2 milhões ainda não tomaram a vacina bivalente no ES
Especialistas alertam que as pessoas que receberam doses até o ano passado não estão protegidas, pois os anticorpos já reduziram
Escute essa reportagem
Mais de dois milhões de pessoas no Espírito Santo ainda não tomaram a vacina bivalente contra covid-19. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e foram compilados até domingo, dia 10.
Desde abril deste ano, a dose de reforço com a vacina bivalente foi ampliada para toda a população acima dos 18 anos.
Mas os dados da Sesa mostram que, das 3.282.770 pessoas aptas a serem vacinadas, apenas 637.222 foram imunizadas, o que equivale a 19,4%, faltando ainda 2.645.548 para receberem as vacinas.
A dose da bivalente pode ser aplicada para a faixa etária de 18 a 59 anos (população em geral), pessoas a partir de 12 anos pertencentes a grupos prioritários e idosos.
“O público está abaixo da meta de vacinação, que é 90%. Essa vacina começou a ser aplicada em fevereiro (para público prioritário, como idosos) e ainda não teve uma procura muito grande por parte da população”, observa o subsecretário de Vigilância em Saúde da Sesa, Orlei Cardoso.
No início deste mês, após a identificação de duas novas sublinhagens de uma variante da covid-19 no País, a JN.1 e a JN.3, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a recomendação de nova dose de reforço com a vacina bivalente para quem tem mais de 60 anos e pessoas com comorbidades acima dos 12 anos.
“Esperamos que as pessoas se mobilizem agora, que temos outras variantes em circulação, que já foram identificadas no Ceará e no Estado, para aumentar esse percentual”, destaca Orlei.
O infectologista Paulo Peçanha ressalta que os anticorpos contra covid, decorrentes das vacinas tomadas até o ano passado, já caíram. “As pessoas não estão protegidas. E estamos tendo ondas e maior número de casos de covid”.
A pneumologista Ciléa Victória Martins destaca que a vacina não dá imunidade definitiva. “Ela 'dá uma força' para que o organismo reconheça o vírus e vá ao combate para evitar uma forma grave ou o óbito. Pacientes com históricos de trombose venosa profunda e embolia precisam fazer avaliação médica antes de tomar o reforço”.
Saiba mais sobre a vacinação bivalente
População em geral
Estimativa de 18 a 59 anos: 2.471.356.
Total de doses aplicadas até o dia 10/12: 357.159 pessoas.
Acima de 12 anos - prioritários
Estimativa: 192.318 pessoas
Total de doses aplicadas até o dia 10/12: 2.203 pessoas.
A partir de 60 anos
Estimativa: 619.096 pessoas
Total de doses aplicadas até o dia 10/12: 277.860 pessoas.
Reforço da bivalente
Até o momento, 6.934 pessoas foram vacinadas com o reforço da bivalente.
Quem pode se vacinar
Para estar apto para o primeiro reforço com a vacina bivalente, o cidadão de 18 anos ou mais (população em geral) ou de 12 a 17 anos (apenas grupos prioritários) precisa ter completado o esquema vacinal primário com ao menos duas doses de vacina monovalente há, pelo menos, quatro meses.
Já para o segundo reforço com a vacina bivalente, o cidadão de 12 anos ou mais (apenas imunocomprometidos) ou de 60 anos ou mais (idosos) precisa ter tomado a última dose de reforço com a vacina bivalente há, pelo menos, seis meses.
Fonte: Sesa.
Comentários