Após TSE liberar Zé Elias, candidato do PT em Linhares renuncia à disputa
Wilson Ramos Filho, conhecido com o Galego, alegou que motivos pessoais motivaram a desistência
Escute essa reportagem
O candidato à prefeitura de Linhares Wilson Ramos Filho, conhecido com o Galego (PT), renunciou da disputa. Em documento protocolado digitalmente no Processo Judicial Eletrônico (PJe) da Justiça Federal na última quarta-feira, ele alega que a desistência se deu por motivos pessoais.
A reportagem não conseguiu localizar o agora ex-candidato para obter uma justificativa pela renúncia. Galego havia sido escolhido para liderar a coligação "Linhares da Esperança", composta pela Federação PT/PV/PCdoB e pelo Agir, após o PT ter recuado na candidatura do ex-deputado José Carlos Elias, o Zé Elias, que estava impedido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) de se filiar ao partido.
Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral, partidos podem substituir candidatos que renunciaram da disputa após o prazo final de registro, que ocorreu no último dia 15. Segundo a regra do TSE, o PT terá até o próximo dia 20 para definir o substituto de Galego. Interlocutores ligados ao PT na cidade indicam que o ex-secretário municipal de Cultura Roberto Cordeiro e até mesmo a volta de Zé Elias como candidato são as possibilidades mais avaliadas.
A última possibilidade seria possível porque, dias antes da renúncia de Galego, o o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu que as punições que impediam o ex-deputado de se filiar ao PT e consequentemente disputar as eleições deste ano prescreveram, o que o permitiria voltar à disputa.
A presidente do PT de Linhares, Maria Tereza da Silva Brandão, foi procurada para detalhar o futuro da chapa do partido no município e detalhar se Zé Carlos ou outro nome do partido seria escolhido para o lugar de Galego, mas disse que não iria se manifestar sobre eleições.
Comentários