X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

ES: Centro Regional de Especialidades entrega mais próteses oculares no próximo mês

Pacientes devem passar por Unidades de Saúde para ter acesso às próteses


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem ES: Centro Regional de Especialidades entrega mais próteses oculares no próximo mês
31 próteses oculares serão entregues |  Foto: © Divulgação/Canva

Ampliando a oferta, o Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, vai entregar no próximo dia 03 de junho mais 31 próteses oculares, também conhecidas como “olho de vidro”, desenvolvidas para simular o olho humano.

Antes de recebê-las, todos os pacientes passam pela medição que define o tamanho e a cor, de acordo com as características individuais.

Leia mais sobre Saúde

Para o acesso às próteses oculares ou aos óculos do Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica, o primeiro contato deve ser por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

A partir disso, as consultas serão agendadas por meio do Sistema de Regulação, para o encaminhamento ao CRE Metropolitano, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

As próteses oculares, apesar de não devolverem a visão, tem como objetivo auxiliar em questões estéticas e psicológicas de pessoas que perderam um olho ao longo da vida por alguma fatalidade ou problema congênito. Assim, o programa visa devolver a autoestima e o convívio social aos pacientes.

De acordo com o superintendente da regional de Saúde Metropolitana, Heber Lauar, presenciar a emoção dos pacientes, crianças, adultos ou idosos, destacou ainda mais a importância do Programa.

“A entrega representa um divisor de águas na vida dessas pessoas. Ao receberem a prótese ocular e se olharem no espelho, ainda no consultório, o sorriso que expressam já dizia tudo. É uma vida que muda e um novo futuro que se descortina”.

Sentimento esse também compartilhado com o óptico protesista Claudio Osmar da Silva, que realizou o procedimento de colocação das próteses oculares nos pacientes.

“Até bebês são trazidos para recebê-las e deixam os pais emocionados. As crianças maiores, os adolescentes, os adultos e os idosos, quando se veem no espelho, percebem a diferença e a mudança que isso vai trazer para as suas vidas. Vão embora sempre satisfeitos, esperançosos e com a autoestima renovada”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: