X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Novos leitos e mais vagas para cirurgia em Guarapari

Com a ampliação, hospital passou de 98 leitos do SUS para 183, além de contar com serviço de trauma e ortopedia


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novos leitos e mais vagas para cirurgia em Guarapari
Hospital Dr. Luiz Buaiz oferece atendimento especializado, que inclui consultório ortopédico e setor de imagem |  Foto: Divulgação

O Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz, administrado pelo Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), em Guarapari, oficializou a abertura de novos leitos e iniciou os atendimentos do serviço de trauma e ortopedia, com ambulatório, internação e cirurgias.

Ao todo, são 22 novos leitos: 10 de clínica cirúrgica enfermaria adulto e 12 de clínica cirúrgica ortopédica adulto.

A ampliação, iniciada em outubro de 2024, totaliza agora 85 novos leitos contratualizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), passando de 98 leitos do SUS para 183, com aporte financeiro de R$ 5.589.926,16 por mês.

O atendimento é feito por meio de referenciamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais de portas abertas de cinco municípios: Guarapari, Anchieta, Piúma, Iconha e Alfredo Chaves.

“Temos o compromisso com a população capixaba e essa nova entrega mostra mais uma importante fase na saúde pública. Passamos de 98 leitos contratualizados para 183 e ampliamos o perfil hospitalar da unidade com atendimentos em ortopedia e a sua capacidade instalada”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

A estrutura do Hifa Guarapari oferece um atendimento especializado, que inclui consultório ortopédico completo, setor de imagem para diagnósticos precisos de fraturas e lesões, além de uma sala de imobilização com materiais de última geração para o tratamento conservador.

Yure Xavier, diretor de gestão médica do hospital, destacou o impacto positivo da abertura dos novos leitos para a saúde da região. “Nossa expectativa é realizar de oito a 10 procedimentos ortopédicos por dia, é um bloco que terá alta produção”, explicou.

O prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges, ressaltou a importância do investimento. “A cidade de Guarapari necessita do apoio do governo do Estado para fazer esse hospital funcionar em sua plenitude. Vamos, assim, diminuir o translado para Vitória, que onerava bastante a prefeitura. Vamos trazer aqui os nossos pacientes para fazer as cirurgias ortopédicas”.

Segundo a Sesa, a estrutura agora deixa de ser de um hospital caracterizado como Apoio, de média e baixa complexidade, para se tornar um hospital Estratégico, com mais de 100 leitos.

Imagem ilustrativa da imagem Novos leitos e mais vagas para cirurgia em Guarapari
Um dos novos leitos inaugurados no hospital em Guarapari: ampliação começou em outubro de 2024 |  Foto: Divulgação

Mutirão para zerar fila de espera e evitar deslocamentos

Atualmente, a fila de triagem para pacientes ortopédicos em Guarapari conta com 101 pessoas, segundo a secretária municipal de Saúde, Larissa Santório.

Com a expansão dos serviços no Hifa, a expectativa é realizar um mutirão para zerar a espera e evitar que os cidadãos se desloquem para outras cidades para os tratamentos.

“Esse é um grande ganho para o município, há anos a população almeja essas cirurgias. Nossa fila de espera para triagem dessa área é de 101 pessoas, que podem ou não precisar dessa cirurgia”, revelou.

De acordo com o secretário Tyago Hoffmann, a previsão é que os procedimentos aconteçam em breve, após a realização da triagem.

“Nós chegamos à plenitude do hospital. Ou seja, os 183 leitos estão em funcionamento. Esses 22 vão atender as cirurgias que começaremos a realizar com pacientes de Guarapari que estão aguardando cirurgia ortopédica e serão operados logo após a triagem”, finalizou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: