X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Eletrocardiograma poderá ser feito nas farmácias

Aparelho portátil, que também pode ser utilizado em casa, mede ainda a pressão. Dados são obtidos em 30 segundos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Eletrocardiograma poderá ser feito nas farmácias
A cardiologista Tatiane Mascarenhas diz que equipamento irá auxiliar pacientes com idades mais avançadas, mas que nada substitui ida ao médico |  Foto: Gustavo Forattini/AT

Um equipamento portátil que faz eletrocardiograma (ECG) foi lançado no Brasil. O exame avalia a saúde do coração e pode diagnosticar uma série de distúrbios como arritmias.

A novidade é que ele avalia também a pressão arterial. Os dados obtidos saem em 30 segundos e o exame poderá ser feito nas farmácias e em casa.

O dispositivo se soma a outros que permitem a realização do ECG em casa, como os relógios inteligentes. O diferencial do novo lançamento é que, ao realizar o eletro e a medida de pressão, a assertividade na detecção das irregularidades poderá ser maior.

O cardiologista Diogo Barreto ressalta que o aparelho representa um avanço no monitoramento e no tratamento de doenças que atingem o coração.

“Quanto mais a gente conseguir acompanhar o paciente, ter mais informações sobre ele, mais eficazes serão o diagnóstico e o tratamento. Óbvio que não vai substituir um eletrocardiograma tradicional, mas será uma ferramenta complementar”.

A cardiologista Tatiane Mascarenhas acrescenta que o equipamento complementar auxiliará principalmente pacientes com idades mais avançadas, que apresentam maiores riscos para fibrilação atrial, mas nada substitui uma ida ao médico.

“Dor no peito, falta de ar, tontura, sudorese, náusea, desmaio. Esses sintomas podem estar relacionados com um infarto. Então, nada de perder tempo indo até a farmácia ou fazendo eletrocardiograma em casa”.

O presidente do Sindicato das Farmácias do Espírito Santo, Edson Marchiore, disse que por enquanto ainda não tem estabelecimentos no Estado oferecendo o serviço. Para ele, essa possibilidade será uma nova facilidade para a população.

O farmacêutico Daniel do Rosário, do Conselho Regional de Farmácia (CRF-ES), acrescenta que a facilidade permitirá um check-up rotineiro e constante. “É uma ótima estratégia de rastreio. Com a avaliação do farmacêutico, o médico conseguirá emitir um laudo com dados do paciente do dia a dia”.

Nas farmácias, a expectativa é de que o serviço custe entre R$ 10 e 25. Já o valor estimado do dispositivo é de R$ 1,5 mil.

SAIBA MAIS

Novidade na medicina

O Complete, nome do produto japonês, promete ampliar o autocuidado e a prevenção de doenças cardiovasculares.

O equipamento portátil realiza eletrocardiograma (ECG) e mede a pressão arterial. Os dados saem em 30 segundos e o exame poderá ser feito nas farmácias e até em casa.

O aparelho não vai aposentar o eletrocardiograma tradicional, mas será uma ferramenta complementar.

Acompanhamento

Entre as condições que podem ser acompanhadas pelo ECG está a fibrilação atrial. Dados do estudo Ritmo mostram que 13,7% de idosos assintomáticos e com hipertensão arterial ou insuficiência cardíaca tiveram episódios de fibrilação atrial no Brasil.

Fatores de risco para a arritmia

Envelhecimento, hipertensão, problemas nas válvulas do coração, doenças coronárias em pessoas que já tiveram infarto, entre outros.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: