Conflito interno cria dúvida sobre apoio do União Brasil
Partido teve diretório municipal destituído na Serra e vive indefinição sobre qual partido irá apoiar. Mas chapa de vereadores quer o PDT
Escute essa reportagem
O apoio do União Brasil a uma candidatura à Prefeitura da Serra virou um grande ponto de interrogação, com um verdadeiro “vai-não-vai-vai”. Originalmente aliado do PDT, o partido teve seu diretório municipal destituído na última sexta-feira (19), e um possível apoio ao Republicanos chegou a ser cogitado.
A ação da última sexta-feira ocorreu justamente na véspera da convenção do partido, realizada mesmo assim pelo diretório destituído, que oficializou apoio à candidatura de Weverson Meireles (PDT) à prefeitura.
Leia mais sobre Eleições 2024: ES
“Não aceitamos injustiça, na Serra o União Brasil caminha com o PDT. Para suspender a convenção no município da Serra nós teríamos de ser notificados cinco dias antes da convenção, ou seja, dia 15. De forma arbitrária e antidemocrático destituíram a Executiva Municipal”, disse o agora ex-presidente Coronel Coutinho, em vídeo publicado nas redes sociais.
O presidente estadual do partido, Felipe Rigoni, foi procurado, mas não se manifestou oficialmente sobre a situação até o fechamento desta edição.
A decisão de inativar o diretório municipal do União foi do presidente nacional do partido, Antônio Rueda. Uma comissão provisória assumiu o comando da legenda e, interlocutores relatam que o objetivo seria retirar o apoio do União ao PDT no município e iniciar uma aliança com o Republicanos, que tem como pré-candidato à prefeitura o deputado Pablo Muribeca.
Um sinal da dúvida é o comentário feito pela assessoria do deputado Marcelo Santos (União Brasil) à reportagem, que questionava sobre um possível apoio do partido à candidatura do republicano.
A informação foi de que possíveis apoios a candidatos seriam definidos numa convenção partidária, indicando que a realizada no último sábado (20) não teria sido validada justamente por ter sido feita pelo grupo destituído.
Ao mesmo tempo, porém, interlocutores afirmam que os pré-candidatos a vereador do União Brasil na Serra vão estar livres para apoiar a candidatura do PDT, que seria o desejo da maioria deles.
Na quarta-feira (24), por exemplo, o vereador William Miranda, filiado ao União e pré-candidato à reeleição, publicou vídeo ao lado do pré-candidato do PDT.
Comentários