acrescenta que alimentos ultraprocessados contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças.

“Esses alimentos promovem o aumento da prevalência e a dificuldade de controle das doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer”, alertou.

A médica gastroenterologista Lívia Pandolfi Tabachi lembra que, além do consumo desses alimentos, existem outros hábitos prejudiciais que se somam ao envelhecimento precoce.

“A exposição solar excessiva sem proteção, a baixa ingestão de água, o tabagismo, o consumo de álcool e o sedentarismo devem ser evitados”, destacou. “Além disso, é importante ter uma dieta variada e equilibrada em macro e micronutrientes. Existem vários alimentos específicos que podem contribuir para a saúde da pele”, apontou.

A nutricionista da Rede Meridional Jamila Dassiê Meira indica que os alimentos ricos em vitamina A devem ser priorizados. “Ela é conhecida por sua propriedade antioxidante que protege a pele, auxilia na formação do colágeno e é necessária para a nossa renovação celular”. A vitamina pode ser encontrada em fontes de origem animal (bife de fígado, gema de ovo e leite) e vegetal (frutas e legumes de cor alaranjada, vegetais folhosos verdes e óleos e frutas oleaginosas).

Além dela, a vitamina C, presente em frutas como laranja, acerola e goiaba, também tem o papel de proteger contra o envelhecimento precoce e atua na uniformização do tom da pele.

Confira os alimentos:

Refrigerantes
Conhecidos por serem ricos em açúcares, os refrigerantes também recebem adoçantes artificiais.

O excesso de açúcar no organismo causa o processo de glicação, responsável por danificar o colágeno e a elastina presentes na pele, ocasionando a formação de rugas precocemente.

Além disso, quanto maior o consumo de açúcar, mais o paladar se acostuma com a ingestão, levando ao vício.

Barras de chocolate
Esses tabletes contêm um cacau altamente processado, que perdeu a maioria de seus componentes benéficos para a saúde, como os flavonoides (antioxidantes naturais).

Além disso, as barras contêm gordura hidrogenada, farinha de baixa qualidade (quando há biscoito no meio) e açúcares. A combinação desses ingredientes acelera, e muito, o aspecto envelhecido na pele. Repleto de calorias, também favorecem o ganho de peso.

Macarrão instantâneo
Querido por muitos devido à rapidez do seu modo de preparo, o macarrão instantâneo é formado por níveis elevados de sódio e diversos aditivos artificiais.

Algumas das consequências do seu consumo são a desidratação e o inchaço, o que pode dar uma aparência mais cansada à pele. A longo prazo, eles podem até acarretar em problemas renais.

Batata frita
Frituras, no geral, apresentam uma grande quantidade de gorduras trans e óleos não saudáveis. Por conta disso, eles causam a inflamação no organismo e, consequentemente, o envelhecimento da pele.

Além disso, causam um excesso de formação de radicais livres, que encurtam a vida e envelhecem a pele de forma prematura. A fritura também está associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes.

Carnes processadas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que as carnes processadas, em geral, não são boas para a saúde. Entre os exemplos estão a salsicha, o bacon, o presunto e a linguiça.

Dentre seus componentes, os mais perigosos para a pele são os aditivos, que possuem grande relação com a inflamação do organismo, levando danos ao colágeno da pele e formando rugas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: