X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde e bem-estar

Esportes que dão mais saúde e agilidade aos idosos

Tênis, vôlei de praia, beach tennis, musculação, ioga e natação são algumas atividades indicadas por especialistas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Esportes que dão mais saúde e agilidade aos idosos
Paulo Roberto de Barros e Clara Maria praticam exercícios orientados por Eduardo Mattos e Thais Lemos |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O aumento da expectativa de vida dos brasileiros impõe o desafio de conquistar uma longevidade com qualidade. Para atingir esse objetivo, há um aliado insubstituível e já conhecido por todos: os exercícios físicos.

Especialistas revelam os esportes que dão mais agilidade, força, equilíbrio e saúde aos idosos.

Circuitos funcionais, tênis, beach tennis, vôlei de praia, musculação, ioga e natação são alguns dos esportes indicados por especialistas.

A doutora em Educação Física e professora da Ufes Roberta Luksevicius Rica explica que a agilidade é a capacidade de mover-se rápido e facilmente, mudando a direção do corpo de maneira eficiente e controlada.

“A agilidade envolve uma combinação de velocidade, coordenação, equilíbrio, força e flexibilidade. Ela é importante para atividades cotidianas. A maioria das modalidades esportivas trabalham a agilidade. O cuidado que devemos ter é com a capacidade física do idoso”.

Alzheimer

A atividade física regular previne, até mesmo, a doença de Alzheimer, revela o médico geriatra Gustavo Genelhu. Ele explica que, durante os exercícios, há a liberação de hormônios que protegem o cérebro das doenças da memória.

“Há ganhos cardiovasculares, de massa muscular, de independência e de equilíbrio, mas, além disso, os exercícios físicos ajudam na preservação da memória. A diferença entre a qualidade de vida dos fisicamente ativos e dos sedentários é enorme. Os idosos fisicamente ativos são menos doentes e mais independentes”.

O casal Paulo Barros, 70, e Clara Barros, 70, prova que uma rotina de exercícios físicos é o segredo para um envelhecimento saudável.

Com orientação dos profissionais de Educação Física Eduardo Mattos e Thais Lemos, da academia Bodytech Vitória, Clara e Paulo malham diariamente e usufruem dos benefícios do cuidado com a saúde.

“A musculação contribui na manutenção da mobilidade, da agilidade e da força, principalmente para atividades do dia a dia. Pratico há 10 anos e meu marido faz musculação e ciclismo há 30 anos. Somos orientados por profissionais competentes e comprometidos. É gratificante”, conta Clara.

Treino de força e aeróbico reduzem risco de morte

A ciência revela, cada vez mais, a importância do treinamento de força para a saúde da pessoa idosa. De acordo com um estudo, o treino de força com aeróbico reduz o risco de morte.

Imagem ilustrativa da imagem Esportes que dão mais saúde e agilidade aos idosos
Christian Rosa: benefícios |  Foto: Acervo pessoal

A pesquisa, publicada no jornal científico Jama Network Open, avaliou a atividade física de 115 mil idosos nos Estados Unidos.

Aqueles que praticavam um treinamento de força com atividade aeróbica apontaram 30% menos risco de morrer, considerando diversas informações de saúde.

Além de exercícios que trabalhem a mudança de direção, a velocidade de deslocamento e a coordenação, o professor doutor em Educação Física Alexandre Machado, gerente da Rede Wellness de Academias, aponta benefícios dos exercícios de força, como a musculação.

“O aumento da massa muscular, a melhora da força, o aumento da autonomia funcional, a melhora da saúde cardiovascular, a melhora do equilíbrio e o controle da glicose e da pressão arterial são alguns dos principais benefícios dos treinamentos de força”.

O profissional de Educação Física Christian Rosa explica que os treinamentos de força podem, inclusive, aumentar diversas capacidades físicas dos idosos e melhorar a execução de tarefas do cotidiano.

“Com o tempo, sofremos com um processo chamado sarcopenia, que é a perda de massa magra. Isso afeta diretamente a resposta explosiva dos movimentos dos idosos. Sugiro a prática de musculação acompanhada de um esporte que estimula os movimentos e deslocamentos frontais e laterais”.


Saiba mais

Tênis

O tênis é um esporte que melhora a capacidade cardiovascular, aumenta a agilidade e a coordenação e fortalece os músculos. Uma pesquisa recente demonstrou que idosos praticantes de tênis possuem respostas fisiológicas, como o equilíbrio, por exemplo, semelhantes às dos jovens. Os resultados foram publicados na revista científica Journal of Science in Sport and Exercise.

Treinamento funcional

O treinamento funcional é um tipo de exercício que melhora a força, a agilidade, o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação. Por esses motivos, é indicado para idosos, sob orientação de um profissional de Educação Física, principalmente como forma preventiva contra quedas. Além disso, o treinamento funcional fortalece os músculos.

Natação

A natação aumenta a flexibilidade, melhora a circulação sanguínea, ajuda a queimar calorias e combate o estresse. Para os idosos, a prática pode ajudar na socialização e no bem-estar. O fortalecimento das articulações é outro benefício apontado. Além disso, a natação é uma opção de atividade com menor impacto e, por isso, é mais acessível para muitos idosos.

Ioga

Além de promover o alongamento e a flexibilidade, a ioga melhora o equilíbrio, a postura e a força muscular, ajudando a prevenir quedas e lesões. Ela também proporciona relaxamento e redução do estresse, melhorando a qualidade do sono e aliviando dores crônicas. A ioga é adaptável às necessidades individuais, oferecendo opções de intensidade e modificação de posturas para atender às capacidades de cada praticante.

Musculação

A musculação oferece inúmeros benefícios para os idosos, incluindo o combate à perda de massa muscular (sarcopenia), fortalecimento dos ossos, melhora do equilíbrio e coordenação, e prevenção de quedas. Ela também melhora a composição corporal, reduzindo a gordura e aumentando a massa muscular magra, ajudando os idosos a manterem independência e qualidade de vida.

Beach tennis

Sociabilização, exposição ao sol, agilidade, equilíbrio e coordenação são os principais benefícios da prática diária do beach tennis. A atividade tem baixo impacto nas articulações, melhora a percepção corporal, é fácil de aprender e promove o alto gasto calórico.

Fonte: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e especialistas consultados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: