Du: “Vou fazer teleférico para melhorar o transporte”
Construir a estrutura também na horizontal, ligando os bairros, foi uma das propostas apresentadas durante a sabatina da TV Tribuna
Escute essa reportagem
Instalar câmeras de reconhecimento facial em pontos de ônibus, dialogar com empresas poluidoras para instalar uma proteção, acabar com o problema do pó preto, e implementar teleféricos para melhorar a mobilidade urbana da cidade.
Essas são algumas propostas que o candidato a prefeito de Vitória Du (Avante) apresentou na sabatina da TV Tribuna. Ele foi o último dos candidatos às prefeituras de Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica a ser entrevistado pelo jornalista George Bitti, ao vivo, no Tribuna Notícias 1 Edição.
Leia mais sobre Eleições 2024: ES
As sabatinas foram realizadas desde o dia 26 de agosto até esta terça-feira (24). Nesta quinta (26), será realizado um debate entre os seis candidatos à Prefeitura de Vitória.
A Tribuna — Em vídeos nas redes sociais em que aparecem o senhor e seu vice, vocês falam em Vitória ter dois prefeitos. Pode explicar melhor?
Du - "Essa ideia nasceu de um convite. Eu ainda não tinha vice definido quando o Coronel Wagner se lançou pré-candidato a prefeito de Vitória. Eu peguei o projeto de governo dele, comparei com o meu, e vi que nossos projetos são parecidos. Decidi convidá-lo para ser meu vice. Farei uma administração em conjunto, com seriedade, honestidade e respeito ao eleitorado capixaba."
Entre as propostas do senhor estão capacitação contínua, avaliação de currículo e priorizar investimentos na educação infantil. O senhor acredita que essas são as bases para melhorar o ensino em Vitória?
"Os capixabas terão uma educação que nunca tiveram nessa administração. O Du e o Coronel Wagner vão levar mais segurança para as escolas. Vamos ensinar os alunos a empreender. Quem quiser ser empreendedor, vai ser.
Quem não quiser, vai pelo menos sair sabendo como funciona.
E vamos também colocar em dia todas as escolas com alvarás do corpo de bombeiro. Hoje é sabido que mais de 50% das escolas não tem corpo de bombeiro. Vamos regularizar as escolas e dar mais conforto à educação."
O senhor pretende instalar câmeras nos pontos de ônibus. Como vai funcionar isso?
"Serão câmeras de reconhecimento facial que levarão a toda a população uma segurança ao extremo. Isso já existe nos países de primeiro mundo. No Brasil já existe e implantarei essas câmeras faciais em todos os pontos da cidade."
O que pretende fazer para resolver a questão do pó preto?
"A capital não deveria sofrer com esse tipo de ataque ao meio ambiente. Todos os dias eu mesmo sofro com o pó preto. E eu tenho a solução: vou dialogar com as empresas poluidoras. Consigo colocar para a empresa a validade que tem de se resolver esse problema. Não é difícil, é só querer.
É instalação de uma proteção em que todo o minério ficará dentro dele. Já existe na Coreia do Sul, nos Estados Unidos e no Japão.
Tenho certeza de que a empresa vai aderir ao projeto porque sou empreendedor, sou a favor do emprego, de renda, e sou a favor do pagamento de impostos."
O senhor defende a expansão e modernização do transporte público. O senhor diz que precisa de investimentos na expansão, modernização da rede e o transporte público municipal. O que vai ser feito?
"Teleféricos. É uma coisa que já é existente."
Ligando de onde a onde?
"Ligando a cidade, os bairros. Inclusive na horizontal. Quando a gente pensa em teleférico a gente pensa ligando morro a um lugar, como o Pão de Açúcar. Mas existem teleféricos na horizontal. Para se ter uma ideia, 1 km de teleférico nos países de primeiro mundo, transformando em real, custa em torno de R$ 50 milhões.
Só a prefeitura de Vitória, sem a ajuda de governo estadual ou federal, arrecada R$ 9 milhões por dia. Então em uma semana eu consigo fazer a arrecadação para fazer 1 km."
Essa construção seria a principal em relação à mobilidade? Ou pensa em outras?
"Tem outra, muito mais importante: Vitória é uma ilha, somos banhados por água. Existem cidades no norte do País onde não existe carro ou bicicleta, só existe transporte aquático. É só olhar no Google. Existem cidades no Brasil que são todas aquáticas."
Qual será seu foco na Saúde?
"Faremos um diálogo com o governo do estado para transformar o Cais das Artes em Hospital do Cais, para atender especialmente mulheres e crianças.
Eu já dialoguei com várias pessoas, contratei uma pesquisa, e 80,7% da população de Vitória aprova esse empreendimento. Levarei a empresa poluidora do pó preto a voltar à ideia de fazerem um hospital para tratar de doenças respiratórias. Isso é muito importante, especialmente na área de Jardim Camburi."
Comentários