X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Caso de dengue tipo 3 é registrado no ES após dez anos sem incidência

Informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (21)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Caso de dengue tipo 3 é registrado no ES após dez anos sem incidência
Sorotipo 3 é um vírus que traz os mesmos sintomas dos demais, mas levanta uma necessidade de maior vigilância da transmissão. |  Foto: Arquivo/AT

A Secretaria de Saúde (Sesa) confirmou, nesta sexta-feira (21), que o Espírito Santo registrou um caso de dengue tipo 3. A paciente é uma mulher, moradora de Vitória. O último caso da doença havia sido registrado há dez anos no Estado. 

A nova circulação do vírus da dengue foi identificada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Espirito Santo (Lacen/ES), que analisa todas as amostras de arboviroses encaminhadas pelos municípios.

Segundo a Sesa, o sorotipo 3 é um vírus que traz os mesmos sintomas dos demais, mas levanta uma necessidade de maior vigilância da transmissão.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a circulação é preocupante devido à possibilidade de internações pela doença. “Por existir uma grande parcela da população que nunca teve contato com este tipo de vírus, o número de pessoas adoecidas pode aumentar levando a um aumento também de internações. Vamos manter o monitoramento dos casos e definir ações específicas, que serão debatidas dentro do Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses que instituímos recentemente”, frisou Hoffmann.

O secretário ainda reforçou que a contaminação da paciente ocorreu em território capixaba, o que indica que o vírus está circulando pelo Espírito Santo. 

No começo do mês de fevereiro, a Sesa criou o Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses (CICC), com o objetivo de crirar estratégias para o enfrentamento de doenças como dengue e Oropouche, consideradas epidemias no Estado. O Centro já apresentou as primeiras concepções para a criação do Mapa de Risco relacionado à dengue, que poderá conter indicadores assistenciais, epidemiológicos e relacionados ao vetor.

Fique atento aos sintomas

Em casos de Febre alta (maior que 38°C); Dor no corpo e articulações; Náuseas e vômitos, Dor atrás dos olhos; Mal-estar; Falta de apetite; Dor de cabeça; ou Manchas vermelhas no corpo, procure a Unidade de Saúde mais próxima. 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: