ES: Centro Regional de Especialidades entrega mais próteses oculares no próximo mês
Pacientes devem passar por Unidades de Saúde para ter acesso às próteses
Escute essa reportagem
Ampliando a oferta, o Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, vai entregar no próximo dia 03 de junho mais 31 próteses oculares, também conhecidas como “olho de vidro”, desenvolvidas para simular o olho humano.
Antes de recebê-las, todos os pacientes passam pela medição que define o tamanho e a cor, de acordo com as características individuais.
Para o acesso às próteses oculares ou aos óculos do Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica, o primeiro contato deve ser por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
A partir disso, as consultas serão agendadas por meio do Sistema de Regulação, para o encaminhamento ao CRE Metropolitano, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
As próteses oculares, apesar de não devolverem a visão, tem como objetivo auxiliar em questões estéticas e psicológicas de pessoas que perderam um olho ao longo da vida por alguma fatalidade ou problema congênito. Assim, o programa visa devolver a autoestima e o convívio social aos pacientes.
De acordo com o superintendente da regional de Saúde Metropolitana, Heber Lauar, presenciar a emoção dos pacientes, crianças, adultos ou idosos, destacou ainda mais a importância do Programa.
“A entrega representa um divisor de águas na vida dessas pessoas. Ao receberem a prótese ocular e se olharem no espelho, ainda no consultório, o sorriso que expressam já dizia tudo. É uma vida que muda e um novo futuro que se descortina”.
Sentimento esse também compartilhado com o óptico protesista Claudio Osmar da Silva, que realizou o procedimento de colocação das próteses oculares nos pacientes.
“Até bebês são trazidos para recebê-las e deixam os pais emocionados. As crianças maiores, os adolescentes, os adultos e os idosos, quando se veem no espelho, percebem a diferença e a mudança que isso vai trazer para as suas vidas. Vão embora sempre satisfeitos, esperançosos e com a autoestima renovada”.
Comentários