Euclério Sampaio: “Drones vão ajudar a fiscalizar o trânsito”
Municipalizar um dos estádios da cidade e ampliar ensino integral são outras propostas apresentadas durante sabatina da TV Tribuna
Escute essa reportagem
Municipalizar um dos estádios localizados na cidade, incentivar os jovens a empreender, ampliar o número de escolas com ensino integral e do modelo cívico-militar e incluir drones para fiscalizar o trânsito.
Essas são algumas propostas que o prefeito de Cariacica e candidato à reeleição Euclério Sampaio (MDB) apresentou na sabatina da TV Tribuna. As entrevistas são feitas pelo jornalista George Bitti, de segunda a sexta, às 11h15, ao vivo no Tribuna Notícias 1 Edição.
A Tribuna - Apesar de a violência ter caído em seu mandato, Cariacica segue como uma das cidades com mais homicídios no Estado. Isso te preocupa?
Euclério Sampaio - Investimos muito na área da segurança. Não existia guarda municipal, hoje existe. Fizemos cerco inteligente, controle eletrônico, parceria com as polícias civil e militar. Não tivemos feminicídios ano passado. Estamos investindo não só na repressão, mas na prevenção, com atividades para jovens. Reduzimos muito a violência, e vamos continuar trabalhando nesse sentido.
Quando foi eleito, o senhor prometeu deixar Cariacica 100% pavimentada. Cumpriu?
Não, mas é algo que está bem adiantado. Pavimentamos mais de 600 ruas, um salto de qualidade. Teremos obras em todas as regiões e vamos cumprir o objetivo.
Na área da educação, o senhor disse que pretende fazer novas construções, tanto para ensino fundamental quanto para escolas cívico-militares. Qual a diferença de uma escola tradicional da cívico-militar?
A nota mais alta de Cariacica no Ideb é de uma escola cívico-militar. As matérias são as mesmas, mas a cívico-militar ensina algo a mais. Não sei por que há tanta resistência de alguns setores contra esse modelo. Vamos ampliar a integral e a cívico-militar. Temos hoje 15 escolas em tempo integral. Temos de chegar a 50% para cumprir a lei. E vamos cumprir. Nas regiões mais vulneráveis, serão cívico-militares.
O senhor escolheu uma equipe muito técnica mesmo tendo atraído o apoio de muitos partidos. Como avalia isso?
Em primeiro lugar está a cidade. Quem me ajudou a ser eleito sabia que eu queria fazer uma nova Cariacica. Não farei isso com apadrinhamento. Onde não pode ter político, não vai ter. Quero atingir resultados, o que está acontecendo. E vou repetir esse perfil, se reeleito.
No que o senhor considera que falhou nesse mandato? E qual foi o grande acerto?
A falha foi não ter feito mais. Mais ruas, escolas, saúde. Queria ter feito mais. Estava ali só sete dias por semana. Tinha de ter oito para eu poder fazer mais. De melhor, o que fiz foi levantar a autoestima do povo. Sou de Cariacica e sei do que a população precisava.
O senhor é a favor da educação religiosa nas escolas?
Sou a favor. Deus tem de estar em primeiro lugar. Quem o coloca em primeiro tem sucesso em tudo.
E o voto impresso?
Sou a favor do voto eletrônico.
E o aborto?
Sou contra.
O senhor prometeu uma clínica veterinária pública. Por que não foi cumprido?
Ainda não consegui cumprir, mas está no meu radar. Sou apaixonado por cachorro. Tenho três na minha casa, que são como filhos para mim. É algo que quero fazer. Estou buscando uma parceria público-privada para isso. Meu sonho é cuidar de todos os animais.
No trânsito, o senhor pretende abrir concurso para contratar fiscais de transporte e planeja usar drones para fiscalização. Como vai funcionar?
A melhor maneira é a prevenção. Não dá para só punir. A punição é quando não tem mais jeito. Com o drone, é possível ver de longe onde estão os pontos mais reincidentes, e pode se deslocar para lá. Os fiscais terão uma base e trabalharão com os drones.
O senhor planeja implementar programas para a juventude. Como serão?
O Meu Trampo é um programa de primeiro emprego para o jovem. Já o Juventude Empreendedora visa incentivar, treinar e ajudar o jovem a ter o próprio negócio.
Em seu projeto, está previsto um estudo de viabilidade para a municipalização do estádio Kleber Andrade ou do Engenheiro Araripe. Por quê?
É um sonho do município ter um estádio próprio. O esporte educa, atrai jovens. Se um deles for municipalizado, terá atividades, principalmente para os jovens.
Cronograma e regras
Ordem de entrevistados
- Cariacica
Nesta sexta-feira (13): Ivan Bastos (PL)
Segunda-feira: Célia Tavares (PT).
Quinta-feira (12): Euclério Sampaio (MDB)
- Vitória
Dia 17: Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB)
Dia 18 : João Coser (PT)
Dia 19: Camila Valadão (Psol)
Dia 20: Capitão Assumção (PL)
Dia 23: Lorenzo Pazolini (Republicanos)
Dia 24: Du (Avante).
- Vila Velha
Todos os candidatos da cidade já foram entrevistados, nas respectivas datas: 26 de agosto: João Babá (PT); 27 de agosto: Nícolas Trancho (Psol); 28 de agosto: Arnaldinho Borgo (Podemos); 29 de agosto: Coronel Ramalho (PL); 30 de agosto: Maurício Gorza (PSDB); 2 de setembro: Gabriel Ruy (Mobiliza).
- Serra
Todos os candidatos da cidade já foram entrevistados, nas respectivas datas: Roberto Carlos (PT, 3 de setembro), Weverson Meireles (PDT, 4 de setembro), Antônio Bungenstab (PRTB, 5 de setembro), Wylson Zon (Novo, 6 de setembro), Pablo Muribeca (Republicanos, 9 de setembro), Audifax Barcelos (PP, 10 de setembro), Igor Elson (PL, 11 de setembro).
Regras
O candidato vai responder às questões elaboradas pelo apresentador.
Não é permitido citar outro candidato direta ou indiretamente, independente do cargo em disputa.
As questões serão elaboradas com base em grandes temas, como Saúde, Educação, Segurança Pública e também criação de empregos.
As perguntas devem ser respondidas em, no máximo, dois minutos, para que a dinâmica da entrevista seja mantida.
Não há ordem específica de temas escolhidos.
O entrevistador, responsável por conduzir a sabatina, terá liberdade total em formular qualquer questionamento ao candidato.
Comentários