Especialistas explicam as causas da fadiga matinal
Médicos afirmam que a rotina de acordar cansado pode ser causada tanto pelos maus hábitos quanto por doenças
Você acorda, mas tem a sensação de que não descansou o suficiente? Se acordar cansado tem sido rotina, saiba que sentir exaustão, mesmo após ter dormido a quantidade de horas consideradas suficientes, pode ser sinal de fadiga matinal.
Mas o que pode causar essa fadiga? Segundo especialistas ouvidos pela reportagem, essa fadiga é resultado de um sono de má qualidade, que pode ser causado tanto por maus hábitos como por doenças.
“A sensação de cansaço matinal pode não ser causada pela falta de sono em si, mas sim pela qualidade do sono ruim, ritmos biológicos desajustados e doenças do sono como apneia do sono, ronco e outras”, explica a médica do sono Simone Prezotti.
Má higiene do sono, horários irregulares de sono, uso de eletrônicos antes de dormir (a luz azul suprime a melatonina), consumo de cafeína ou álcool perto da hora de dormir e um ambiente de sono inadequado (claridade, barulhento ou quente) podem prejudicar a qualidade do sono, aponta a médica.
O neurologista e médico do sono Alexandre Marreco, destaca que noites mal dormidas e sono de má qualidade trazem uma série de riscos cardiovasculares, aumento de risco de arritmia cardíaca, infarto, e até mesmo dia AVC.
“Então, se o paciente fez essas mudanças no estilo de vida e ainda assim, continua acordando cansado, ele deve procurar o médico”.
“Se ele está roncando durante a noite, há grande chance de estar relacionado à apneia do sono, por exemplo, condição altamente prevalente: cerca de 30% na população adulta e 50% da população acima dos 60 anos”, completa.
O médico do sono Sérgio Barros destaca que o sono é divido em fases, como sono não-REM e sono REM, sendo necessário fazer todas as fases para ter um sono de qualidade. Segundo Sérgio, o sono tem uma estrutura organizada em ciclos, sendo o ideal passar por todas essas fases.
Segundo o médico, se a pessoa passa por apenas uma ou duas fases, acorda cansada. Cada uma tem função própria: o sono profundo ajuda a restaurar energia e “limpar” os resíduos metabólicos do cérebro.
O sono REM, explica o médico, contribui para a memória, o aprendizado e o equilíbrio emocional. Quando não há tempo ou qualidade suficiente em cada ciclo, a recuperação não acontece plenamente.
Rotina
Higiene do sono

Quando completou 45 anos, a servidora pública Cláudia Lugon, hoje com 55, passou a dormir mal. Ela já estava entrando no climatério e não sabia. Com despertares noturnos, acordava sempre cansada, com pernas e olhos inchadas, sem ânimo. Até que ela procurou um médico do sono.
“A partir dessa consulta tenho vida. Sigo a rotina da higiene do sono junto aos remédios diários. Eu era muito contra a tomar remédio para esse fim, mas tem horas que é necessário para que se tenha vida”.

Entenda
Estágios do sono têm funções específicas
O que é a fadiga matinal?
Acordar cansado, mesmo após horas de sono, é um sinal de que o descanso não foi reparador.
A chamada fadiga matinal geralmente está relacionada à má qualidade do sono, quando o corpo não consegue cumprir todas as fases necessárias — sono leve, profundo e REM.
Cada estágio tem funções específicas: o sono profundo restaura energia e elimina resíduos metabólicos do cérebro, enquanto o REM fortalece a memória, o aprendizado e o equilíbrio emocional.
Quando esses ciclos são interrompidos ou encurtados, a sensação ao despertar é de exaustão.
Quanto tempo precisamos dormir?
O sono ideal de um adulto varia entre 7 e 9 horas por noite. Em média, esse período permite completar de 4 a 5 ciclos de sono, que duram entre 90 e 120 minutos cada.
Dormir apenas 5 horas, por exemplo, significa cortar fases importantes, comprometendo tanto a recuperação física quanto a mental.
Mesmo quem afirma “funcionar bem” com poucas horas de sono, na prática acumula dívida de sono, que mais cedo ou mais tarde cobra seu preço na saúde.
Hábitos que atrapalham o descanso
Exposição a telas antes de dormir (a luz azul atrapalha a melatonina);
Refeições pesadas ou consumo de álcool/cafeína à noite. Sedentarismo.
Ir para a cama em horário irregular
Dormir em ambientes claros, barulhentos ou muito quentes.
Sinais para investigar
Nem sempre acordar cansado é apenas reflexo de maus hábitos. Em muitos casos, pode ser um indício de distúrbios do sono, como: apneia do sono, insônia, síndrome das pernas inquietas, bruxismo, além de pode ter relação com estresse crônico, anemia, problemas de tireoide e depressão.
Fonte: Especialistas consultados.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários