Veja quais são os cinco alimentos que mais envelhecem a pele
Além do envelhecimento precoce da pele, os alimentos considerados 'vilões' da saúde também contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças
Escute essa reportagem
Processo natural que faz parte do ciclo da vida, o envelhecimento da pele pode ser acelerado com o consumo de alimentos considerados verdadeiros vilões para a saúde.
Refrigerantes, barras de chocolate, macarrão instantâneo, batatas fritas e carnes processadas lideram a lista dos itens que podem acelerar o aparecimento de rugas e flacidez da pele.
“Esses alimentos são carboidratos que viram açúcar e são de fato vilões. Eles vão se ligar a proteínas da pele em um processo chamado glicação, que vai enrijecer as fibras de colágeno. Por isso, podemos afirmar que o açúcar envelhece”, explicou a dermatologista Karina Mazzini.
A nutricionista Aline Sarmento, especialista em Nutrição Clínica e Saúde da Mulher, acrescenta que alimentos ultraprocessados contribuem para o desenvolvimento de diversas doenças.
“Esses alimentos promovem o aumento da prevalência e a dificuldade de controle das doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer”, alertou.
A médica gastroenterologista Lívia Pandolfi Tabachi lembra que, além do consumo desses alimentos, existem outros hábitos prejudiciais que se somam ao envelhecimento precoce.
“A exposição solar excessiva sem proteção, a baixa ingestão de água, o tabagismo, o consumo de álcool e o sedentarismo devem ser evitados”, destacou. “Além disso, é importante ter uma dieta variada e equilibrada em macro e micronutrientes. Existem vários alimentos específicos que podem contribuir para a saúde da pele”, apontou.
A nutricionista da Rede Meridional Jamila Dassiê Meira indica que os alimentos ricos em vitamina A devem ser priorizados. “Ela é conhecida por sua propriedade antioxidante que protege a pele, auxilia na formação do colágeno e é necessária para a nossa renovação celular”. A vitamina pode ser encontrada em fontes de origem animal (bife de fígado, gema de ovo e leite) e vegetal (frutas e legumes de cor alaranjada, vegetais folhosos verdes e óleos e frutas oleaginosas).
Além dela, a vitamina C, presente em frutas como laranja, acerola e goiaba, também tem o papel de proteger contra o envelhecimento precoce e atua na uniformização do tom da pele.
Confira os alimentos:
Refrigerantes
Conhecidos por serem ricos em açúcares, os refrigerantes também recebem adoçantes artificiais.
O excesso de açúcar no organismo causa o processo de glicação, responsável por danificar o colágeno e a elastina presentes na pele, ocasionando a formação de rugas precocemente.
Além disso, quanto maior o consumo de açúcar, mais o paladar se acostuma com a ingestão, levando ao vício.
Barras de chocolate
Esses tabletes contêm um cacau altamente processado, que perdeu a maioria de seus componentes benéficos para a saúde, como os flavonoides (antioxidantes naturais).
Além disso, as barras contêm gordura hidrogenada, farinha de baixa qualidade (quando há biscoito no meio) e açúcares. A combinação desses ingredientes acelera, e muito, o aspecto envelhecido na pele. Repleto de calorias, também favorecem o ganho de peso.
Macarrão instantâneo
Querido por muitos devido à rapidez do seu modo de preparo, o macarrão instantâneo é formado por níveis elevados de sódio e diversos aditivos artificiais.
Algumas das consequências do seu consumo são a desidratação e o inchaço, o que pode dar uma aparência mais cansada à pele. A longo prazo, eles podem até acarretar em problemas renais.
Batata frita
Frituras, no geral, apresentam uma grande quantidade de gorduras trans e óleos não saudáveis. Por conta disso, eles causam a inflamação no organismo e, consequentemente, o envelhecimento da pele.
Além disso, causam um excesso de formação de radicais livres, que encurtam a vida e envelhecem a pele de forma prematura. A fritura também está associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes.
Carnes processadas
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que as carnes processadas, em geral, não são boas para a saúde. Entre os exemplos estão a salsicha, o bacon, o presunto e a linguiça.
Dentre seus componentes, os mais perigosos para a pele são os aditivos, que possuem grande relação com a inflamação do organismo, levando danos ao colágeno da pele e formando rugas.
Comentários