Caso de dengue tipo 3 é registrado no ES após dez anos sem incidência
Informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (21)
Escute essa reportagem

A Secretaria de Saúde (Sesa) confirmou, nesta sexta-feira (21), que o Espírito Santo registrou um caso de dengue tipo 3. A paciente é uma mulher, moradora de Vitória. O último caso da doença havia sido registrado há dez anos no Estado.
A nova circulação do vírus da dengue foi identificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espirito Santo (Lacen/ES), que analisa todas as amostras de arboviroses encaminhadas pelos municípios.
Segundo a Sesa, o sorotipo 3 é um vírus que traz os mesmos sintomas dos demais, mas levanta uma necessidade de maior vigilância da transmissão.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a circulação é preocupante devido à possibilidade de internações pela doença. “Por existir uma grande parcela da população que nunca teve contato com este tipo de vírus, o número de pessoas adoecidas pode aumentar levando a um aumento também de internações. Vamos manter o monitoramento dos casos e definir ações específicas, que serão debatidas dentro do Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses que instituímos recentemente”, frisou Hoffmann.
O secretário ainda reforçou que a contaminação da paciente ocorreu em território capixaba, o que indica que o vírus está circulando pelo Espírito Santo.
No começo do mês de fevereiro, a Sesa criou o Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses (CICC), com o objetivo de crirar estratégias para o enfrentamento de doenças como dengue e Oropouche, consideradas epidemias no Estado. O Centro já apresentou as primeiras concepções para a criação do Mapa de Risco relacionado à dengue, que poderá conter indicadores assistenciais, epidemiológicos e relacionados ao vetor.
Fique atento aos sintomas
Em casos de Febre alta (maior que 38°C); Dor no corpo e articulações; Náuseas e vômitos, Dor atrás dos olhos; Mal-estar; Falta de apetite; Dor de cabeça; ou Manchas vermelhas no corpo, procure a Unidade de Saúde mais próxima.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários